Artefacto Balneário Camboriú inaugura Mostra 2023

Pedro Torres e Cláudio Fischer - Credito Angelo Santos

Marca reúne relevantes nomes da arquitetura em ambientes que abordam a Felicidade

Para você, o que é felicidade? Felicidade é tempo: aquele que já passou, o aqui e agora, mas também o futuro. A felicidade existe nos momentos já vividos, mas também acontece hoje e habita os sonhos que construímos para o amanhã. Ela está contida nas memórias compartilhadas, nas notas musicais que embalam o cotidiano, nos aromas dos perfumes de quem a gente ama. E, naturalmente, nos ambientes em que vivemos.

Com 47 anos de história, completos este ano, nossa coleção 2023 contempla um mundo em transformação. Mais especificamente, o microcosmo de uma casa que busca se harmonizar com seus moradores, mas também com o planeta. Que anseia pelo longo prazo, mas que mantém em vista a dimensão do aqui e agora. Do conforto ao alcance da mão. Da elegância do artesanal.

Daí o conceito de Alcheme: nossa atual coleção, elaborada com maestria pela arquiteta Patricia Anastassiadis, diretora criativa da Artefacto, inspirada pela Alquimia. A mítica ciência medieval da trasmutação, transposta para nossos dias para caracterizar uma coleção de móveis mais ágeis e flexíveis, capazes de atender a múltiplas funções e prontos para transitar pelos mais variados espaços. Mais “transmutáveis”, por assim dizer, mas sem nunca abrir mão da excelência construtiva e da sofisticação inerentes à nossa marca, em seu quase meio século de vida.

Um tempo necessário de compreensão, de amadurecimento, que nos coloca hoje em condições de marcar presença em projetos internacionais assinados por alguns dos arquitetos mais renomados do planeta, tais como Norman Foster, Bjarke Ingels, Antonio Citterio, Herzog & de Meuron, Renzo Piano e Zaha Hadid. Assim como em estrelados endereços da hospitalidade internacional, como o novíssimo Rosewood, o novo point paulistano, o Cipriani Club, em Nova York, além de hotéis de luxo que vão de Jumby Bay Island ao Hotel du Cap-EdenRoc, no sul da França.

Mas não somente. Uma trajetória que nos leva hoje a ultrapassar os limites dos interiores, residenciais ou corporativos, para atingir o espaço urbano, por meio de exclusivas parcerias  com grandes construtoras e incorporadoras, em empreendimentos do porte do “Artefacto Towers  by CK”, do “Helbor Jardins por Artefacto” e, em parceria com a Opportunity Imobiliário e a SIG Engenharia, do “Glória Residencial Rio de Janeiro”, retrofit do icônico hotel da zona sul carioca.

Portanto, como se vê, motivos não faltam para comemorar. E, por tudo isso, Paulo Bacchi, convida você a conhecer, e celebrar, nossa mais nova coleção de móveis. Além de onze elaborados espaços, inéditos e atuais, assinados por grandes nomes da arquitetura de interiores nacional, que, cada qual à sua maneira, interpretam o lifestyle Artefacto, sob a ótica da Felicidade.

               Esperamos por você!

 

 

MOSTRA ARTEFACTO BALNEÁRIO CAMBORIÚ 2023

Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos, Djovani Camargo Arquitetura e Interiores, Fernanda Eicke, Granatti Junior, Lili e Georgea Golunski, MDX Arquitetura, OSA – Osvaldo Segundo Arquitetos Associados, Patricia Furukawa, Silvia Pedrassani Arquitetura, Studio CASAdesign, Vanessa Larré Arquitetura,  participam desta edição da Mostra Artefacto 2023.

Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos - Crédito Marco Antonio (2).jpg

Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos (@guerrasiarcosarq)

“Trata-se de um ambiente que replica, em todos os seus detalhes, como seria nossa ideia de felicidade: um espaço com uma atmosfera acolhedora, que nos convida a entrar e ficar, sem pressa”, conta a arquiteta Ana Claudia Guerra, que, em conjunto com o designer de interiores, e sócio, Phillippe Siarcos apresenta um elegante living, com generosas áreas de estar e jantar, na Mostra Artefacto Balneário Camboriú deste ano. Um espaço que, por sua escala e nobreza de materiais, coloca em destaque toda a imponência possível do mobiliário Artefacto. “Nosso espaço surge emoldurado pela atemporalidade da pedra e por toda a sofisticação de móveis como os sofás Kubrick e o Illi – que compõe o espaço da lareira, revestido em veludo – e a mesa de jantar Minos”, diz Siarcos. Identificados com a excelência e o design apurado dos móveis Artefacto, trabalhar com a marca é visto pelos profissionais quase como uma consequência natural. “O grande diferencial, o que a coloca, definitivamente, à frente no seu segmento, é a visão de futuro da empresa. Tanto na criação dos produtos, quanto na gestão. E o resultado não poderia ser outro: uma entrega totalmente diferenciada”, conclui Siarcos.

Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Diovani Camargo Arquitetura e Interiores - Credito  Fábio Severo Jr (3).jpg

Diovani Camargo Arquitetura e Interiores (@arqdiovani)

Felicidade para o arquiteto Diovani Camargo é se sentir bem. Seja em meio aos amigos, na sua casa ou no seu próprio quarto. “Penso que esse projeto retrata bem a felicidade, pelo conforto visual que proporciona. Pela harmonia de cores e materiais empregados e pela disposição descompromissada do mobiliário”, conta ele, que na Mostra Artefacto Balneário Camboriú deste ano, apresenta uma suíte multifuncional, de 36m². “Todos os móveis foram escolhidos a dedo, porém, acredito que a moldura Aka, juntamente com o sofá EOS, são duas peças fundamentais na composição, na medida em que eles colaboram ativamente para a integração entre os setores que compõem o espaço, expandindo a função do ambiente para além de dormitório. O que pode inclui, simplesmente, ler um livro, ou degustar um bom vinho”, explica Camargo.  “Vejo a Artefacto, como uma marca, à frente do seu tempo. Sempre atenta com o que há de mais atual, com um design diferenciado e uma logística de venda excepcional. É uma empresa que posso indicar de olhos fechados”, comenta o arquiteto, para quem, para além da qualidade do desenho, o comprometimento total da marca com a qualidade, do começo ao final da  venda, é um dado fundamental.

Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Fernanda Eicke - Crédito Marco Antonio (2).jpg

Fernanda Eicke (@arquitetura.fernanda.eicke)

“Felicidade é ter paz. É viver no presente, considerando que devemos ser gratos por todos os momentos da vida”, sintetiza a arquiteta Fernanda Eicke, que na Mostra Artefacto Balneário Camboriú, este ano, apresenta um dormitório de 40m², composto por cama, área de estar e mesa de apoio. “Se a felicidade fosse um ambiente, seria assim: claro, leve, acolhedor. Pronto para proporcionar momentos de prazer para toda a família”. “Acredito que o principal destaque no meu ambiente seja a atmosfera de suavidade sugerida pela composição como um todo e pelo design dos móveis”, afirma a arquiteta, que situa entre suas principais escolhas a cama Harisson II – em função, sobretudo, da leveza da sua cabeceira –, e o sofá Piero, que abraça as poltronas e as mesas de centro. Consideradas por Fernanda como um dado essencial a sua formação, as mostras Artefacto – por possibilitarem acesso a projetos de grandes profissionais e a móveis de alto padrão –, além de inspiradoras, foram uma autêntica escola. “Só de entrar em uma das lojas, o cliente já percebe a diferença. E só o fato dos produtos serem apresentados ambientados, já deixa clientes e profissionais ainda mais apaixonados”, conclui ela.

Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Granatti Junior- Crédito Fabio Severo Jr (2).jpg

Granatti Junior (@studiogranatti)

Se fosse resumir em poucas palavras, para o designer de interiores Granatti Junior, felicidade é criar memórias. É ter lembranças. É poder estar mais tempo com a família e aproveitar, na companhia dela, o que de melhor a vida tem a oferecer. Tal como ele procurou evidenciar na suíte de 40m², um espaço de uso múltiplo, que ele acaba de desenvolver para a Mostra Artefacto Balneário Camboriú.  Um ambiente inteiramente pensado em torno da questão do bem-estar, onde, além da cama, o usuário dispõe de áreas de estar e de refeições, além de móveis de apoio para o trabalho. “Inspirado pelo tema Felicidade, quis trazer diversos elementos naturais para imprimir uma certa organicidade ao espaço. O que fica bastante claro, por exemplo no revestimento das paredes, que reproduz uma cena de aves na mata”, conta Granatti.  “Mais do que singulares no desenho, móveis como a cama Ayna, a poltrona Pol e a cadeira contemplam a atemporalidade. E isso é muito importante. Dura uma vida, permanecendo lindos e atuais ao longo do tempo”, afirma o profissional, que destaca ainda a qualidade dos serviços pós-vendas da Artefacto. “Eu diria que esse é um cuidado que poucos têm. Ou melhor, diria que só a marca oferece”, ressalta.

Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Lili e Georgea Golunski - Crédito Fábio Severo Jr (3).jpg

Lili e Georgea Golunski (@lilligolunski)

As arquitetas Lili e Georgea Golunski acreditam que todos os seus trabalhos carregam um pouco da percepção de mundo de cada uma delas. “Os lugares que conhecemos, os momentos que vivenciamos, as nossas memórias afetivas”, conta Lili, para quem a  felicidade é um sentimento tão grande, que não pode ser resumido a uma única coisa. “Mas a um conjunto de momentos e lembranças”.  Na Mostra Artefacto Balneário Camboriú, este ano, elas apresentam um loft integrado, com cerca de 40m², que teve como ponto de partida o desenho da cabeceira Trapani III, com suas linhas retas e sóbrias. “Foi a partir dela que todo o restante do layout foi definido. O móvel inspirou ainda o painel que lhe serve de fundo, com suas curvas bastante pronunciadas, que funcionam assim como uma espécie de contraponto”, explica Georgea. “Na composição do nosso ambiente, utilizamos apenas móveis da coleção Artefacto Beach & Country. Penso que eles traduzem, com exatidão, toda a versatilidade e sofisticação que procuramos imprimir a nossos projetos”, conta Lili, a quem agrada, particularmente, o perfil descontraído e, ao mesmo tempo, elegante, das coleções da marca. “Eles traduzem bem o lifestyle de Balneário Camboriú”.

Mostra Artefacto Balneário Camboriú - MDX Arquitetura - Crédito Fábio Severo Jr (3).jpg

MDX Arquitetura (@mdxarquitetura)

Contemplativo, tranquilo e sereno. Assim seria um ambiente feliz na visão das profissionais do MDX Arquitetura: Maria Fernanda Wiethorn Aliano e Stéphanie Lucchese Borsatto, arquitetas, e Maria Cristina Rúbio da Silva, a designer de interiores. “Nesse espaço, o paisagismo representaria a estabilidade e a força interior. O  mobiliário, o equilíbrio e a conexão com o mundo ao nosso redor”, resume Maria Fernanda. Não por acaso, são elas que assinam o lavabo na Mostra Artefacto Balneário Camboriú: um espaço de 13m² que, por não dispor de iluminação natural, teve uma de suas paredes transformada pelas profissionais em painel ilustrado, e iluminado, reforçando a sensação de amplitude no ambiente. “Dessa forma criamos uma situação contemplativa, uma verdadeira janela para a felicidade”, conta Stéphanie. “A moldura Ellie direciona o olhar para o centro do ambiente, refletindo a delicadeza das mesas laterais Louise”, explica Maria Cristina, destacando dois dos móveis fundamentais aos objetivos do projeto. “O design das peças, aliado à alta tecnologia de execução, à atemporalidade e às múltiplas possibilidades de personalização são características que, aos nossos olhos, distinguem a Artefacto de todas as demais marcas”, pontua a designer.

Mostra Artefacto Balneário Camboriú - OSA - Osvaldo Segundo Arquitetos Associados - Crédito Fábio Severo Jr (2).jpg

OSA –Osvaldo Segundo Arquitetos Associados (@osa_arquitetos)

Os arquitetos do OSA – Osvaldo Segundo Arquitetos Associados, acreditam em projetos que ultrapassam as barreiras do tempo e que contam histórias. “Pensamos na arquitetura como um elemento integrador, capaz de propiciar relacionamentos e de aproximar as pessoas”, afirma Osvaldo, satisfeito com a primeira participação do escritório, na Mostra Artefacto Balneário Camboriú. “Felicidade é pé descalço. É jogar conversa fora, é o luxo de não fazer nada. E, claro, uma boa noite de sono”, resume o arquiteto. Tudo o que, em tese, pode acontecer no dormitório projetado por eles para a mostra deste ano. Um espaço de 42m², concebido como um lugar de descanso e contemplação. Amplo, mas acolhedor. Tranquilo, mas vivo. Uma composição harmônica e suave, com superfícies naturais e linhas retas e simétricas. Como ponto focal do projeto, a cabeceira Piet, com abas estofadas em bouclé e complementada, em sua base, pelo banco Hara. “A Artefacto agrega, numa só marca, design, alta qualidade de materiais e acabamentos, e excelência no atendimento, pré, e pós-venda. Diria que ela entrega mais do que produtos excepcionais. Seu conceito entrega um estilo de vida. Um desejo imediato”, conclui o arquiteto.

Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Patricia Furukawa - Crédito Fábio Severo Jr (2).jpg

Patricia Furukawa (@patriciafurukawa.arquitetura)

Entre os momentos que fazem a arquiteta Patricia Furukawa mais feliz,  as reuniões com a família e os amigos, em torno de uma bela mesa, estão, por certo, entre os mais memoráveis. “Estar com quem amo, partilhando uma refeição, é realmente, um sinônimo de felicidade para mim!”, conta ela, que atendeu com alegria ao convite para assinar a cozinha funcional da Mostra Artefacto Balneário Camboriú. Segundo a profissional, um projeto que tem, como principal destaque, a possibilidade de propiciar diferentes experiências em um único espaço. Sobretudo pelo design – e pela disposição assertiva – de móveis como a mesa de jantar Turen II, as cadeiras Luang, as banquetas Sumba e os módulos Zazah. “Trata-se de um ambiente adaptado tanto a um simples e bom café, quanto a uma reunião de negócios ou a um jantar comemorativo”. Acompanhando a trajetória da Artefacto desde o começo de sua carreira, Patricia destaca a preocupação permanente da marca em priorizar a exclusividade. Por meio da possibilidade de personalização de seus móveis, mas também da atenção às necessidades de seus clientes. “E tudo isso de uma forma humana, que consegue atender aos anseios de todos, criando um vínculo de confiança que é, de fato, único.

Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Silvia Pedrassani Arquitetura - Crédito Marco Antonio (2).jpg

Silvia Pedrassani Arquitetura (@silviapedrassaniarquitetura)

Para a arquiteta Silvia Pedrassani, a felicidade é um estado de espírito que pode ser proporcionado pelos encontros com familiares, amigos e clientes. “Um dos espaços da casa onde isso pode se realizar é o living. Como no ambiente que projetamos para a Mostra Artefacto Balneário Camboriú, deste ano”, comenta ela. Um espaço capaz de propiciar boas lembranças e total confraternização. Ao todo são cerca de 60 m², onde a profissional apresenta uma sala de jantar e uma de estar, além de um jardim externo mobiliado. Principal destaque da área interna, a mesa Berawa, com seu tampo de mármore, que simula uma flor, ocupa o centro da sala de jantar, possibilitando plena integração com o ambiente anexo, onde as poltronas Kallady e a estante Jeri são peças-chaves. “Penso que os espaços onde são servidas as refeições, naturalmente, nos remetem a lembranças gostosas. Afinal é lá, em torno da mesa, que conversamos, recebemos e convivemos com as pessoas que mais amamos, a família e os amigos” considera a arquiteta, feliz de ocupar, com seu projeto, a vitrine da loja Beach & Country. “A marca tem a capacidade de inovar sempre, apresentando produtos de qualidade, e oferecendo um atendimento atencioso e diferenciado”.

Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Studio CASAdesign - Crédito Marco Antonio (2).jpg

Studio CASAdesign (studio_casadesign)

Ser feliz é dialogar com o espaço onde vivemos. É compartilhar a nossa existência com quem amamos, com reciprocidade de afeto. Eis, em linhas gerais, uma possível receita de felicidade, segundo os arquitetos Moacir Schmitt Jr e Salvio Moraes Jr, do Studio CASAdesign, que apresentam, este ano, na Mostra Artefacto Balneário Camboriú, um living multifuncional, que apresenta um conceito de morar diferenciado. Com mais personalidade e atitude. “Nosso ambiente é uma dança. É um movimento fluído. É um caso de relação simbiótica entre a estética do mobiliário e a forma pela qual o dispomos no espaço”, conta Moacir, que reputa ao sofá Orfei, o papel de protagonista do espaço. “Por sua imagem forte. Pela sua modulação, solta e sinuosa, promovendo uma real integração e permitindo que os diversos setores conversem entre si”, explica Salvio.  “Especificamos com tranquilidade os produtos Artefacto porque somos conscientes da qualidade que eles vão imprimir aos nossos projetos”, pontua Moacir. “Conseguimos montar uma casa inteira com os móveis da marca, porque com eles conseguimos atingir os mais diferentes moods. Sem falar do serviço pós-venda que é simplesmente sensacional”, destaca o arquiteto.

Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Vanessa Larré Arquitetura - Crédito Fábio Severo Jr (2).jpg

Vanessa Larré Arquitetura (@vanessalarrearq)

Ser feliz, para arquiteta Vanessa Larré, é uma experiência surreal. “É um estado supremo de êxtase e calmaria. Um misto de fé e paz! Meu ambiente, igualmente surrealista, comunica a vontade de partilhar desse sentimento”, resume ela, que, para a Mostra Artefacto Balneário Camboriú desenvolveu uma proposta ousada: um dormitório, predominantemente preto, capaz de provocar sensações que vão da surpresa à satisfação. “O uso correto da cor, seja ela qual for, pode transformar ambientes ordinários em outros, de fato, extraordinários”, provoca a arquiteta, que, nesse sentido, ainda pontuou seu espaço com detalhes de efeito, como uma lareira de mármore que derrete e se transforma num tapete, uma luminária que reproduz duas cerejas, e entre os móveis, a cama Brasília, que, simbolicamente, ganhou uma cabeceira branca. “Tenho a Artefacto como uma grande parceira na execução dos meus projetos. Seja pela qualidade extrema na confecção dos produtos. Seja pelo respeito aos prazos de entrega e pelo suporte na montagem e ambientação”, afirma Vanessa, que destaca ainda a rápida adequação das coleções da marca às últimas tendências internacionais.

Serviço

Artefacto

Av. do Estado Dalmo Vieira, 4770 – Casahall Design District

@artefactooficial

@bcartefacto

#ArtefactoDNA #MostraArtefactoBalnearioCamboriu #MostraArtefacto

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.