Artefacto apresenta Edition 22 assinada por Patricia Anastassiadis

 

Com o título Psyché, coleção é inspirada na Grécia Antiga


Em sua 5ª coleção desenvolvida com exclusividade para a Artefacto, a designer Patricia Anastassiadis apresenta móveis manufaturados a partir de matérias-primas naturais e atemporais, com inspiração direta na Grécia Antiga.

Premiada internacionalmente, eleita a Designer do Ano em 2021 e arquiteta consagrada no circuito, Patricia Anastassiadis assina a coleção Edition: desta vez, são 12 lançamentos em móveis que vão desde cadeiras, poltronas e peças de apoio aos sofás, mesas e objetos multifuncionais, desenvolvidos com exclusividade para a Artefacto.

“O que extraímos desse período de reclusão e confinamento?”, indaga Anastassiadis, que atua como diretora artística para a marca há cinco anos. “Tivemos uma aproximação maior com os objetos e desenvolvemos uma relação e um entendimento da casa multifuncional – reaprendemos a aproveitar os espaços, buscamos a verdade das pessoas, procuramos entender como será a vida no futuro”.

Sob o título “Psyché” (do grego “psukhē”, significa “respiro, vida, alma”), a Edition 2022 busca “resgatar um momento da história em que a humanidade era capaz de transformar a natureza com equilíbrio e racionalidade por meio de uma conexão intensa. A inspiração na Grécia Antiga vem com muita força por meio da cultura, das referências históricas e das formas – a arquitetura. As pedras naturais entram com força nesta coleção – são materiais atemporais, que resultam em traços precisos. Para os estofados, busquei criar uma relação mais curvilínea e mais solta, composta por elementos mais livres, sempre enaltecendo a simplicidade dos desenhos e valorizando a arte”, explica a designer. Alguns dos destaques em mobiliário são o sofá Eos, as poltronas Nyx e Pollux, a cadeira Daphne (que pode ser plissada ou lisa), as mesas laterais Calliope, Euterpe e Thalia (que remixam rochas naturais com acabamento high gloss) e a mesa de jantar Minos, além de outros móveis emblemáticos como a mesa de centro Midas (construída a partir de pedras naturais e com tampo elaborado em chapa de couro fino) e a ultra-versátil mesa lateral Fylla, composta por três peças sobrepostas em alturas e formatos diferentes. “São peças que tem uma missão para além da ergonomia: quero estimular o diálogo e o convívio entre as pessoas – fundamentos que são a base da civilização grega”.

 

Peças

 

Sofá EOS

As linhas do sofá seguem as leis áureas de proporção ao mesmo tempo que criam a leveza e grandiosidade da peça.

Poltrona NYX

Variação individual do sofá Eos, a forma busca seguir a ergonomia do corpo humano.

Poltrona Pollux

Encontro de formas geométricas puras com emoção e o gesto humano (costas em madeira torneada)

Mesa Euterpe, Thalia e Calliope

As mesmas foram batizadas em homenagem as musas das artes, sua forma faz referência as Cariátides, que são figuras femininas esculpidas que tomam o lugar das colunas em monumentos da Grécia antiga.

Mesa de Jantar Minos

Sua forma vem das esculturas milenares da arte Cicládica que se originaram na região do mar Egeu.

 

Mesa de Centro Delphi

A estrutura da mesa remete aos encaixes das pedras utilizados na arquitetura grega revisitados de forma contemporânea misturando materiais.

Mesa Lateral Fylla

Inspirada no movimento das folhas usadas nas coroas de louro.

Cadeira Living Daphne

Sua concha foi inspirada nos plissados das esculturas femininas da Grécia antiga e é pousada em uma leve estrutura de madeira torneada.

Mesa Lateral Louise Plissê

A variação da mesa foi criada inspirada nos plissados das esculturas femininas da Grécia antiga.

 

@artefactooficialbrasil

@anastassiadis

Serviço

Artefacto

Rua Haddock Lobo, 1405 – Jardins

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.