Aposte no estilo minimalista para o décor residencial

 

Arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas orientam sobre como adotar a referência do ‘menos’ é mais nos ambientes de casa

 

1_FOTO_MAURA MELLO.jpg

Quarto que manifesta um ar de simplicidade com a composição em cores sóbrias realizada pela dupla de arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos. Na composição, móveis essenciais e um décor sem excesso | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura | Foto de Maura Mello

 

Para quem está em busca de entender o conceito de que “menos é mais”, mas ainda tem dúvidas, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, com experiência na realização de projetos de arquitetura residenciais e comerciais, explicam em que se baseia o estilo minimalista, que tem conquistado cada vez mais pessoas em todo o mundo.

 

Menos é mais!

Amparado pelo conceito de que ter em excesso nem sempre é sinônimo de fortaleza, o conceito do décor minimalista relaciona os estilos modernistas com a simplicidade que pode ser vista desde a arquitetura, o mobiliário, iluminação e as cores presentes no projeto. Marcado pela quase ausência de objetos de decoração e uma paleta neutra, traz combinações que se tornam leves aos olhos de quem vê e logo remetem a uma sensação de conforto, leveza e aconchego.

Mas nem só na decoração o minimalismo é aplicado, o estilo vem sendo considerado uma forma de viver, uma forma a se seguir com foco no que é realmente necessário, uma verdadeira filosofia de vida. É um estilo nascido no cenário de pós-segunda guerra mundial e que se contrapõe ao consumismo exagerado e, por isso, não incentiva todos os tipos de excesso. Simplicidade é o essencial para quem busca seguir essa filosofia.

“No estilo minimalista, aprendemos a dar valor ao que realmente interessa, tanto na decoração, como arquitetura, uma vez que na sua realização eliminamos os supérfluos e aquilo que pode soar como excessivo. Apostamos numa decoração com mais qualidade que quantidade, com o emprego de pouco móveis, linhas mais geométricas, simples e cores mais sóbrias, como branco, preto e cinza”, diz Paula.

Como começar?

Segundo a dupla do escritório Dantas & Passos Arquitetura, logo no começo é ideal eliminar o que está sobrando. Em um projeto de reforma, o volume de móveis e acervo do morador é avaliado para saber se há algum valor sentimental e eliminar aqueles que podem ser desconsiderados no novo layout. Eliminar tudo o que não tem mais função para dar espaço ao novo é muito bem-vindo na decoração baseada no minimalismo. Acredito que uma pessoa possa querer mudar o estilo de vida atual e levar uma vida mais simples e menos consumista. Mas essa decisão não implica deixar a qualidade de lado, mas sim dar valor ao que é essencial e sem exageros”, ressalta Danielle.

2_FOTO_MAURA MELLO.jpg

O escritório construído com o mínimo de móveis e decoração propõe levidade com sutileza. A cor é o ponto focal em destaque e o ambiente construído em volta permite uma concentração maior no trabalho Projeto de Dantas & Passos Arquitetura | Foto de Maura Mello

Uso do branco

É muito comum pensarmos de cara em aplicar o branco seguindo a premissa de que a cor combina com tudo. Porém, de acordo com a dupla de arquitetas, o mais valioso é saber combinar a paleta de cores mais claras e sóbrias com as formas, texturas e

“No estilo minimalista, o mobiliário tem funcionalidade e poucos objetos usados são parte essencial da decoração. As cores dos ambientes são claras e neutras e geralmente os ambientes são quase monocromáticos. A madeira e o couro, pelas suas características, também são muito presentes em decoração minimalista, pois mantém uma energia discreta. E sem esquecer das linhas retas e geométricas, tanto na montagem dos ambientes, como posicionamento dos móveis, quadros e tecidos” ressaltam as arquitetas.

Se você se identificou ou procura seguir o minimalismo, vale muito dar uma conferida nas principais tendências do estilo e priorizar projetos funcionais. E, muito além da decoração, a história do estilo pode inspirar a todos a buscar o que é essencial no seu dia a dia.


Sobre a Dantas & Passos Arquitetura

A Dantas & Passos Arquitetura desenvolve projetos de arquitetura e design de interiores para os segmentos residencial e comercial. Atuando no mercado desde 1996, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos valorizam os projetos que os clientes possam realmente aproveitá-los.  Cores neutras e atemporais fazem parte da essência da dupla, que tem um vasto portfólio nas cidades de São Paulo, interior e Miami. “Buscamos sempre pensar em soluções exclusivas e feitas sob medida para cada cliente, sempre respeitando os sonhos de cada um. Participamos pessoalmente de todas as etapas do projeto, desde a criação até os objetos de decoração.”

Dantas & Passos Arquitetura

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui