Ambientes ocultos em casa: arquitetura de interiores propõe soluções inovadoras para a compartimentação de espaços

Nesse projeto em um apartamento compacto, a arquiteta Ana Rozenblit propôs um móvel azul para acomodar a área de serviços e não a deixar aparente ao visitantes | FOTO: Kadu Lopes

Através de recursos inteligentes do décor, é possível delimitar e criar possibilidades de áreas que se destacam pela praticidade e organização na vida dos moradores

Atualmente, os apartamentos compactos são a realidade de muitos brasileiros, principalmente em cidades grandes, onde é necessário conciliar o cotidiano agitado com um ambiente prático e confortável ao mesmo tempo. E por mais desafiador que possa parecer, é possível conciliar esses dois polos e ter um imóvel onde a compartimentação de espaços seja feita de maneira cuidadosa, inteligente e sofisticada.

 

Para elencar algumas soluções super bem determinadas em seus projetos, a arquiteta Ana Rozenblit, responsável pelo escritório Spaço Interior, demonstra maneiras práticas e funcionais de delimitar espaços através de recursos criativos e cheios de estilo.

Área de serviço em ambiente social e de estar

 

Com tantas demandas a serem atendidas em apartamentos pequenos, para muitos a área de serviço fica em último plano e, geralmente, defasada de uma estrutura propícia para a realização das atividades domésticas. Nesse contexto, encontrar um local para acomodar eletrodomésticos, como a máquina de lava e seca, se torna uma tarefa para os profissionais de arquitetura de interiores, que desenvolvem o layout do imóvel de maneira a encaixar todas as necessidades dos moradores. “Sempre estudamos o posicionamento da lavanderia em um local prático e integrado aos demais ambientes, mas ao mesmo tempo, sem deixar a estrutura visível no apartamento“, comenta Ana Rozenblit sobre o desafio que já executou em diversos imóveis.

Situação 1

Projeto: Spaço Interior | FOTO: Kadu Lopes

Para esse projeto de apartamento compacto, com 68m², a arquiteta alocou a área de serviços entre a cozinha e a sala de estar, tudo isso através de um armário embutido, na cor azul, mesmo tom usado para a marcenaria da cozinha. O recurso criou uma unidade estética, bem como atendeu aos pedidos da moradora, que queria um décor descontraído e criativo.

 

O móvel oculta uma pequena área de serviço com máquina de lavar, pia e espaço para o armazenamento de itens práticos como baldes, panos e o varal de chão. Com isso, o apartamento fica organizado e a estrutura segue funcional para o dia a dia. “Além da utilização do mobiliário e de armários para acomodar a área social, o espaço pode ser delimitado com outros artifícios, como portas de correr e divisórias de drywall, PVC ou outro material de revestimento”, detalha a arquiteta.

Projeto: Spaço Interior | FOTO: Kadu Lopes

Situação 2

Projeto: Spaço Interior | FOTO: Kadu Lopes

Aqui, a solução foi desenhar duas portas de correr que, além de não ocuparem muito espaço, se fecham para ocultar a área de serviço“, destaca a profissional. Além da máquina de lavar, a área social acomoda um cabideiro, armários e até uma secadora.

O charme das portas mimetizadas

Outro recurso que conquistou o público e vem se expandindo nos projetos de interiores é a utilização de portas mimetizadas. Através da utilização de um revestimento de mesmo material, a porta, que leva a um determinado cômodo, fica disfarçada e se torna homogênea ao restante da parede. Maçanetas e dobradiças discretas complementam o recurso, deixando a porta com acabamento ainda mais discreto. A utilização das portas mimetizadas é uma ótima alternativa para a entrada em ambientes mais privativos, como lavabos e dormitórios.

Projeto: Spaço Interior | FOTO: Kadu Lopes

Através de uma porta mimetizada em parede ripada no living deste apartamento, os moradores e as visitas têm acesso ao lavabo que também segue uma proposta tão arrojada quanto a sua entrada: a porta mimetizada do lavabo foi executada em ripas cinzas, mesmo material que compõe o painel da TV, assim a entrada para o cômodo ficou discreta e elegante. Para o décor do lavabo, ripas de madeira e o cimento queimado revestem o espaço e fazem uma composição interessante ao mesclar o estilo natural com o industrial, trazendo muita sofisticação e elegância.

Projeto: Spaço Interior | FOTO: Kadu Lopes

A marcenaria como potência na compartimentação

As inúmeras potencialidades da madeira também podem ser exploradas para conceber ambientes que propiciem a compartimentação e separação de áreas e ambientes. Por meio da marcenaria, a madeira se torna uma massa moldável que pode assumir diversas formas, seja através de portas, mobiliários ou por meio do efeito de brises e cobogós.

Projeto: Spaço Interior | FOTO: Kadu Lopes

O hall de entrada desse imóvel compacto ganhou um discreto louceiro. A peça, ao contrário daquelas comumente executadas em vidro, cumpre a mesma funcionalidade e libera espaço na cozinha para o armazenamento dos demais itens, como pratos, panelas e talheres.

Projeto: Spaço Interior | FOTO: Kadu Lopes

Para não deixar os itens da área de serviço expostos na área social do apartamento, portas de correr, executadas em madeira foram instaladas, deixaram o espaço mais clean e compartimentado, sem perder de vista a integração entre os ambientes. Além disso, as portas com ripas de madeira delimitam a área de serviço e se tornam peças decorativas, como uma brise de marcenaria.

Projeto: Spaço Interior | FOTO: Kadu Lopes

Sobre a Spaço Interior

Presente há 24 anos no mercado de arquitetura e decoração, a Spaço Interior Arquitetura tem no comando a arquiteta Ana Rozenblit. O escritório realiza dezenas de projetos por ano, que vão desde pequenas reformas até casas completas. As maiores inspirações da arquiteta vêm dos desafios propostos em cada obra. Sempre atenta às novidades do mercado e às necessidades do cliente, desenvolve soluções criativas e inusitadas para imóveis dos mais variados tamanhos.

 

www.spacointerior.com.br

@spacointerior

Av. Rouxinol, 84 Cj. 51 – Moema, São Paulo – SP / (11) 98753-4033 (WhatsApp)

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.