5 razões para investir em energia solar no Brasil

 

Especialista lista as vantagens em instalar a energia fotovoltaica em residências e empresas

 

A energia solar tem se tornado cada vez mais popular, principalmente nos últimos anos, com muitas empresas e residências utilizando essa forma de energia em vez dos métodos convencionais.

 

Essa energia fotovoltaica é criada convertendo a luz do sol em eletricidade, e pode facilmente suprir as necessidades energéticas de casas, empresas e indústrias, especialmente considerando a duração dos painéis solares: cerca de 25 a 30 anos. Isso torna a energia solar um excelente investimento de longo prazo para os seus proprietários.

 

Além disso, os painéis solares estão mais acessíveis do que nunca, facilitando o aproveitamento da energia renovável do sol. No entanto, antes de usar exclusivamente esse tipo de energia, é preciso pesquisar e entender completamente os benefícios da solução, para garantir que ela seja adequada para sua casa ou negócio.

 

Por isso o especialista em sistemas fotovoltaicos e proprietário da franquia Home Store Solar, Rosivaldo Pire, lista as cinco principais vantagens em investir no modelo de energia solar.

 

  1. A energia solar é mais econômica que a energia elétrica convencional

 

Uma das principais vantagens da energia solar é a quantidade de dinheiro que os proprietários podem economizar em suas contas de energia. Ao converter a luz solar em energia solar em casa ou na empresa, menos energia está sendo retirada da rede, economizando em métodos convencionais de eletricidade. Em outras palavras, a instalação solar pode permitir que os proprietários se tornem independentes de energia sem depender da rede como sua fonte.

 

“Embora os painéis solares possam parecer um investimento significativo, os proprietários recebem de volta o valor através da economia significativa nas contas de luz. À medida que mais energia solar é criada, o dinheiro antes usado em métodos convencionais fornecerá aos proprietários uma renda adicional. O custo de painéis solares e baterias diminuiu na última década, permitindo que os proprietários adotem painéis solares acessíveis e economizem recursos”, disse o diretor da franquia Home Store Solar.

 

  1. A energia solar aumenta o valor da casa e empresa

 

À medida que a energia solar se torna cada vez mais uma forma mais eficiente de energia acessível, os potenciais compradores podem procurar locais que tenham um sistema de energia solar instalado.

 

Como uma casa depende menos da energia da rede, os investidores imobiliários sabem que terão menos a pagar nas contas de eletricidade e não terão que se preocupar com o investimento inicial e a instalação. Além disso, aqueles que desejam vender suas casas podem levar em consideração o preço que gastaram no painel solar ou no sistema de energia para adicionar ao preço de venda da casa. Novos proprietários também podem se beneficiar de incentivos fiscais futuros, pois recebem um retorno sobre seu investimento em uma casa movida a energia solar.

 

  1. A energia solar funciona em qualquer lugar do Brasil

 

Alguns proprietários podem acreditar que, se morarem em um local com pouco sol ou tempo nublado, não colherão os benefícios da energia solar. Embora o clima possa prejudicar a eficiência do sistema, a energia pode ser armazenada por meio de baterias solares e usada durante períodos com menos sol. Além disso, é importante notar que mesmo dias nublados ou áreas sombreadas podem obter alguma luz solar para ser convertida em eletricidade.

 

  1. A energia solar reduz as emissões de gases de efeito estufa

 

Como as mudanças climáticas continuam a afetar negativamente o planeta, é crucial encontrar maneiras de reduzir as emissões de carbono. A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável que não emite poluentes nocivos que acabam na atmosfera. Enquanto os combustíveis fósseis emitem altos níveis de gases de efeito estufa, a energia solar ajuda a reduzir o carbono, criando energia limpa no lugar.

 

  1. Os sistemas de energia solar são de baixa manutenção

 

Depois que um painel solar é instalado, pouca manutenção é necessária ao longo dos anos – e os proprietários não precisam reajustar ou verificar o sistema a cada semana. Embora seja essencial manter o painel solar limpo, a manutenção deve ser feita apenas algumas vezes por ano.

 

Muitos painéis solares também vêm com garantia estendida se algo der errado; no entanto, é quase impossível causar grandes danos aos painéis solares. Além disso, o inversor do painel só precisará ser trocado a cada cinco a dez anos, juntamente com a manutenção geral dos cabos. Em comparação com as turbinas eólicas, os sistemas de energia solar também produzem pouco ou nenhum som, pois não contam com partes móveis ou lâminas de engrenagem que precisam de cuidados constantes.

 

Como instalar um painel solar

 

Uma empresa especialista em painel solar poderá responder a perguntas específicas sobre os prós e contras de obter energia solar para uma casa ou empresa.

 

Elas podem ajudar a determinar se os painéis solares podem ou não ser instalados e se será um bom investimento a longo prazo, dependendo da localização do imóvel.

 

Decidir instalar um sistema de energia solar pode ser uma grande decisão e ter um profissional para servir de guia durante o processo é extremamente benéfico.

 

 

 

 

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui