5 ferramentas digitais úteis para pequenas empresas

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Tem uma pequena empresa? Saiba que existem ferramentas digitais úteis para empreendimentos de pequeno e médio porte. Conheça!

Sabemos como cada decisão é importante para o crescimento da sua empresa. Seja da escolha da logomarca ao layout da sua página na web, todo detalhe tem papel fundamental na produção de seu conteúdo. Por isso, contar com ferramentas para pequenas empresas certas pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

Pode parecer simples ou até óbvio para alguns, mas utilizar ferramentas digitais na sua empresa deve ser indispensável. Cada vez mais utilizamos as técnicas do marketing digital para impulsionar a produção de um conteúdo, uma marca ou ideia.

E na maioria das vezes, o uso correto de ferramentas simples pode aprimorar diversas áreas da sua pequena empresa.

Lista de ferramentas digitais que contribuem com sua marca

1. Google Meu Negócio

Se você ainda não conhecia essa ferramenta do Google, essa é hora de começar a usá-la em seu pequeno negócio. Com a função de auxiliar no crescimento e desenvolvimento de empresas e negócios, o Google Meu Negócio foi criado para ajudar na exposição e exibição de empresas nos seus mecanismos de busca.

Ideal para pequenas empresas e negócios locais, essa ferramenta é gratuita e ainda pode anunciar seu produto no Google Maps. Para começar a fazer parte do Google Meu Negócio, o usuário deve se cadastrar na plataforma e criar a sua ficha (ou perfil) de negócio.

As vantagens ao utilizar esta ferramenta para sua pequena empresa são inúmeras, a começar pela exposição na própria página principal do Google. Se você já possui um site, ter um perfil da plataforma associada à sua marca também é um ótimo sinal para seus clientes.

Para quem não possui site, a própria plataforma oferece a possibilidade de desenvolver um de forma simples.

Lembre-se ainda de preencher todos os campos e informações na hora de criar a sua ficha, já que tudo que for coletado trará mais visibilidade ao perfil de sua empresa na plataforma.

2. Planejador de palavras-chave

Quando o assunto é estratégias de SEO, a maioria das pessoas já ouviu falar das “palavras-chave”. Esse recurso é muito importante na hora de alcançar seu público-alvo por meio dos mecanismos de busca. Afinal, fazem a ponte direta entre o seu conteúdo e o que o usuário está buscando.

O uso do planejador, presente no Google Ads, é uma das melhores ferramentas de dados de palavras-chave para sua pequena empresa. Isto é, este planejador exibe quais termos são mais relevantes, possibilitando que você utilize as palavras-chave como ideias para que seu conteúdo seja atingido pelo seu público-alvo.

Assim, ao utilizar esse recurso do Google Ads você poderá utilizar de mais uma ferramenta digital ideal para sua pequena empresa.

3. Site próprio

A utilização de sites é outra ferramenta que pode se tornar um grande diferencial no seu pequeno negócio.

Existem muitas plataformas e programas que oferecem o domínio gratuito de um site. Ainda que para obter funções mais completas, talvez seja necessário realizar a compra de pacote Premium, mas você pode utilizar a versão gratuita para começar a desenvolver suas habilidades.

Com a criação de sua página na web, você pode conseguir expor seu conteúdo para mais pessoas, utilizando estratégias SEO para otimizar cada parte de sua produção.

O uso do site também traz mais confiabilidade aos seus clientes, ainda mais se você pesquisar a fundo as melhores formas de desenvolver seu conteúdo.

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4. WhatsApp Business

Utilizar o Whatsapp Business ou WhatsApp para Negócios também é uma ótima opção para pequenos empresários.

Nessa versão de negócios do aplicativo de mensagens, você pode estabelecer seu horário de funcionamento e/ou atendimento e colocar o catálogo dos produtos que você oferece ou que estão à venda. Além disso, atuar como uma conta comercial confere maior credibilidade ao seu negócio.

Assim, os clientes que entrarem em contato com você podem ter certeza de que estão conversando com a pessoa certa para o que estavam procurando.

Mais do que uma forma de contato entre você e seus clientes, essa é uma das ferramentas para pequenas empresas que podem ajudar a organizar e/ou separar o que deve ser tratado no pessoal e no profissional.

5. Trello

Outra forma de organização do seu negócio está no Trello. O Trello é uma plataforma voltada para organização e planejamento de tarefas em grupo, reconhecido pela sua praticidade e dinamicidade. Com seu modelo de design da web como interface, o usuário pode visualizar e estruturar tudo que envolve a sua empresa em um lugar só.

Apesar do foco ser no compartilhamento e realização de tarefas em grupo, o Trello funciona muito bem na delimitação de demandas individuais.

Com esta ferramenta, o usuário pode gerar afazeres e listar cada uma das tarefas geradas, criar cartões de tarefas, quadros ou checklist de tudo que for produzido ou adicionado ao menu de compromissos.

O aplicativo possui uma versão gratuita online, com a possibilidade de migrar para uma conta premium paga também.

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Essas são apenas algumas das ferramentas digitais para pequenas empresas que podem ajudar no crescimento orgânico de seu negócio. Dessa forma, quanto mais ferramentas você possuir ou conhecer, maior também é a possibilidade de você fazer seu negócio expandir.

Não deixe de se atualizar e aprofundar no que há de melhor no mercado para te ajudar a crescer!

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