Entenda quando as horas extras são permitidas e como controlá-las de uma forma mais organizada
Antigamente, a realização de horas extras era algo muito comum no mercado de trabalho, algo que foi sendo reduzido aos poucos por diversos motivos. Entre eles, podemos destacar o sobrecarregamento dos profissionais e o prejuízo das empresas, que precisavam arcar com os custos dessas horas adicionais. Hoje, a prática é bem mais controlada e limitada a casos de necessidade.
De acordo com as leis trabalhistas do Brasil, todo profissional contratado em regime CLT (com carteira assinada) deve ter uma jornada de, no máximo, oito horas diárias — o equivalente a 44 horas semanais. Ao ultrapassar esse limite, já é considerado hora extra e a empresa é obrigada a pagar o colaborador por quaisquer horas adicionais.
Cada funcionário só pode trabalhar no máximo duas horas a mais por dia, então é necessário respeitar esse limite para evitar problemas legais. A regra também é válida para trabalhadores que atuam em regime externo, que podem sentir mais dificuldades para controlar suas horas trabalhadas.
Abaixo separamos algumas dicas essenciais para monitorar horas extras e calculá-las com exatidão. Confira.
Adote um controle de ponto digital
Cada vez mais empresas vêm aderindo ao controle de ponto digital, que facilita tanto para o colaborador quanto para a gestão. O profissional consegue bater seu ponto diretamente do seu celular e evita passar da hora com frequência, então fica mais fácil monitorar todos que estão fazendo hora extra e até mesmo identificar cargas horárias adicionais não autorizadas.
Atenção à carga horária de cada colaborador
Nem todo funcionário trabalha as oito horas diárias previstas por lei. Existem casos que variam de seis a quatro horas, então é importante conhecer a carga horária de cada colaborador para saber quando eles estão trabalhando a mais. Muitos pontos digitais permitem deixar essa informação registrada no sistema e notificam o responsável quando alguém passa do tempo.
Atenção ao home office
As pessoas que trabalham em casa tendem a adotar jornadas de trabalho maiores com facilidade, justamente por estarem integradas em seu ambiente de trabalho o tempo inteiro. A gestão precisa ter atenção especial a esses casos para evitar que seus colaboradores ultrapassem o limite diário ou façam horas extras não autorizadas.
Seja mais consciente na designação de tarefas
Por parte dos gestores, é importante organizar bem a atribuição de tarefas para dispensar a necessidade de horas extras. As pessoas só trabalham até tarde quando precisam cumprir prazos apertados ou evitar o acúmulo de tarefas no dia seguinte, então procure definir bem as prioridades e evite deixar um time inteiro sobrecarregado.
Faça o cálculo corretamente
A empresa precisa compensar todas as horas adicionais realizadas no mês adequadamente, caso contrário, pode ter de enfrentar problemas legais no futuro. Para isso, é necessário saber como calcular horas extras, consistindo em pegar o valor da hora pago ao trabalhador e somar o adicional de 50% para cada hora trabalhada (o percentual pode ser maior, de acordo com as regras da empresa).
Horas noturnas duram menos e valem mais, então toda hora extra realizada após às 22h deve ser contada dentro de um período de 52 minutos e 30 segundos. Além do acréscimo mínimo de 50%, também é necessário incluir um adicional noturno de 20% para cada hora trabalhada.