Amanhã, sexta-feira (1º), é comemorado o Dia da Vacina BCG, a ocasião faz referência à data da criação dessa importante proteção contra a tuberculose. A doença é transmitida pela saliva e materiais contaminados e causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também chamado de bacilo de Koch.
Desde 1976 o Ministério da Saúde tornou obrigatória a administração da BCG em crianças. Recomenda-se que ela seja aplicada em crianças entre 0 e 4 anos, de preferência no bebê recém-nascido. Atualmente a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda apenas uma dose da vacina, uma vez que a segunda dose não provoca um aumento considerável na proteção, não havendo evidências científicas de sua necessidade.
A BCG é segura e é aquela vacina caracterizada por deixar uma pequena cicatriz no braço onde foi aplicada, sabe? Provavelmente você também tem essa cicatriz.
Mas, e então, pensa em produzir alguma matéria sobre o assunto?
Tenho uma fonte que pode contribuir com pautas sobre o tema: Dr. Henrique Gomes, médico pediatra da Secretaria de Estado de Saúde do DF. Atualmente é médico pediatra da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal desde de 2008; diretor de atenção à saúde do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), médico pediatra do Grupo Santa (Hospital Santa Lúcia Sul e Taguatinga) e médico pediatra da clínica PedCare.