VILA PLANALTO FAZ 66 ANOS

 

Bairro mais antigo do Plano Piloto de Brasília, agora tem sua Historia registrada em um livro.

Por: Leiliane Rebouças

No dia 03 de Abril, a Vila Planalto fará 66 anos. A Vila localizada entre a Praça dos Três Poderes e o Palácio da Alvorada surgiu em 1957 com a implantação dos acampamentos das construtoras que erigiram o Plano Piloto de Brasília.

Os candangos da Vila Planalto resistiram ao tempo e às mudanças ocorridas em Brasília e às tentativas de remoção dos 22 acampamentos. Nos anos 1980, com a abertura política no Brasil, seus moradores se mobilizaram pela fixação da Vila. Em 1988 ela foi tombada como Patrimônio Histórico do DF por ter mantido as características da construção da capital e porque ali viviam os pioneiros que foram testemunhas oculares da História de Brasilia e seus descendentes.

A Vila tem muitos filhos ilustres em várias áreas: nos esportes destacam-se o jogador de Basquete da NBA , Gui Santos; a campeã sulamericana de Basquete Sênior, Lourdes; na Música destacam-se o baterista Kaká Barros ; o cantor e instrumentista Renato Castelo de Carvalho que participou do The Voice +; o cantor Bruno Aguiar; e o seu pai o radialista Clayton Aguiar III . O saudoso sambista Marcelo Sena também era um filho da Vila Planalto. Também é da Vila Planalto o primeiro padre nascido e ordenado em Brasília, que atualmente é Arcebispo Militar do Brasil, Dom Marcony Ferreira.

A Vila Planalto é conhecida por ser um local onde os trabalhadores da Esplanada dos Ministérios e políticos frequentam devido aos seus inúmeros restaurantes. A fama de centro gastronômico surgiu quando o ex-banqueteiro do Presidente Juscelino Kubitschek, o saudoso Rosenthal Ramos, instalou o seu restaurante na varanda da sua casa na Vila. Até hoje os mais de 40 restaurantes são frequentados por presidentes da República, ministros, senadores e deputados e também juristas dos tribunais superiores.

A História da Vila está registrada no livro “Vizinhos do Poder: História e Memória da Vila Planalto” da escritora Leiliane Rebouças. O livro, que foi prefaciado pelo imortal da ABL, José Sarney foi lançado em Dezembro de 2022. Nele, Leiliane conta a História de Brasília pelo testemunhos dos candangos da Vila e como seus moradores liderados por um grupo de mulheres e uma menina conquistaram o direito à moradia na área mais nobre do Plano Piloto de Lucio Costa. E chama a atenção para a falta de preservação das últimas edificações históricas de madeira, o Conjunto Fazendinha, que permanece em estado de arruinamento sem qualquer plano de ação para a restauração das edificações tombadas.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.