Thais Pessanha lança livro, promove lives e chama atenção para representatividade da pessoa com deficiência na sociedade

Autora, que nasceu com “ossos de vidro”, cria personagem com a mesma doença rara e segue em isolamento total por conta da pandemia

O sonho de ver uma pessoa com deficiência física como protagonista de uma bela história fez com que a macaense Thais Pessanha, 39 anos, vencesse mais um desafio em sua vida. Ela nasceu com osteogênese imperfeita congênita, conhecida popularmente como doença dos ossos de vidro, uma situação bastante rara em que os ossos são frágeis e podem quebrar muitas vezes. Formada em administração e trabalhando com transformação digital, ela também é escritora e lançou no final do ano o romance de ficção Sobre Rodas – Um espírito em movimento.

Sempre inquieta, Thais, que segue em isolamento total, já inicia em 2022 um projeto inovador para analisar obras literárias clássicas e contemporâneas. A autora irá reunir mensalmente em um bate-papo online estudiosos da Literatura, autores, pessoas com deficiência e esportistas em seu canal no Youtube (Ossos de Pássaro – Thais Pessanha). O projeto intitulado “Do Grotesco ao Heroismo” pretende discorrer cronologicamente de obras clássicas às atuais, de A Bela e a Fera ao X-Men.

O foco da discussão serão os personagens que apresentam algum tipo de deficiência e seus estereótipos, de monstros a super-heróis. Na lista de livros a serem comentados, Frankestein, Corcunda de Notre Dame,  Extraordinário, entre outros, e as autobiografias A Saga de um Campeão, de Lars Grael e Roda Viva: memórias de um cadeirante, de José Carlos Morais.

Livro Sobre Rodas – No auge da pandemia, em julho de 2021, Thais criou a personagem Olímpia, uma menina que também tem osteogênese imperfeita, mas que vive sob a filosofia dos valores olímpicos e paraolímpicos, como determinação, respeito e amizade. Seu maior sonho é ser condutora da bandeira olímpica e durante a história faz de tudo para conseguir.

Embora o livro não seja sobre a história de Thais, as semelhanças vão além da doença. Assim como a personagem Olímpia, a autora é praticante e apaixonada por esportes. É skatista e já fez canoagem. Foi uma das sete pessoas em todo o país que tiveram a honra de conduzir a tocha nas Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio, em 2016. Também ama viajar e mesmo não podendo fazer voos muito longos, já se aventurou em Fernando de Noronha e Portugal.

 Sobre a autora – Thais Pessanha, 39 anos, nasceu e vive em Macaé, no estado do Rio de Janeiro. É formada em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atuou por muitos anos com gestão, tecnologia da informação, transformação digital e inovação.

 É skatista, remadora e ativista de causas sociais ligadas à pessoa com deficiência. É membro da Associação Brasileira de Osteogênese Imperfeita (Aboi) e foi vice-presidente da Associação Pestalozzi de Macaé.

 Serviço:

Título: Sobre Rodas – um espírito em movimento

1ª edição

ISBN – 978-65-00-31021-4

Preço: R$ 39,00

Páginas:  180

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui