Projeto musical celebra o aniversário de Brasília e leva a tradicional viola caipira para estações de metrô e feiras populares

Dupla Macedo e Mariano apresenta:

 

Viola em Quatro Cantos – 2ª Edição

De 23 a 30 de abril de 2023

 

Projeto musical celebra o aniversário de Brasília e traz o tradicional instrumento de 10 cordas, a viola caipira, em gêneros diversos, para estações de metrô e feiras populares, numa programação leve e descontraída: chora, viola!

 

 A dupla de violeiros Macedo e Mariano é a responsável pelo projeto Viola em Quatro Cantos que, já no título, homenageia a cidade que completa 63 anos, em alusão aos quatro cantos do “quadradinho”, e que tem se caracterizado como um verdadeiro celeiro da música da viola caipira; um universo que atravessa gerações, aflora sentimentos de encantamento e faz parte da história da capital federal e de seus imigrantes.

Viola em Quatro Cantos, em sua segunda edição, possui como premissa a valorização e a promoção do instrumento de 10 cordas, tão em evidência, que inspira e revela a identidade cultural do nosso povo.

 O projeto acontece ao longo de 08 dias e vai percorrer feiras livres, nos finais de semana e, ao longo da semana, estações do metrô de Taguatinga, Ceilândia Centro e Terminal Samambaia, sempre às 18 horas, horário de maior circulação de pessoas nas estações. Serão ao todo 16 apresentações musicais em formato de pocket shows, com duração de 45 minutos cada, que contam com um intérprete que traduzirá simultaneamente as letras cantadas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A programação musical inicia no próximo domingo (dia 23), na Feira de Permanente de Taguatinga, às 11h da manhã, com a presença da jovem violeira Gaby Viola de São Sebastião (DF), abrindo a série de apresentações que se encerram no domingo da semana seguinte (dia 30).

Na segunda-feira (24), na estação de metrô Centro Metropolitano, em Taguatinga, sobe ao palco o violeiro, compositor e cantor, Aparício Ribeiro, atuante na valorização da música caipira e um dos fundadores do Clube do Violeiro Caipira de Brasília. A dupla de repentistas Zé Moacir e Messias de Oliveira se apresenta na terça-feira (25), na estação de Ceilândia Centro, trazendo a arte do repente da cultura nordestina. Ainda na estação de Ceilândia Centro, a dupla de violeiros Vanderley e Valtecy traz a autêntica música caipira de raiz, na quarta-feira (26). A estação de metrô Terminal Samambaia recebe, na quinta-feira (27),  o violeiro e professor de viola caipira Wellington Assis, nascido em Campina Verde (MG).  Na sexta-feira (28), a violeira e compositora Karen Parreira traz a viola caipira em gêneros diversos, como a MPB, e promete alegrar o público, também na estação Terminal.

A programação musical se encerra na praça da Feira da Torre de TV,  um dos principais cartões postais da cidade. No sábado (29), o grupo Caravana Caipira, formado por 10 violeiros, promete emocionar o público com clássicos da música e da viola caipira, misturando sentimentos de nostalgia e encantamento. No domingo (30), a violeira Dayane Reys, traz a tradicional música sertaneja de estilo raiz, fechando as atividades do projeto.

A dupla Macedo e Mariano, realizadora do projeto, participa de toda  a programação musical. Formada em 2005, a dupla tem ganhado destaque no cenário da música caipira de raiz e já se apresentou em diversos estados do Brasil. Para o violeiro Mariano, integrante da dupla: “O projeto quer reunir as diversas possibilidades artísticas que agregam valor ímpar à música da viola caipira e se apresenta como uma janela para o intercâmbio cultural e musical. É uma forma concreta de fortalecer esse ícone material e imaterial da cultura popular brasileira: a Viola Caipira.”

Viola em Quatro Cantos revela a importância da preservação e do fortalecimento da viola caipira e  se empenha em gerar visibilidade aos artistas do universo da viola caipira, promovendo um espaço de troca e interação entre a produção cultural e o público, proporcionando o encontro de gêneros e gerações que são apaixonadas pelo instrumento.

O projeto recebe apoio do Metrô DF, por meio do programa Cultura no Metrô, e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF. A iniciativa tem classificação livre e entrada gratuita.

Confira o roteiro do Viola em 4 Cantos:

23/04 – Domingo

Feira Permanente de Taguatinga (QNL),  com  Gaby Viola, às 11h.

 

24/04 – Segunda-feira

Estação do Metrô Centro Metropolitano (Taguatinga), com Aparício Ribeiro, às 18h

 

25/04 – Terça-feira

Estação do metrô Ceilândia Centro, com Zé Moacir e Messias de Oliveira, às 18h

 

26/04 – Quarta-feira

Estação do metrô Ceilândia Centro, com  Vanderley e Valtecy, às 18h

 

27/04 – Quinta-feira

Estação do metrô Terminal Samambaia, com Wellington Assis, às 18h

 

28/04 -Sexta-feira

Estação do metrô Terminal Samambaia, com Karen Parreira, às  18h

 

29/04 – Sábado

Feira da Torre de TV, com Caravana Caipira, às 11h

 

30/04- Domingo

Feira da Torre de TV, com  Dayane Reis, às 11h

 

SERVIÇO

Viola em Quatro Cantos

Data: 23 a 30 de abril de 2023

Local: Estações do metrô de Taguatinga,  Ceilândia Centro e Terminal Samambaia, Feira de Taguatinga e Feira da Torre de TV.

Horário: Feiras, às 11h e Estações de Metrô, às 18h

 

INFORMAÇÕES

Redes Sociais

instagram: @macedoemariano

Assessoria de imprensa (exclusivo para jornalistas):

Karina Miranda (61) 98110-2002 |karinamgama@gmail.com

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.