Projeto História na sua Escola distribui 1.900 livros

 

Textos produzidos por alunos, premiados no concurso literário Nossa Escola tem História, voltam às bibliotecas de 40 unidades da rede pública de ensino em forma de obra literária

 

Novos 1.900 livros serão entregues, entre os dias 23 e 24 de junho, às unidades de ensino participantes do projeto História na sua Escola. Parte dessa produção foi desenvolvida por alunos e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II para o concurso “Nossa Escola tem História”. A seleção das obras vencedoras foi realizada por um júri especializado, formado por renomados escritores: Daniel Munduruku, Bel Santos-Mayer e Roger Mello, todos agraciados com o Prêmio Jabuti.

O concurso trabalhou três temas com os alunos e, cada um deles, resultou em um livro. Ao todo, participaram cerca de 5 mil estudantes. A obra “Cerrado Pintado e Rimado” traz ilustrações de crianças da Educação Infantil e poemas do autor brasiliense Tino Freitas. O texto “Rafael – o menino do teatro”, de autoria do aluno Victor de Oliveira, do Centro de Ensino Fundamental 418, de Santa Maria, foi o vencedor na categoria “Diversidade e Inclusão”. Já Ana Luiza Medeiros dos Santos, do Centro de Ensino Fundamental II Paroquial, de Planaltina, trouxe a capoeira para abordar os “Patrimônios Culturais Imateriais”, na história de Akim Said. As ilustrações são de Romont Willy e Felipe Cavalcante.

Para Ester Braga, idealizadora do projeto, o retorno foi gratificante e a disponibilização das criações dos estudantes na biblioteca da própria escola vai gerar uma motivação que continuará florescendo por muito tempo na vida deles. “Além de poderem ser prestigiados como autores, a resposta dos jurados também foi um grande incentivo. Eles ficaram impressionados com a produção dos estudantes. A Bel Santos Meyer, que está na curadoria do Prêmio Jabuti neste ano, inclusive, enviou uma mensagem para elogiar o texto do aluno que escreveu sobre Racismo. Isso não tem preço.”

O projeto, que chega a sua etapa final, foi idealizado pelo Instituto Latinoamerica e a ABÈBÈ Produções para estimular práticas artísticas e literárias entre crianças e jovens e promover a formação de novos leitores e autores. 500 exemplares de cada tema foram impressos, totalizando 1500 livros que estarão disponibilizados nas bibliotecas das escolas públicas vencedoras.

Todas as unidades de ensino que receberam o projeto também serão agraciadas com outros 400 livros de escritores que participaram das atividades de contação de histórias e bate-papo com o autor: Taicy Ávila, Nyedja Gennari, Rego Junior, Queila Branco e Angela Café leram obras dos escritores Simão de Miranda, Nurit Bensusan, Marco Miranda, Flávia Ribas e José Rezende Júnior. As contações de história estão disponibilizadas no canal do Youtube do Instituto Latinoamerica.

Projeto História da sua Escola – entrega de livros

Quando: 23 e 24 de junho. Quinta e sexta-feira.

Doação de livros: 400 livros dos escritores participantes + 1500 exemplares da edição final do concurso. Total doado: 1.900 livros

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui