O Programa do Pé Vermelho abre inscrições para cursos com Iris Helena e Luciana Paiva

Como parte do Ciclo IV de Residências do Programa do Pé Vermelho, as artistas visuais Iris Helena e Luciana Paiva realizam cursos gratuitos abertos ao público. Com 12 vagas cada, auxílio transporte e material incluso, os interessados devem inscrever-se pelo formulário eletrônico https://docs.google.com/forms/d/1DGla2e2RQfogy1HSHYVF7DDOHgC2avZU9r6UOeWuzDA/edit. Os cursos do Programa do Pé Vermelho têm o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) e acontecem no Pé Vermelho – Espaço Contemporâneo, que fica na Avenida 13 de maio, Quadra 57, Lote – Setor Tradicional, Planaltina – DF. No Instagram e no Facebook @pervermelhoec.

Curso 1 | Exercícios de Desaparição

com | Iris Helena

Ementa | Uma oficina prática para discutir/experimentar obras fotográficas com durações provisórias e fixação precária. Aprenderemos um método de impressão térmica artesanal.

Quando | 25/03 – sábado

Horário | das 13:00 às 18:30

Vagas | 12

Inscrições | Gratuitas

                       Auxílio transporte e material incluso

Como se inscrever | https://docs.google.com/forms/d/1DGla2e2RQfogy1HSHYVF7DDOHgC2avZU9r6UOeWuzDA/edit

Onde | Pé Vermelho Espaço Contemporâneo

               Av. 13 de maio, quadra 57 lote 6 – Praça São Sebastião. Planaltina-DF

 

Curso 2 – DJ de Livro

Com | Luciana Paiva

Ementa | Remix e experimentações a partir de materiais impressos.

Quando | 26/03 – domingo

Horário | das 13:00 às 18:30

Vagas | 12

Como se inscrever | https://docs.google.com/forms/d/1DGla2e2RQfogy1HSHYVF7DDOHgC2avZU9r6UOeWuzDA/edit

Onde | Pé Vermelho Espaço Contemporâneo

               Av. 13 de maio, quadra 57 lote 6 – Praça São Sebastião. Planaltina-DF

 

Sobre as professoras

Iris Helena é uma artista multidisciplinar licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Poéticas Contemporâneas e doutoranda em Deslocamentos e Espacialidades em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília. Sua pesquisa caracteriza-se pela investigação crítica, filosófica, estética e poética da paisagem urbana a partir de uma abordagem dialógica entre a imagem da cidade e as superfícies/suportes escolhidos para materializá-la. Os suportes precários e ordinários são muitas vezes retirados de seu consumo cotidiano e possibilitam a (re)construção da memória atrelada ao risco, à instabilidade, à memória coletiva e sobretudo, ao desejo do apagamento. Iris Helena é ganhadora de diversos prêmios na área como Prêmio FOCO Bradesco 2017, Prêmio PIPA categoria Online 2018, Menção Honrosa no II Prêmio EDP Tomie Ohtake, entre outros. Participa de exposições nacionais e internacionais desde 2008 e atualmente é representada pela galeria Portas Vilaseca (RJ). Vive e trabalha em Brasília (DF).

Luciana Paiva é artista, pesquisa a visualidade do texto e tem como ponto de partida o uso dos elementos da escrita como matéria. Concluiu o Doutorado em Artes pela Universidade de Brasília em 2018; cursou o Programa Aprofundamento da Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 2011 e participou do Rumos de Artes Visuais 2011-2013. Em 2019 foi uma das artistas selecionadas para o 29o Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo apresentando a exposição individual Cidade Partida. Participa de exposições desde 2004, atuando também como educadora e na organização e curadoria de eventos em arte. Desde 2017 integra o grupo de artistas vinculados ao Pé Vermelho Espaço Contemporâneo em Planaltina – DF.

Sobre o Programa do Pé Vermelho

O Programa Pé Vermelho tem como objetivo formar e fortalecer um circuito de arte em Planaltina, cidade 30 km distante do Plano Piloto e mais de 160 anos de história, por meio de experiências das várias etapas do processo de criação visual e eventos abertos ao público.  As atividades buscam também incentivar a criação e o compartilhamento de canais que permitam o escoamento da produção artística e cultural do Centro-Oeste, sem que o artista local precise migrar para esses centros de concentração hegemônica das artes. A programação está disponível no Instagram @@pervermelhoec e no Facebook / @pervermelhoec.

Sobre o Pé Vermelho – Espaço Contemporâneo

O Pé Vermelho é um espaço de formação, produção e promoção de artes, com foco na produção dos não-sudestinos e cerratenses. Pensando estratégias de inserção e circulação, acompanhamento e discussão dessa produção, instrumentalização e profissionalização desses artistas, o espaço Pé Vermelho surge com a proposta de formação de artistas em situações periféricas, na dilatação, fortalecimento e compartilhamento dos canais que os membros mais inseridos têm com os artistas que estão ainda no início de sua trajetória. O espaço ocupa um terreno em frente a praça da igrejinha São Sebastião, da histórica Planaltina, cidade da periferia de Brasília, mas que já se encontrava aqui no Goiás 150 anos antes da fundação do monumento moderno.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.