A Mostra Internacional de Cinema Fantástico acontecerá entre os dias 7 e 10 de dezembro, no Cine Cultura, com exibição gratuita de 37 filmes nacionais e internacionais de terror, fantasia e ficção científica e muito mais. Abertura do evento será marcada por uma homenagem ao cineasta Dennison Ramalho, que participará de um debate com o público, após a exibição de uma seleção especial de suas obras
A CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico será realizada de 7 a 10 de dezembro de 2023, no Cine Cultura, que fica no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, nº 2, Centro, em Goiânia (GO). O festival realiza sua histórica 15ª edição, este ano, com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás – FAC, por meio do edital de fomento aos festivais e eventos 8/2023.
Na programação, exibição gratuita de 37 filmes de 17 países, entre curtas, médias e longas-metragens, oficinas, homenagem, lançamentos e uma novidade: a sua inserção no Troma Latin America Film Festival – Part II, que celebra o legado da Troma Entertainment, produtora independente mais antiga dos EUA e mundialmente famosa por clássicos como O Vingador Tóxico – que acaba de ganhar um remake hollywoodiano com os astros Peter Dinklage (Game of Thrones) Elijah Wood (O Senhor dos Anéis) e Kevin Bacon.
Por suas obras jornalísticas, a paulistana foi finalista do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria Arte, em 2020. No ano seguinte, foi listada como destaque na categoria de Arte e Arquitetura da Forbes 30 under 30, 2021. Como freelancer, já trabalhou para clientes como Adobe, Netflix, Mubi, Pulitzer Center, The Intercept Brasil, Jornal O Globo, UOL e Agência Pública.
A CRASH 2023 encerrou as inscrições para sua edição 2023 com quase 600 filmes inscritos. Das 598 inscrições feitas entre o dia 28 de agosto deste ano até 10 de outubro, o Brasil ocupou o primeiro lugar, com 336 filmes, ou seja, aproximadamente 57% das produções. Em segundo lugar aparece a Espanha, com 60; o terceiro lugar é ocupado pelos Estados Unidos, com 32; França vem na sequência, com 20; Canadá, com 17; e Alemanha, Irã e Reino Unidos se fazem presentes com 11 obras cada um. Ao todo, 47 países enviaram produções que passarão pela seleção do júri.
Nesta edição, serão exibidas 37 obras de 17 países, entre curtas, médias e longas-metragens, nos gêneros terror, ficção científica e fantasia. A programação pode ser conferida pelo site https://www.mostracrash.com/programação-1.
Oficinas gratuitas
Uma das oficinas deste ano é Ressignificando o Monstro: A História Transformadora do Cinema de Horror ‘Queer’, conduzida pela pesquisadora, crítica, curadora e realizadora cearense radicada em São Paulo Beatriz Saldanha. A oficina explora a representação LGBTQIA+ na história do cinema de horror, destacando como o gênero tem sido uma lente para discutir questões sociais e culturais.
Para celebrar sua 15ª edição, a CRASH terá́ o renomado diretor e roteirista brasileiro de filmes e séries de terror Dennison Ramalho como convidado especial. No dia 7 de dezembro, a partir das 19h, o festival irá exibir dois de seus filmes: Ninjas (2011) e também Morto Não Fala (2019), seu longa-metragem de estreia que, inclusive, foi vencedor do Special Jury Award no Fantasia Internacional Film. Em seguida, às 21h30, o cineasta participará de um bate-papo com o público.
Este ano, a CRASH passa a integrar o Troma Latin America Film Festival – Part II, que marca o início das celebrações dos 50 anos da Troma Entertainment, fundada em 1974 por Lloyd Kaufman e Michael Herz. Com isso, os amantes das obras da lendária produtora poderão conferir três de seus filmes: A Maldição do Homem-Cervo, umas das produções mais recentes da Troma que, inclusive, está participando da competição de longas da CRASH; Morto pela Tentação, a estreia do hoje astro Samuel L. Jackson nas telas; e o cult Herdeiros do Mal. A exibição ocorrerá nos dias 08, 09 e 10, respectivamente, sempre às 21h.
A CRASH, originalmente chamada de TRASH – MOSTRA GOIANA DE VÍDEOS INDEPENDENTES, foi o primeiro evento audiovisual do Estado de Goiás, com sua primeira edição ocorrida entre os dias 9 e 11 de julho de 1999, no Centro Cultural Martim Cererê. Tem como foco a produção audiovisual mais alternativa e independente do País. A CRASH é uma mostra competitiva e, sobretudo, um canal para a exibição de experiências audiovisuais do gênero fantástico (terror, ficção científica e fantasia).
15ª CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico
Data: 7 a 10 de dezembro de 2023
Horário: dia 7, a partir das 19h;
dias 8 e 9, a partir das 15h30;
dia 10, a partir das 14h
Local: Cine Cultura – Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, nº 2, Centro, Goiânia (GO)
Mais informações: https://www.mostracrash.com/
Entrada gratuita