O Festival Paredão Ocupa o Museu movimentou Brasília no último fim de semana e recebeu, em fluxo rotativo de público, mais de 10 mil pessoas em sua primeira edição na capital federal. Ao longo de três dias, entre 26 a 28 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) foi tomado por shows, debates, cinema e atividades culturais gratuitas, reunindo diferentes gerações em torno da música e da ocupação criativa dos espaços públicos.
A programação trouxe nomes de peso da cena cultural, como Bonde das Maravilhas, Leona Vingativa, Aparelhagem Crocodilo, Anderson do Paraíso, a colombiana Rain Selectress, Célia Sampaio, Radiola Freedom FM e Jamaicana SoundSistahs, além de atividades voltadas para o público infantil, como a vivência de Carimbó para Crianças.
Mais do que uma agenda de atrações, o festival se consolidou como um espaço de encontro e celebração, fortalecendo a cultura das aparelhagens e os movimentos periféricos e do interior que moldam a identidade sonora que ecoam pelo país.
Para a co-organizadora Bárbara Vida, o resultado da primeira edição mostra a potência da proposta: “O Paredão Ocupa o Museu nasce a partir da vontade de trazer a diversidade das estruturas sonoras brasileiras, trazendo para o centro de Brasília não só esses grandes sistemas sonoros, como o universo cultural de onde fazem parte. Ver tanta gente reunida, ocupando o espaço com alegria e respeito, é a prova de que esse movimento só tende a crescer”, explica.
Quer sentir como foi a energia do festival? Acesse as redes do Festival Paredão Ocupa o Museu e do CCBB Brasília e confira fotos e vídeos.
Sobre o Paredão
O Festival é um encontro de grandes estruturas sonoras com distintas musicalidades de locais periféricos e dos interiores do país. O evento recria uma experiência imersiva, levando o universo cultural de paredões, cada um deles destinado a um estilo musical diferente: Paredão de funk, Aparelhagem do Pará e Radiola de Reggae do Maranhão.
“O festival conecta cenas de paredão sonoros do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo Brasília, trazendo para um dos principais centros culturais do Brasil as festas e os ritmos que movimentam seus territórios. Propomos conectar manifestações que possuem muitas similaridades entre si, mas estão distantes geograficamente. Para além disso, buscamos valorizar e reafirmar nosso compromisso com a diversidade e com os criadores que transformam as periferias e os interiores do país”, afirma Jasmine Giovannini, Diretora Artística Musical. Acesse https://www.instagram.com/
Sobre o CCBB Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo Neves, obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem como objetivo reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis. Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, dispõe de amplos espaços de convivência, galerias, salas de cinema e teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.
Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, por meio de visitas mediadas agendadas. Em 2022, se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a sustentabilidade.
Informações ao público – CCBB
Tel.: (61) 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Site: bb.com.br/cultura
Instagram: @ccbbbrasilia
YouTube: Banco do Brasil