Fanzine sobre história da arte drag no Distrito Federal é lançada na próxima quinta-feira (25) Cerca de 1,5 mil exemplares serão distribuídos gratuitamente

O coletivo Pop Up lança nesta quinta-feira (25) a primeira edição do fanzine DRAGAzine em Brasília (DF). Com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), os exemplares estarão disponíveis para a retirada gratuita na sede do Distrito Drag, localizada no Setor Comercial Sul, e também no Vale Lounge Bar, no Guará II. O fanzine é uma publicação impressa composta por textos e imagens de um determinado tema em comum. Neste caso, o tema é sobre a arte transformista.

Na primeira edição da DRAGAzine, o leitor terá a oportunidade de conhecer melhor a história da arte transformista no DF. São artigos, ensaios e arquivos fotográficos de artistas drag queens do Distrito Federal, entre elas, Allice Bombom, ícone da arte transformista e cultural da cidade; Linda Brondi, artista de Taguatinga; Ruth Venceremos, escritora e 1ª suplente de deputada federal.

Ainda na publicação, participam de um ensaio fotográfico três artistas de gerações e estilos de drags diferentes: Larissa Hollywood, Paty Peronti e Enoque. A editoria Drag Style apresenta as artistas que hoje estão em atividade na capital federal. Já na coluna diversidade, a escritora Lee Brandão – primeira dragqueen com deficiência do DF -, aborda a temática transformista sob o olhar de uma pessoa com deficiência da periferia e seus devaneios artísticos.

O fanzine também traz um ensaio fotográfico com as três integrantes fundadoras do coletivo Pop Up Drag. As drags Donna Karão (Joheber Duarte), Linda Brondi (André Gagliardo) e Paulete Brasília (Rogério Dornelles), que compõem o coletivo Pop Up Drag.

Segundo o proponente do projeto, André Gagliardo, há uma lacuna na história das transformistas do DF e, por isso, houve a necessidade de contar e registrar a história e também debater o momento da arte drag na atualidade.

“Em nenhum lugar se encontra a história, a trajetória, os nomes daquelas que seriam a cara da noite do DF. O fanzine conta algumas histórias e personagens com quem convivi. É claro que muitos nomes e muitos momentos não estão aqui relacionados, por muitos motivos diferentes. Ainda há muita história para contar e essa edição será só o ponto de partida”, revela Gagliardo que antecipou que haverá uma segunda edição da DRAGAzine.

Ainda no dia 25 de maio será lançado um mini doc com o conteúdo da publicação e recursos de acessibilidade – como a audiodescrição, tradução em Libras e legendas em português – estarão disponíveis.

Coletivo Pop Up
Fundado em 2018, o coletivo Pop Up participa do movimento cultural no Distrito Federal, por meio de performances em festas, construção do próprio bloco de carnaval Pop Up Drag e ainda na realização de produções audiovisuais, como a terceira temporada “Pop Up Drag Taguatinga” – uma web série de competição para drag queens. O coletivo já organizou também exposição fotográfica, marcou participações em videoclipes, e acompanha as carreiras das drag queens no DF promovendo a capacitação e inclusão no mercado de trabalho no DF.

Serviço
Lançamento DRAGAzine e mini doc
Quando: 25 de maio (quinta-feira)
Onde retirar exemplares: Distrito Drag – Quadra 2, Bloco C, Edifício Jamel Cecílio, 7º Andar e Vale Lounge Bar, localizado no Polo de Moda no Guará II.
Onde assistir mini doc: Canal do Pop Up Drag (https://www.youtube.com/@popupdrag)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.