Exposição “Aventura Modernista” de Antônio Delei e Evelyn Tom Back celebra “Abaporu” de Tarsila do Amaral

Exposição “Aventura Modernista” de Antônio Delei e Evelyn Tom Back

Até 04 de junho NACO (Núcleo de Arte do Centro-Oeste) – Olhos d’Água – GO

Entrada franca

O NACO (Núcleo de Arte do Centro-Oeste) apresenta “Aventura Modernista” até 04 de junho com entrada franca. Em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna Brasileira está em exibição uma mostra de tapetes Casa Caiada criados por Evelyn Tom Back e desenhos de Antônio Delei em torno da obra “Abaporu” (1928) de Tarsila do Amaral.

 

A exposição iniciou sua itinerância em Brasília (2016) e passou por Portugal (2017) e Argentina (2018). A coleção tem ressignificações do ícone do grupo Antropofagia (SP). Na obra original o personagem encontra-se em perfil estático e contemplativo. Plasmado em singular estilo modernista e antiacadêmico “gigantismo” das formas. Nesta série de “Aventuras” o signo modernista ressurge em composições movimentadas por encontros com figuras femininas em paisagens do universo da História da Arte. “Aventura Modernista”, de 2010 a 2020, tece o mais recente trabalho da parceria entre Antônio Delei e Evelyn Tom Back.

 

Desenhos – Antônio Delei:

 

Os desenhos são de autoria de Antônio Delei, artista plástico, professor e arteterapeuta que vive em Brasília desde 1960. A partir de 1972 participa de mostras coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Mestre em Artes Visuais na UNAM México (1991) e Doutor em História da Arte na Casa Lamm, CDMX, 2007.

 

Tapetes – Evelyn Tom Back:

 

Em sua formação Evelyn Tom Back aprendeu trabalhos manuais. Habilidades que aplicou na arte da Tapeçaria. A partir de 1990 abre sua casa-atelier para iniciação e prática de grupos porque acredita na força do bordado como arte e terapia ocupacional. Em 2009, com desenhos de Antonio Delei, realiza a série: Brasília 50 anos.

 

Sobre o ponto Casa Caiada:

Recife (Pernambuco) – Na década de 60, a Sra. Maria Digna Pessoa Queiroz iniciou um trabalho social com costureiras e rendeiras e criou o primeiro tapete com o ponto genuinamente brasileiro: Casa Caiada. O local de encontro era uma pequena casa pintada com cal, por isso o nome dado ao ponto. A tapeçaria Casa Caiada tem o reconhecimento internacional. Tecnicamente é uma variação do ponto cruz que apresenta como característica a uniformidade do bordado.

 

Sobre o NACO:

 

O Núcleo de Arte do Centro-Oeste, inaugurado em 2014, é um espaço voltado para a residência artística, com o objetivo de proporcionar a troca de experiências em busca de uma produção artística de qualidade. Em sete anos de atividade já promoveu dezenas de cursos, vivências e oficinas em múltiplas linguagens das artes contemporâneas.

 

 

Serviço: Exposição “Aventura Modernista” de Antônio Delei e Evelyn Tom Back

Visitação: Até 04 de junho de 2022

Local: NACO (R. Padre Luiz – Olhos d’Água, Alexânia – GO)

Visitação: Sábados, das 8:00 às 17:00 e, aos domingos e feriados, das 8:00 às 14:00

Entrada franca

Classificação: Livre

Instagram: @naco.arte

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui