Espaço Cultural Renato Russo abre inscrições para novos cursos e oficinas de arte

 

Oficinas gratuitas de Ilustração, xilogravura, cerâmica e escultura no Galpão das Artes

 

Quem acompanha a trajetória das artes visuais no Distrito Federal, reconhece a importância do Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), em especial o Galpão das Artes, no despertar e amadurecimento de talentos artísticos na comunidade brasiliense.

Anfitrião em formação de identidades artísticas, manifestações e liberdade de expressão desde os anos 1970, o local tem a tradição de ofertar atividades gratuitas como oficinas e cursos dentro do segmento das artes visuais para todos os públicos.

Após um período de recolhimento cultural, por conta da pandemia, o mês de junho marca a retomada pulsante do Galpão das Artes com cursos nas áreas de ilustração editorial, xilogravura, cerâmica e escultura, realizados pelo Instituto Janelas da Arte, Arte e Cidadania, por meio do Programa Pedagógico-Formativo e participação na composição da programação do Espaço Cultural Renato Russo, com fomento da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.  As inscrições estão abertas e são gratuitas, com vagas limitadas que podem ser feitas pelas redes sociais do ECRR

 “Os cursos de arte que têm início este mês no Espaço Cultural Renato Russo foram pensados para seguir a vocação do Galpão das Artes, que por muito tempo foi uma referência nessa modalidade formativas no campo das artes.  Assim, o instituto Janelas das Artes buscou repatriar cursos que já há muito tempo não eram oferecidos. Nessa retomada, temos a pretensão de fortalecer as artes visuais, recolocando o Galpão das Artes como um lugar de trocas culturais e diálogo de aprendizado permanente de jovens artistas e público em geral”, comenta o professor Fabiano Medeiros, coordenador do Programa Pedagógico-Formativo.

Historiador, ilustrador e cartunista, Luigi Pedone volta ao espaço, o qual já frequentou na juventude, e abre a temporada de cursos, com oficina de Ilustração editorial, voltada para o público infantil, jovem e adulto. Com duas dezenas de livros publicados, Luigi já deu oficinas no ECRR entre 2009 e 2012. “Eu matava aula para ir para a 508 Sul num momento muito bom do espaço cultural, quando o diretor era o TT Catalão. Eu saía da gibiteca para ir para a aula de desenho. Ficava a tarde toda lá. Foi uma escola para artistas como eu”, conta.

Ainda na programação de cursos, o artista e professor Valdério Costa trará a história e a prática da xilogravura, uma das mais ricas e autênticas expressões artísticas da cultura popular do Brasil.  O curso propõe uma jornada teórico-prática que passará pela História da Xilogravura, A Xilogravura e a Literatura de Cordel, A Xilogravura e a Ilustração, materiais e ferramentas e atividades artísticas práticas.

Mestre das artes da escultura e cerâmica, Paulo De Paula tem larga experiência no ensino artístico, tendo ministrado cursos em instituições como Museu Vivo da Memória Candanga e projetos sociais, tendo atuado como professor voluntário nas oficinas de cerâmica promovidas pelo Núcleo de Estudos e Atenção à exclusão Social. No Galpão das Artes, ele terá três turmas diferentes, uma somente dedicada à escultura, outra somente à cerâmica, e um misto com as duas técnicas associadas.

Cursos de Artes Visuais

Galpão das Artes

Datas e horários

22 de junho – Curso de ilustração editorial

Quarta, quinta e sexta
8:30 às 9:30  (crianças de 11 a 13 anos)

10:00 às 11:00 (adultos)

15: às 16:00  (crianças de 11 a 13 anos)

16:30 às 17:30 (jovens de 14 a 17 anos)
Duração: 2 meses

21 de junho – Curso de Xilogravura
Terça – 1 turma: 9:00 às 11:00 (Jovens de 14 a 17 anos)
Duração: 3 meses

25 de junho – Curso de Xilogravura
Sábado – 1 turma: 14:00 às 17:00 (adultos
Duração 3 meses

21 de junho – Curso de cerâmica
Terça-feira, das 10h às 13h
3 módulos, com duração de 3 meses cada

21 de junho – Curso de cerâmica e escultura
Terça-feira, das 19h às 21h
3 módulos, com duração de 3 meses cada

23 de junho – Curso de escultura

Quinta-feira, das 10h às 13h
3 módulos, com duração de 3 meses cada

Serviço

Cursos gratuitos no Galpão das Artes

Espo Russo (50o A)

Informações e Inscrições

Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 20h

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui