Conjunto Nacional recebe ato do Orange Day pelo fim à violência contra mulheres e crianças

 

Ação organizada pela Rede Internacional de Proteção à Vítima – Laço Branco Brasil acontece no sábado 25/11, na Praça Lúcio Costa

 

Uma pesquisa* realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que o Brasil está diante de um aumento de violência contra a mulher e adolescentes. Dados do estudo revelam que mais de 18 milhões de mulheres foram vítimas de violência no último ano. Isso representa mais de 50 mil vítimas por dia. O dado alarmante aponta que essas vítimas morrem muito mais pela violência do que por doenças como o câncer ou acidente automobilísticos, por exemplo.

Com o objetivo de incentivar a discussão acerca do tema e reforçar a importância de políticas públicas a Rede Internacional de Proteção à Vítima – Laço Branco Brasil, em parceria com Conjunto Nacional; Secretarias de Segurança Pública e de Educação do DF, Defensoria Pública e Polícia Civil do DF, entre outros, realizará no próximo dia 25 de novembro, às 14h, o ato Orange Day, data que marca periodicamente ações de ativismo no enfrentamento à violência contra as mulheres. A ação acontece na Praça Lúcio Costa, em frente ao Conjunto Nacional e será um tributo às 32 vítimas de feminicídios no DF, registradas até 16 de novembro de 2023.

No local da ação, 32 personalidades levarão balões brancos representando cada uma dessas vítimas, na Capital Federal, de modo a reforçar o compromisso com a não violência. Após a fala do orador convidado, o jornalista Valter Lima, o público soltará balões na cor laranja, representando todas as mulheres e a intenção da não violência na sociedade.

Sobre o Orange Day e a Organização Laço Branco

Em julho de 2012, Ban Ki-Moon, o então Secretário-Geral das Nações Unidas, proclamou o dia 25 de cada mês como um Dia Laranja (Orange Day), um dia para discutir a eliminação da violência contra as mulheres e meninas. O dia 25 de novembro foi instituído pela ONU Organização das Nações Unidas, como o Dia Internacional pela Eliminação da violência contra mulheres e meninas no mundo todo. O chamado Orange Day traz a cor laranja como símbolo desse enfrentamento mundial, que é uma das formas mais cruéis de violação dos direitos humanos femininos, com impacto negativo em toda sociedade.

O Laço Branco é uma organização internacional criada a partir do Canadá, que se expandiu e, hoje, após quase duas décadas e meia, alcançou mais de 50 países. Seu surgimento deu-se a partir de um evento de violência contra mulheres, precisamente 14 jovens estudantes que procuravam melhores alternativas profissionais por meio dos estudos e tiveram seus sonhos ceifados precocemente em sua escola. A entidade promove diálogos entre diversos grupos da sociedade, e incentiva os homens apresentarem suas sugestões para a redução da violência contra a mulher e assumirem de forma participativa a busca de soluções para questão.

 

SERVIÇO

 

Orange Day 

Data: 25 de dezembro (sábado)

Hora: 14h

Local: Praça Lucio Costa, localizada em frente à fachada leste do Conjunto Nacional

 

*Link da pesquisa: https://shorturl.at/boCFT

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.