Companhia de dança e artes realiza atividades formativas nos dias 26 e 27 de outubro

2ª edição da Fábrica de Brincantes busca multiplicar talentos nas quadrilhas juninas por meio de oficinas e rodas de conversa sobre inclusão e acessibilidade na dança

Sabe aquele encantamento que o movimento junino mostra em suas apresentações? Por trás de toda a beleza existe uma preparação, um esforço conjunto de pessoas que transformam e engrandecem a arte dos brincantes (artistas populares que brincam durante a realização do espetáculo). É esse o objetivo do Fábrica de Brincantes, que, em sua segunda edição, oferecerá uma série de ações voltadas para dançarinos, coreógrafos, diretores e interessados no movimento junino dentro do Distrito Federal que desejam melhorar sua performance e lapidar seu conhecimento.

O projeto é desenvolvido pela Transições Cia. de Dança e Artes, sediada em Planaltina, e tem como idealizador e coordenador pedagógico o coreógrafo com licenciatura em Dança pelo IFB Lehandro Lira. Sua especialização é na tradição nordestina e seu principal objetivo sempre foi fazer arte em Brasília. Lehandro nasceu em Planaltina, mas tem sangue pernambucano. Ele está à frente da famosa Via Sacra encenada todos os anos na cidade e atua como coordenador artístico do Balé Flor do Cerrado, do São João do Cerrado. A Transições completa 11 anos de existência e acumula performances e premiações em Recife, Itajaí, Joinville – no maior festival de dança do país – e, mais recentemente, em Oslo, na Noruega, por meio do Conexão Cultura DF.

O projeto Fábrica de Brincantes tem, como produtora, Bárbara Santiago e, como coordenadora administrativa, Tamara Naiz. Ele acontecerá nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro no Centro de Dança do DF, um espaço destinado à valorização desse tipo de manifestação artística. Serão quatro módulos, compostos por até 40 pessoas por dia e gerenciados por um time de especialistas comprometidos em proporcionar uma experiência transformadora. No dia 26, o instrutor Alisson Lima, vindo diretamente de Pernambuco, falará sobre as vertentes do frevo, do xaxado, do coco e do cavalo marinho. Todas com início às 15h e término às 21h. Por fim, no dia 27, Lehandro Lira realizará uma oficina de composições coreográficas voltadas para as damas juninas.

O evento contará, ainda, com palestra com o tema “Inclusão e acessibilidade na dança”, realizada por Rafael Tursi (mestre em Arte), Fernando Rodrigues (presidente do Instituto da Pessoa com Deficiência) e Fillipe Costta (produtor cultural PcD). As atividades contarão com acessibilidade e acolhimento, interpretação de Libras e assistente-guia. O Centro de Dança possui calçada com nível plano e sem degraus, além de corrimãos com duas alturas nas escadas e rota de piso tátil da entrada até o balcão de informações. Também há placas com sinalização visual e tátil nas portas dos banheiros, das salas de aula e das salas administrativas e nos batentes das escadas. O projeto conta com o financiamento do FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e a entrada é gratuita. As inscrições dos participantes foram realizadas pelas redes sociais. Acesse o perfil do Instagram @fabricadebrincantes e fique por dentro de todo o cronograma.

 

Serviço:

Evento: 2ª edição da Fábrica de Brincantes

Realização: Transições Cia. de Dança e Artes

Quando:

25/10 – Composições coreográficas a partir do frevo e cavalo marinho, com Alisson Lima

26/10 – Preparação coreográfica para as damas juninas, com Lehandro Lira

Onde: Centro de Dança do DF – Setor de Autarquias Norte Quadra 01

Classificação: Livre

Foto: Samuel Calado

Contato: @fabricadebrincantes

Assessoria de imprensa: Elen Carol (Entre Tons e Letras)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.