O furgão do CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Brasília com todo seu encanto, nesta terça-feira, 8 de julho, a partir das 18h, na Administração Regional de Fercal, com várias atividades para todas as idades, incluindo uma apresentação especial do palhaço Ximbica. Na telona serão exibidos curtas-metragens do festival Curta Brasília, a sessão está marcada para às 19h, e terá recursos de acessibilidade, entrada gratuita e distribuição de pipoca.
Especialmente para essa ação na Capital Federal, o CineSolar contou com a curadoria do Festival Curta Brasília — parceria que marca também o início das atividades da 13ª edição do festival, que abre inscrições no próximo dia 15 de julho, para a premiação de 2025. A edição deste ano será realizada de 11 a 14 de dezembro, no emblemático Cine Brasília, ícone arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer e verdadeiro símbolo da cultura audiovisual da cidade. Desde sua criação, em 2012, o festival já recebeu mais de 68 mil pessoas e contabiliza 9.350 curtas-metragens inscritos ao longo de suas edições.
Ao todo cinco curtas serão exibidos na sessão especial promovida pelo Festival Curta Brasília, são eles:
‘PiOinc’ – Direção: Alex Ribondi e Ricardo Makoto – Brasil/2023 – Animação/Ficção – Duração: 17min15seg
‘Felícia e os super-resíduos do bem’ – Direção: Laly Cataguases – Brasil/2023 – Animação – Duração: 12min
‘Contos Mirabolantes – O olho do Mapinguari’ – Direção: Andrei Miralha e Petronio Medeiros – Brasil/2023 – Animação – Duração: 9 min
‘Abrakbça – Receita de Vó’ – Direção: Carlon Hardt – Brasil/2024 – Videoclipe animação – Duração: 3 min
‘A menina que queria voar’ – Direção: Tais Amordivino – Brasil/2024 – Ficção – Duração: 20 min
Sobre o CineSolarzinho
A 5ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, sendo realizada pela Brazucah Produções, e pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.
O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolarzinho. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e as banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
O CineSolar
Lançado pela Brazucah Produções, há 11 anos o CineSolar transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2300 sessões (com exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal.
O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu – com seus furgões Mahura e Tupã – mais de 302 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar. E, no mês de julho, a Linda 3.0 estreou nas estradas brasileiras.
O CineSolar realiza compensação de 55 toneladas de CO2e, em parceria com a Ecooar, através do plantio de 262 árvores e da certificação de créditos de carbono, com a manutenção de florestas, em áreas de preservação permanente, no município de Garça (SP). E também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz). O projeto integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, conta com a parceria institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil e parceria solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, da EnergySeg Engenharia e da Ecori Energia Solar.
Serviço
CineSolarzinho desembarca na Fercal, em Brasília
Quando: terça-feira, 8 de julho de 2025, a partir das 18h; com sessão especial do Festival Curta Brasília às 19h
Onde: Administração Regional da Fercal (DF 150 Km 12 Rua 02 – Lote 60 – Loja 04/06 – Bairro Engenho Velho Fercal)
Para mais informações: @cinesolar