Campanha pela aprovação da PEC 504 promove exposição fotográfica sobre a Caatinga, o Cerrado e o Rio São Francisco

Exposição acontecerá entre os dias 02 e 06 de outubro no Espaço Mário Covas, Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e a ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) realizam, de 02 a 06 de outubro, a exposição fotográfica “Riqueza presente, herança futura: o vai e vem do Velho Chico entre a Caatinga e o Cerrado”, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A realização da mostra tem apoio do Instituto Ibirapitanga, da Fundação Heinrich Böll e do gabinete da deputada federal Érika Kokay (PT-DF).

Na semana do aniversário do Rio São Francisco (04 de outubro), a exposição convida o público a percorrer o caminho de dois biomas fundamentais para a vida na Terra: o Cerrado e a Caatinga.

A sociobiodiversidade da Caatinga, única região ecológica exclusivamente brasileira, e do Cerrado, a savana mais biodiversa do planeta, são a base da garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional no campo e na cidade.

É no Cerrado onde se encontram as principais nascentes do Rio São Francisco, além do Rio Parnaíba e do Rio Tocantins. E é o Velho Chico quem nos conduz até a Caatinga, por um caminho onde estão os povos que são os verdadeiros guardiões da flora e da fauna, onde encontramos a agroecologia e as práticas ancestrais de armazenamento, troca e cultivo de sementes.

São os diversos povos dessas regiões que, de geração em geração, preservam o conhecimento profundo sobre os usos medicinais e alimentícios dessa rica biodiversidade, sem comprometer a existência dela. A riqueza dessa sociobiodiversidade poderá ser conferida por meio do acervo fotográfico disponibilizado por entidades e movimentos sociais do Cerrado e da Caatinga e por fotógrafas(os) parceiras.

Campanha pela aprovação da PEC 504

A exposição “Riqueza presente, herança futura: o vai e vem do Velho Chico entre a Caatinga e o Cerrado” integra uma série de ações pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional número 504 de 2010, a PEC 504, que pretende incluir na Constituição Federal a Caatinga e o Cerrado como patrimônios nacionais, como já acontece com a Amazônia e o Pantanal, por exemplo. Ao serem considerados patrimônios nacionais na Constituição, a utilização econômica dos bens naturais dessas regiões só pode ser realizada dentro de condições que assegurem sua proteção socioambiental.

A campanha nacional “Cerrado e Caatinga, patrimônios do Brasil: riqueza presente, herança futura” envolve dezenas de movimentos sociais, entidades e grupos de pesquisa, unidos aos povos e comunidades da Caatinga e do Cerrado. Mais de meio milhão de pessoas já assinaram a petição pela aprovação da PEC 504:

https://www.change.org/aprovapec504

Serviço:

Exposição fotográfica “Riqueza presente, herança futura: o vai e vem do Velho Chico entre a Caatinga e o Cerrado”.

De 02 a 06 de outubro, Espaço Mário Covas, Anexo II, Câmara dos Deputados – Brasília/DF.

Abertura oficial: 03 de outubro, às 14h.

Ficha técnica:

Curadoria Érica Daiane Costa, Gabrielle de Paula, Mariana Pontes, Morgana Damásio Fotógrafas/os Ana Lira, Jaqueline Evangelista, João Zinclar, Leo Drumond, Maurício Maia, Nilmar Lage, Ricardo Araújo, Thomas Bauer, William França

Texto Gabrielle de Paula

Projeto Gráfico e Diagramação Valéria Amorim (Candiá Produções)

Identidade visual Estúdio Massa

Projeto Expográfico Thais Sampaio

Produção Felipe Duran, Gabrielle de Paula, Mariana Pontes

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.