A Ceilândia se prepara para viver uma noite inesquecível com a última edição de 2025 do Samba da Tia Ciata, neste sábado (27/09), a partir das 19h, no Campo Sintético da Expansão. O evento, já consolidado no calendário cultural da cidade, retorna em grande estilo para celebrar a tradição do samba, a ancestralidade e a cultura popular que fortalecem a identidade da periferia.
Neste ano, já foram realizadas quatro edições das Tendas de Samba da Tia Ciata, sempre com grande adesão da comunidade. Agora, a festa de setembro encerra o ciclo de 2025 reunindo gerações em um encontro marcado por música, resistência e pertencimento.
O público poderá aproveitar uma programação diversa e de alta energia, com shows do Owzadia do Brasil e convidados, a presença marcante de Léo Ribeiro, além dos DJs da Vila dos Sonhos comandando a pista. A noite também contará com participações especiais da MC Ayoola e de Claudinho Karamba, garantindo um clima de celebração e samba no pé do início ao fim.
Com entrada gratuita e aberta a todas as idades, o Samba da Tia Ciata se firma como um espaço democrático e vibrante, que valoriza a cultura afro-brasileira e promove o encontro da comunidade em torno da música. “Quem já participou sabe a energia contagiante que toma conta do espaço. É emoção, alegria, samba no pé e o encontro da comunidade em torno da música que nos representa”, destacam os organizadores.
O evento é uma realização da Associação Vila dos Sonhos, por meio do projeto Elemento 5, em parceria com a Fundação Palmares.
Sobre a Associação Vila dos Sonhos
Fundada em 2010, a Associação Vila dos Sonhos é uma organização sem fins lucrativos de Ceilândia, no Distrito Federal, dedicada a atividades socioculturais e educativas que promovem o desenvolvimento de jovens e crianças em comunidades vulneráveis.
A associação tem no hip hop uma de suas principais ferramentas de transformação social, oferecendo oficinas de dança, grafite, música e basquete de rua, além de realizar eventos culturais como saraus, celebrações do Mês da Consciência Negra e, mais recentemente, as edições do Samba da Tia Ciata.
Seus principais objetivos estão voltados para o desenvolvimento social, ao criar oportunidades para jovens e crianças e afastá-los de contextos de risco por meio de atividades culturais e esportivas. Também busca promover a cultura e a formação, garantindo acesso à arte através da música, da dança, do grafite e do esporte. Outro pilar importante é o empoderamento e a identidade, valorizando e amplificando as vozes da comunidade, em especial das mulheres negras, e celebrando sua resiliência e força coletiva. Por fim, a associação aposta na resistência e na transformação, construindo uma rede de apoio comunitário que utiliza a arte e o esporte como instrumentos de mudança social.
Além das quatro edições do Samba da Tia Ciata, a Associação Vila dos Sonhos promoveu neste ano o Festival Palco Luiz Gama, realizado nos dias 5 e 6 de julho, também em Ceilândia. O festival marcou o calendário cultural com dois dias de intensa programação que mesclaram as tradições populares do São João com expressões urbanas como o rap, o samba e o hip hop.
Com iniciativas como o Samba da Tia Ciata e o Palco Luiz Gama, a Vila dos Sonhos reafirma seu papel como uma das principais articuladoras culturais de Ceilândia, construindo espaços de resistência, convivência e celebração da identidade periférica. “O Samba da Tia Ciata é raiz, é festa e é cultura viva. Venha com a família e os amigos celebrar mais uma noite de samba, paz e alegria no coração da Ceilândia”, convida Dione Black, presidente da Associação.
Serviço:
Data: 27 de setembro
Local: Campo Sintético da Expansão do Setor O – Ceilândia, Brasília – DF
Horário: a partir das 19h
Entrada franca
Para saber mais acesse: https://www.instagram.com/viladossonhos_/