Jornal Times Brasília

AMANDA MAGALHÃES LANÇA “DOCE ENCANTO”, PRIMEIRO SINGLE E VIDEOCLIPE DO ÁLBUM MARÉ DE CHEIRO

Amanda Magalhães por Renê de Paula

 

Abrindo caminhos para uma nova fase da artista, a canção homenageia Oxum, divindade das águas doces e do amor na mitologia yoruba

São Paulo, abril de 2023 – No dia 19 de abril (quarta-feira), o selo Boia Fria Produções apresenta o single “Doce Encanto”, canção da cantora carioca Amanda Magalhães produzida em parceria com o baterista e percussionista Tuto Ferraz. Trata-se da primeira música do seu novo trabalho, o álbum Maré de Cheiro, contemplado pela 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Música para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.

 

A composição fala da coragem de um amor que desbrava territórios desconhecidos ao se jogar de cabeça na experiência de apaixonar-se por seu oposto. No encontro simbólico das águas salgadas com as águas doces, estas últimas sendo reinadas por Oxum, acontece a simbiose entre amantes que, tal qual os rios remexidos pelas marés, são invadidos por um amor avassalador.

 

“Essa água é de maré

Rio fundo não dá pé

Nesse amor eu boto fé

Oxum me guia”

[“Doce Encanto”, Amanda Magalhães]

 

Oxum é, na mitologia yorubá, a divindade africana que domina as artes do amor e valoriza aquilo que é belo e fluido. É considerada também a mãe das águas que vive nos rios e cachoeiras. É vaidosa e traz prosperidade e abundância àqueles que a cultuam. No clipe que acompanha o lançamento, a figura da entidade é evocada por meio de elementos como o Abebé, espelho usado por Oxum para se admirar, e o dourado/ouro, para representar sua riqueza.

 

O movimento é o fio condutor dessa história, contada pelo corpo que se entrega às águas, e o trabalho é protagonizado por Amanda Magalhães e Júlio Silvério, que atua em projetos como Sintonia, da Netflix, e Mato Adentro, de Elton de Almeida. A direção centraliza na fluidez desse encontro a poesia do lugar e é assinada por Gabriel Manso, que conduziu as filmagens no Rancho Vista Alegre, em Atibaia, São Paulo.

 

A faixa também contou com as cordas (no violão e no baixo) de Vico, artista que assina o arranjo junto com a cantora: “É um privilégio ter a colaboração do Vico nas minhas criações. Coisas bonitas já saíram dessa parceria e acredito que esta seja apenas mais uma de muitas”, diz Amanda. Ela também reforça o quanto a participação do músico Tuto Ferraz, com quem afirma ter grande afinidade musical, foi importante na busca pelos batuques e pela sonoridade intensa que procurava. Com suas linhas de percussão e swing marcantes, o líder do projeto Grooveria nos conta: “Trabalhar com Amanda é uma delícia! A tranquilidade com que ela dirige o processo todo, aproveitando e elaborando as sugestões dos parceiros, torna tudo leve e divertido. Não é à toa que o resultado tem esse astral que a gente sente em Oxum e todas as músicas do álbum”.

 

Com estreia programada para maio deste ano, seu novo álbum, Maré de Cheiro, trará ritmos regionais do Sudeste e Nordeste do país a partir de um olhar contemporâneo e promete ser trilha sonora perfeita para embalar o verão. “Estou numa fase onde me sinto mais à vontade musicalmente, com mais propriedade pra escolher o que quero e gosto de cantar, por isso quero muito dividir logo esse trabalho com quem vem me acompanhando. O que posso dizer é que a MPB e a música eletrônica aparecem de mãos dadas e, cada pedacinho desse trampo, tá carregando muito de mim. Espero que gostem”, conclui.

 

ASSISTA “DOCE ENCANTO” AQUI!

OUÇA “DOCE ENCANTO” AQUI!

 

Ficha Técnica

MÚSICA

Vozes e Teclados: Amanda Magalhães

Percussão e Bateria: Tuto Ferraz

Baixo e Violão: Vico

Arranjo: Amanda Magalhães e Vico

Produção Musical: Amanda Magalhães e Tuto Ferraz

Mixagem e Masterização: Tuto Ferraz

 

VIDEOCLIPE

Elenco: Amanda Magalhães e Julio Silverio

Produção Executiva: Mari Bergel, Eduardo Kissajikian, Gabriel Manso

Diretor de Produção: William Velasco

Direção: Gabriel Manso

Direção de Fotografia: Vitor D’Angelo e Adilson Marques

Operador de Movi: Adilson Marques

Foquista: Eduardo Kissajikian

Chefe de Elétrica: Tiago Dib

Chefe de Maquinária: Julio Garcia

1º Assist. de Elétrica: Bruno Sardeli

Direção de Arte: Lucas Fidelis

Contra Regra: Atos Dias

Maquiagem: Dandara Almeida

Figurino: Fernanda Gunutzman

Motorista: Wanderson

Agradecimento especial: Locadora Filmes do Bem, Locadora Digital 35, Imag Transporte, Locadora Griptec, Filmes com Led, Cleiton e Yasmin Calil, Vini Piran, Gui Carrara, Fabíola Guadix

 

SOBRE AMANDA MAGALHÃES

Amanda Magalhães se destaca tanto pela habilidade como cantora quanto pela versatilidade e frescor de suas produções musicais e arranjos. Seu álbum de estreia, Fragma (2020), lançado pelo selo Boia Fria Produções, conta com participações especiais de Seu Jorge e Liniker. Carioca, mas tendo passado metade de sua vida em São Paulo, Amanda é filha do renomado produtor e arranjador William Magalhães (Banda Black Rio) – a quem chama de seu guru do funk, do soul e do samba – e neta de Oberdan Magalhães – um dos melhores saxofonistas tenor que o Brasil já teve -, que fundou a BBR em 1976. Cresceu em um ambiente musical onde foi intensa a influência da música negra. Aos 30 anos, ela esbanja competência, ultrapassando as expectativas colocadas sobre o seu DNA musical, que também traz a marca do sambista Silas de Oliveira.

 

Amanda apresenta talentos interdisciplinares, fazendo dela uma artista de qualidades singulares no cenário artístico atual. Além de cantora, compositora e produtora musical, é também atriz, tendo se destacado na série 3%, interpretando a personagem Natália. Amanda é quem assina a produção musical dos seus trabalhos a partir do piano, instrumento que mais domina. Autodidata, ganhou seu primeiro piano aos 15 anos, mas já aprendia a tocar desde a infância com vídeo-aulas que buscava na internet. Apresenta canções marcadas pelo R&B e pela soul music, mas se aventura também por outros gêneros, como pop contemporâneo, trap e jazz. Sua carreira musical se iniciou em 2018 com o single “Fazer Valer”, que contou com a participação especial de Rincon Sapiência. Desde então, realizou 12 lançamentos que somam mais de 5 milhões de execuções nas plataformas digitais. Se apresentou no Los Angeles International Music Video Festival 2020, a convite da organização do festival, tendo sido eleita a melhor voz do ano, além de sua música “O Amor te Dá” ter levado o prêmio de melhor canção. Já se apresentou em eventos como Showlivre, Festival Nova Brasil FM, Festival Fico em Casa, Festival Sonora e Casa Natura Musical.

https://amandamagalhaes.art/

 

SOBRE BOIA FRIA PRODUÇÕES

Há 13 anos no mercado, a Boia Fria Produções é uma produtora cultural, editora musical e selo fonográfico com foco na música negra em todas as suas vertentes, desde a MPB, passando pelo jazz, samba, funk setentista, até o rap e a soul music nacional. Já trabalhou com artistas de renome como Azymuth, Seu Jorge, Racionais MCs e Elza Soares, e foi responsável pelas carreiras dos rappers Dexter e Rincon Sapiência. Atualmente, administra a carreira de Amanda Magalhães e também se dedica a projetos como o Mestres da Soul e o SP RAP, eleito pelo público do Guia da Folha o “Melhor Festival de 2014”, além dos festivais Fico em Casa BR, Favela em Casa e do projeto Diversidartes, que reúne artistas com múltiplas deficiências.

www.instagram.com/boiafriaproducoes

 

Sair da versão mobile