Defensora das mulheres negras pela ONU Mulheres Brasil e referência internacional em causas sociais, Kenia integra a Agenda 2030 da ONU, já foi Embaixadora da VolvocarBR e figura entre os 100 afrodescendentes mais influentes do mundo pelo Mipad. Sua trajetória inclui prêmios como Raça, Faz Diferença (O Globo/Firjan) e Responsabilidade Social da ALERJ, além da experiência como palestrante do TEDxSãoPaulo. Ao assumir a apresentação da maior mobilização inter-religiosa do Brasil, ela soma um novo capítulo à sua jornada de impacto social.
Na televisão, destacou-se em Encantado’s (Globoplay), interpretando a dona de uma empresa de cosméticos, e participou da série Veronika, projeto do AfroReggae Audiovisual também exibido no Globoplay. Prestes a completar 50 anos no início de 2026, com 1,74 m e uma rotina ligada ao esporte, Kenia também é diretora da Fundação Beatriz Nascimento, em Nova Iorque. No lado pessoal, celebra a maternidade e a alegria de ser avó de Ayo, 5 anos, e Malawi, 2 anos.
Consolidada há 18 anos como referência internacional, a Caminhada reuniu cerca de 1,8 milhão de pessoas em Copacabana, em defesa do respeito às crenças, à diversidade e ao Estado laico. O ato é organizado pela CCIR – Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, única organização no mundo a reunir representantes de praticamente todas as tradições religiosas em torno de uma causa comum, sob a liderança do Babalawô Ivanir dos Santos.
“Foi uma experiência incrível participar da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. Fui convidada pelo professor e Babalawô Ivanir dos Santos, a quem conheço desde os 13 anos, quando já fazia parte dos movimentos afros no Rio para entender minha identidade como mulher negra e mulher de santo. Tenho 15 anos de feita e um terreiro encantado na Zona Oeste. Estar em Copacabana, território afro-brasileiro que também é palco de denúncia e resistência, foi emocionante. Ver religiões se abraçando, pessoas de Cristo cantando para os orixás e pessoas de orixá cantando para Cristo mostra o Brasil que queremos e que a Constituição garante. Foi um dia de celebração, amor, alegria e paz. Espero estar presente muitas vezes ainda”, declarou Kenia Maria.