6a Edição do Conexões Camerísticas na Escola de Música de Brasília

Festival reúne 15 grupos de câmera de todo o Brasil para intercâmbio e três dias de concertos na Capital

Dias 30/10, 1 e 3/11.  Entrada gratuita.

A Escola de Música de Brasília recebe, entre 30/10 e 3/11, a 6ª edição do   festival Conexões Camerísticas, encontro de música de câmara de Brasília que reúne grupos profissionais de diferentes formações musicais. Serão três noites de concertos,  nos dias 30/10, 1 e 3/11, reunindo sonoridades e cameristas de várias partes do Brasil que apresentam repertório preparado especialmente para o evento.

Foram selecionados, por meio de edital, quatorze grupos de música de câmara de todo o País, com formações de dois a oito participantes, e se juntam ao anfitrião e idealizador do projeto, Quarteto Transversal: Dynamos Duo, Trio Característico, Liberarte Trio, Karla Dias & Diogo Giancristoforo, Paloma Pitaya e Pedro Iaco, Duo Arraes-Moyer, Fórmula Duo, Danilu Duo, Duo Guerra-Rimoldi, Duo Foz, Duo Affretato, Duo Calliandra, Quarteto Capital e Descobertas.

Para a seleção, a curadoria, formada por Carlos Costa, Darrin Milling, Renata Pereira e Sérgio Barrenechea, avaliou 87 inscricões, de participantes do Distrito FederAL (56), São Paulo (10), Minas Gerais (6), Rio de Janeiro (4), Bahia e Rio Grande do Norte (2), e Espírito Santo, Paraíba e Goiás (1).

A Música de câmara é a música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes que originalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio. Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos. Sua composição é geralmente de até dez integrantes, no máximo. Entre os seus gêneros mais importantes estão o quarteto de cordas, quinteto de sopros e o trio com piano e outras diversas combinações de instrumentos.

 “Está ressurgindo uma nova geração de grupos musicais, das mais distintas formações e com grande variedade de repertório, apresentando ao público uma renovada safra de músicos. O Conexões Camerísticas nasce para unir essas iniciativas e trocas, além de fortalecer a música de câmara. E este ano, pela primeira vez, conseguimos ampliar o festival para todo o Brasil. Temos um recorte representativo nacional, que será apresentado aqui durante o festival”, explica Sammile Bonfim, uma das idealizadoras.

Além de agregar grupos de qualidade, desde sua primeira edição, o encontro tem propiciado o surgimento de novos conjuntos musicais, impulsionados pelos estímulos dos grupos participantes. “Por isso, soma-se ao viés artístico, também um aporte educacional, que ao longo das edições vem se consolidando”, acrescenta.

O festival Conexões Camerísticas é realizado com recursos do FAC/DF (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal).

 Programação*

Segunda, 30 de outubro

Quarteto Transversal – DF

Karla Dias e Diogo Gianchristoforo – DF

Paloma Pitaya e Pedro Iaco – SP

Duo Calliandra – DF

Liberarte Trio – DF

Quarta, 1º de novembro

Duo Affretato – RJ

Duo Foz – MG

Dynamos Duo – DF

Quarteto Capital – DF

Fórmula Duo – PB

Sexta, 3 de novembro

Duo Guerra-Rimoldi – MG

Trio Característico – MG

Danilu – PB/DF

Duo Arraes-Moyer – DF

Descobertas – DF

*Confira o programa completo e mais detalhes sobre os grupos e repertórios no no instagram do projeto @conexoescameristicas ou no https://www.conexoescameristicas.com.br/

 

 Serviço

6º Conexões Camerísticas

Festival de grupos de câmara

Dias 30/10, 1 e 3/11, às 19h30

Teatro Levino Alcântara

Escola de Música de Brasília (SGAS 602 Sul)

Entrada gratuita

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.