Foto: Arquivo / Lucíola Villela.
Se engana quem acha que brinquedos são “coisa de criança”. Na verdade, eles são parte intrínseca da vida dos pequenos e dos adultos. Sejam comprados em lojas específicas, direto de artesãos ou no varejo, eles são responsáveis pela movimentação de bilhões todos os anos.
Segundo o Sebrae, o mercado de brinquedos e jogos atingiu US$ 6,52 bilhões em 2022, com projeção da taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 8,87% até 2027.
De acordo com dados do Statista, esse crescimento será impulsionado pelo aumento nas vendas online, mudanças nas preferências do consumidor, forte concorrência de preços entre os principais players e aumento na demanda por brinquedos mais ecológicos e de alta qualidade.
Benefícios dos brinquedos
Além de garantirem diversão para toda a família, os brinquedos oferecem uma variedade de estímulos benéficos ao desenvolvimento das crianças.
Alguns deles, por exemplo, ajudam a desenvolver habilidades físicas como coordenação motora e equilíbrio. Outros, em contrapartida, estimulam o raciocínio lógico, a resolução de problemas, o exercício da memória e a concentração.
Há, ainda, aqueles que permitem a construção de cenários, desafiando a criatividade dos pequenos.
Vale citar, por fim, que o desenvolvimento emocional, a comunicação e a empatia também podem ser exercitados por meio de brinquedos e jogos.
Para adultos, além do sentimento de nostalgia, os brinquedos podem ser uma boa maneira de se conectar com outras pessoas e muitas vezes são usados como divertidos objetos de decoração.
O que está fazendo sucesso
Se você está por fora do segmento dos brinquedos e jogos, pode ter dificuldade em encontrar itens para presentear ou até mesmo para revender em seu estabelecimento físico ou em lojas de atacados online. Dessa forma, é interessante conhecer os itens que fazem a cabeça da criançada atualmente.
Alguns brinquedos antigos nunca saem de moda. É o caso de carrinhos colecionáveis Hot Wheels e bonecas Barbie, que estiveram no top 3 mais vendidos de 2020, segundo a loja de brinquedos Toymania.
Em contrapartida, outras novidades rapidamente caem no gosto dos pequenos e se tornam best sellers.
Como exemplos, é possível citar os fidget toys, projetados para ajudar seus usuários a lidar com sentimentos como estresse e ansiedade.
Eles servem para ser manipulados por crianças e adultos e ganharam popularidade nos últimos anos. Exemplos de fidget toys incluem os fidget spinners — um dispositivo pequeno, com três pontas, que pode ser girado entre os dedos — e pop-it — placas de silicone com pequenas bolhas que podem ser apertadas de um lado para o outro.
Brinquedo pop-it. Foto: Reprodução / Pexels.
20 dos brinquedos mais vendidos do mundo
Em 2021, um levantamento realizado pelo portal “Good to Know” com informações do NPD Group revelou 20 dos brinquedos mais vendidos na história do Reino Unido e do mundo.
Enquanto alguns deles trazem memórias da infância, outros continuam sendo comercializados e podem ser encontrados em lojas de brinquedos e portais de vendas online.
Além disso, muitos deles podem ser até mesmo revendidos em seu varejo ou atacado online. Confira:
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Lego
Reprodução/Amazon
Os tradicionais blocos de construção estrearam em 1947 e vêm sendo sucesso de vendas desde então. Segundo a apuração, 400 milhões de pessoas já brincaram com Lego ao redor do mundo.
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Tamagotchi
Reprodução/Amazon
Febre entre crianças da década de 1990, os Tamagotchis são os famosos “bichinhos virtuais” que demandam cuidados ininterruptos.
Com eles, as crianças se tornam responsáveis por alimentar, medicar e cuidar de um animal em uma pequena tela.
Surpreendentemente, o brinquedo teve uma reedição recente e pode ser encontrado em lojas de brinquedos.
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Barbie
Reprodução/Amazon
Em 2023, as bonecas mais queridas da Mattel completam 64 anos, mas continuam queridas pelas crianças. Somente entre 1992 e 1995, 10 milhões de unidades foram vendidas pelo mundo.
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Buzz Lightyear
Reprodução/Amazon
Em 2019, um artigo da BBC confirmou que o personagem das franquias de filmes “Toy Story” é o brinquedo mais vendido da Disney de todos os tempos. Ao infinito e além!
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Sylvanian Families
Reprodução/Amazon
Os pequenos animaizinhos lançados em 1985 foram — e continuam sendo — famosos entre adultos e crianças. Essas figuras colecionáveis ainda contam com acessórios e cenários em miniatura e encantam por sua delicadeza.
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Monopoly
Reprodução/Amazon
Jogos de tabuleiro são diversão para toda a família. Um dos mais famosos deles é o Monopoly, brincadeira de compra e venda de propriedades que já teve mais de 275 milhões de unidades vendidas ao redor do globo.
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Game Boy
Reprodução/Nintendo
Com 180 milhões de unidades vendidas desde 1989, seu ano de lançamento, o Game Boy Nintendo é uma nostalgia certa para adultos que cresceram nos anos 90 e 2000.
O brinquedo parou de ser vendido em 2001, mas ainda pode ser encontrado para compra em comércios de usados.
Apesar disso, a Nintendo não parou de investir na criação de jogos portáteis. Atualmente, a marca é responsável pelo videogame portátil Nintendo Switch, sucesso entre adultos e crianças.
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Furby
Reprodução/Coolshop
Pequenos monstrinhos fofos de pelúcia, os Furbies tiveram seu auge no começo dos anos 2000. Em 2013, eles foram relançados sob o nome de “Furby Booms” e contam até mesmo com um aplicativo para celular para integrar a brincadeira ao meio digital.
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Bonecas L.O.L Surprise!
Reprodução/Amazon
Sensação entre crianças nascidas na década de 2010, as bonecas-surpresa L.O.L foram os brinquedos mais vendidos entre os anos de 2017 e 2019. Parte do sucesso do brinquedo se deve ao fator surpresa: cada uma delas é escondida dentro de uma esfera e sua aparência só é revelada após abertas.
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Bonecas Cabbage Patch
Reprodução/Amazon
Trazidas para o Brasil como “Bonecas Repolhinho”, as bonecas Cabbage Patch foram sucesso na década de 1980. Elas tinham mãos, pés e cabeça rígidos e corpo fofinho, além de serem acompanhadas de um “certificado de adoção”.
Essas bonecas fofinhas pararam de ser comercializadas, mas ainda é possível encontrá-las em sites de venda de usados e com colecionadores de antiguidades.
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Cubo Mágico
Reprodução/Amazon
Amado por crianças e adultos até hoje, o Cubo Mágico — ou “Cubo de Rubik” — desafia a mente de quem tenta desvendá-lo e já ganhou até competições. Somente em 1983, 100 milhões de unidades do brinquedo foram vendidas pelo mundo.
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Brinquedos LeapFrog
Reprodução/Amazon
A marca de produtos educativos LeapFrog foi fundada em 1994 na Califórnia (EUA), e é responsável pela criação de brinquedos inovadores e lúdicos.
O escopo de brinquedos da marca conta com tablets educacionais, dispositivos eletrônicos que auxiliam no aprendizado da leitura e da escrita e outros itens.
Apesar de não ser comercializada no Brasil, alguns produtos da LeapFrog podem ser encontrados em sites de usados.
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Nintendo Wii
Reprodução/Amazon
Esse foi o videogame favorito do início da década de 2010, com competições que incentivavam a prática de exercícios físicos a sós ou em grupo. Com ele, era possível praticar atividades como tênis, boliche e muito mais.
Sua produção foi encerrada em 2013, mas o console ainda pode ser encontrado em lojas de venda de usados.
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Tartarugas Ninja
Reprodução/Amazon
Sucesso até os dias de hoje, as Tartarugas Ninja foram amplamente vendidas no início da década de 1990. Por aqui, elas podem ser encontradas em diversos modelos de bonecos e action figures colecionáveis em lojas de brinquedos e na internet.
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Câmera Kidizoom
Reprodução/Amazon
A câmera digital Kidizoom foi projetada especialmente para crianças e se tornou febre entre os anos 2009 e 2010. Ela contava com facilidades como jogos, MP3 player, tela LCD e outros. Atualmente, ela não é mais comercializada no Brasil, mas pode ser encontrada na internet.
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Bratz
Reprodução/Amazon
Desde seu lançamento, mais de 150 milhões de unidades das bonecas Bratz já foram vendidas. Com desenho animado e até filme live action, essas concorrentes da Barbie foram lançadas em 2001 e são comercializadas até hoje. Elas podem ser encontradas em lojas de brinquedos físicas e online.
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Beyblade
Reprodução/Amazon
Trata-se de outro sucesso dos anos 2000 que segue sendo amado pelas crianças. Esses “peões” estilizados foram os mais vendidos do ano 2003 e voltaram à popularidade em 2016, com uma nova edição do desenho animado homônimo. Atualmente, ainda são comercializados em lojas de brinquedos físicas e online.
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Boneco Stretch Armstrong
Reprodução/Amazon
Apesar de não ter sido um sucesso estrondoso no Brasil, esse boneco flexível e aparentemente indestrutível se tornou um grande desejo entre as crianças do exterior em 1976. Posteriormente, em 2016, ele ganhou um relançamento. Por aqui, ele pode ser encontrado em sites como Amazon e Mercado Livre.
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Iggle Piggle
Reprodução/AliExpress
O brinquedo mais vendido de 2008 foi inspirado no personagem homônimo após o sucesso do programa de televisão infantil britânico “In The Night Garden”, que não teve transmissão no Brasil.
Por aqui, algumas réplicas da pelúcia podem ser encontradas na Amazon ou no AliExpress.
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Star Wars
Reprodução/Amazon
Action figures inspiradas nos personagens de Star Wars já lucraram, segundo a apuração, mais de 10 bilhões de libras esterlinas — cerca de 63 bilhões de reais — em vendas.
Pelo sucesso da franquia de filmes e pelo lançamento de filmes recentes em 2015, 2017 e 2019, a popularidade desses brinquedos voltou ao topo, conquistando adultos e crianças.
Novos modelos de compra contribuem para o sucesso dos brinquedos
Apesar de muitos dos brinquedos mais vendidos da história terem sido lançados antes do advento da internet, os novos modelos de compra facilitaram o acesso a tais produtos e impulsionaram vendas.
Somente em 2020, durante a pandemia de COVID-19, R$ 13,9 bilhões em brinquedos foram vendidos no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). Nesse sentido, vale ressaltar que grande parte das vendas foi realizada por meio de negócios como e-commerces e atacados online, já que o Brasil estava em lockdown.
A criação de novos produtos e o surgimento de novos filmes, animações e personagens aquecem o mercado de brinquedos. O mesmo vale para datas comemorativas como Dia das Crianças e Natal, que garantem que o segmento nunca pare de vender.