“Seja o sorriso de alguém e da sua mãe também. Salve vidas e a deixe orgulhosa“. Esse é o mote da campanha de Dia das Mães do GSH Banco de Sangue de Brasília, que está circulando nas redes sociais da instituição, convidando os doadores a surpreenderem suas mães com esse presente de amor que pode salvar até quatro vidas: a doação de sangue.
Com essa iniciativa, o Banco de Sangue pretende homenagear as mães e sensibilizar a família toda para doar sangue. “Estamos nos recuperando de um período com vários feriados prolongados seguidos que impactaram na queda dos nossos estoques, o que afastou os doadores temporariamente”, explica Isabela Dias, coordenadora regional do Banco de Sangue.
De acordo com a coordenadora, atualmente, os estoques estão 40% abaixo do ideal, o que configura um estado crítico que pode comprometer o equilíbrio no abastecimento às demandas dos hospitais atendidos. “Hoje abastecemos as unidades do Santa Lucia Sul com as maternidades, Santa Lucia Norte, Hospital do Gama, Dfstar, Santa Helena como referência em materno infantil e todo suporte transfusional às unidades Santa Luzia e Hospital do Coração, com uma demanda cada dia maior para procedimentos”, informa Isabela.
Os tipos O- e + são os que mais estão em falta. Considerado universal, o tipo O-pode ser transfundido em qualquer pessoa, em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sangue do paciente. Porém, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos.
O GSH Banco de Sangue de Brasília atende aos doadores de segunda a sábado, das 7h às 12h30, na SGAS 915 — Asa Sul — 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star).
Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente pelos telefones (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648, observando os requisitos abaixo.
Requisitos básicos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.
- Não é necessário estar em jejum;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 7 dias;
- Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
- Não ter diabetes em uso de insulina;
Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Critérios específicos para o Coronavírus:
- Pessoas com diagnostico ou suspeita de Covid, deverão aguardar 10 dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos;
- Pessoas com teste positivo para Covid sem sintomas deverão aguardar por 10 dias após a data da coleta do exame;
- Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19 e/ou realizou isolamento voluntário ou por orientação médica aguardar 10 dias após o último contato/término do isolamento;
- Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.
|
Serviço:
GSH Banco de Sangue de Brasília
Endereço: SGAS 915 — Asa Sul — 2º subsolo do Centro Clínico Advance I (próximo ao DF Star)
Telefones: (61) 3011-7531 e (61) 9632 3648
Atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 12h30
Estacionamento gratuito para doadores no local.