‘Zootopia’ da vida real? Estudo mostra que peixes dourados podem dirigir

Grupo de pesquisa da Universidade Ben-Gurion, de Israel, mostra que peixes dourados conseguem aprender a dirigir

Em um novo experimento, publicado na revista científica Behavioural Brain Research, um peixinho dourado apareceu dirigindo uma espécie de carro motorizado cheio de água.

O estudo foi feito pela Universidade Ben-Gurion, em Israel, e tinha como premissa entender a capacidade de peixes dourados de dirigir sob estímulos.

O veículo utilizado para a pesquisa conta com um tanque de água e segue a direção que o peixe desejar. Por exemplo, quando o animal vai para a esquerda do tanque o carro vai para a esquerda também.

Os cientistas colocaram um alvo rosa na direção que o peixe deveria ir, com o objetivo de estimular o animal a seguir por aquela direção.

Durante a pesquisa foram usados seis peixes dourados. De acordo com os resultados divulgados, no início do estudo os peixes seguiam caminhos aleatórios e confusos, mas com o passar do tempo, os movimentos se tornaram mais calmos e direcionados.

No futuro, os estudiosos pretendem descobrir se os peixes conseguem ‘dirigir’ por rotas mais longas e menos planejadas.