Ouça a inversão do campo magnético da Terra que ocorreu há mais de 40 mil anos

Cientistas da Universidade Técnica da Dinamarca e do Centro Alemão de Investigação em Geociências recriaram o evento em vídeo e áudio

 

Pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca e do Centro Alemão de Investigação em Geociências criaram uma visualização com som do Evento de Laschamp, uma excursão eletromagnética que ocorreu entre 42.200 e 41.500 anos atrás.

Durante o evento, houve uma curta reversão do campo magnético da Terra, ou seja, o campo magnético do planeta se inverteu brevemente durante este período, caindo para 5% da força atual. Isso permitiu que mais raios cósmicos chegassem à atmosfera da Terra.

Utilizando dados da Agência Espacial Europeia (ESA), os cientistas mapearam os movimentos das linhas do campo magnético terrestre durante o Lachamp e criaram uma versão sonora estéreo. Ouça a seguir:

Evento de Lachamp

A inversão do campo magnético normal para o campo invertido durou cerca de 250 anos, enquanto o campo permaneceu invertido por 440 anos. Durante a transição, a força do campo caiu para 5% do atual e, na inversão, permaneceu com força de 25% do que é hoje. Mais raios cósmicos passaram a atingir a Terra, causando uma perda do escudo geomagnético do planeta.

Esse evento teria contribuído para a extinção da megafauna australiana e para a extinção dos Neandertais. No entanto, falta de provas corroborantes de uma ligação causal entre Laschamp e essas alterações lançam dúvidas do efeito real do evento nas alterações ambientais globais.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.