O que é inteligência artificial e quais suas aplicações?

inteligência artificial

A inteligência artificial está presente em nosso dia a dia de muitas maneiras, e compreender o seu funcionamento é fundamental para qualquer empresa que queira se modernizar.

Trata-se de uma das principais tecnologias da atualidade e pode mudar consideravelmente a maneira como a corporação funciona.

Só que além de modernizar o negócio, a inteligência artificial também traz muitos benefícios, independentemente do segmento de atuação do negócio.

Ela está muito além de automação mecânica, pois engloba processos cognitivos e aumenta a capacidade de aprendizado.

Isso quer dizer que a inteligência artificial está muito além de automatizar atividades repetitivas e numerosas. Na verdade, ela é capaz de fazer análises e tomar decisões baseada em números.

Pode ser aplicada de várias maneiras, desde as mais simples até as mais complexas, o que permite atender às necessidades do seu negócio de um jeito muito mais simples e prático.

Se você quer modernizar a empresa por meio desse recurso, primeiro precisa conhecer um pouco mais sobre ele.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é inteligência artificial, mostrar como ela funciona e quais são suas principais aplicações. 

Qual o conceito de inteligência artificial?

Inteligência artificial, também conhecida como IA, é o agrupamento de várias tecnologias, como sistemas de aprendizado, que são capazes de simular a inteligência humana.

Esse recurso consegue perceber o ambiente e possui certas habilidades para tomar decisões. Pode-se dizer que ela se relaciona a soluções tecnológicas que realizam suas atividades de maneira inteligente.

Se um sistema chamada de enfermagem se baseia em inteligência artificial, consegue aprender por conta própria, por conta de um sistema de aprendizado que analisa grandes volumes de informações.

A IA também é uma ciência que tem o propósito de estudar, desenvolver e empregar maquinário capaz de realizar atividades humanas, sem precisar da interferência de uma pessoa.

Como a inteligência artificial funciona?

A inteligência artificial funciona por meio de diferentes tecnologias, como no caso do machine learning.

Em português, esse nome significa aprendizado de máquina, e nada mais é do que um método de avaliação de dados que torna o desenvolvimento de padrões analíticos um processo automatizado.

O machine learning funciona tendo como base a ideia de que os sistemas tecnológicos podem aprender por meio de dados, descobrem padrões, tomam decisões e conseguem se aperfeiçoar ao longo do tempo.

Outra tecnologia que embasa o funcionamento da inteligência artificial é o deep learning, quem português pode ser chamado de aprendizagem profunda, um tipo de aprendizado de máquina.

Seu funcionamento consiste em uma rede neural artificial de várias camadas de abstração, e pode ser aplicado para aumentar o reconhecimento de padrões e aplicativos que são amparados por conjuntos de dados.

Por exemplo, uma pessoa que está pesquisando sobre rastreador para caminhão via satélite pode encontrar esse serviço com o funcionamento deep learning.

O aprendizado acontece por meio de camadas de neurônios matemáticos que processam toda a informação. Nessa estrutura, a saída da camada anterior é correspondente à entrada da posterior.

Outra característica importante é que essa tecnologia treina as máquinas para que possam executar suas atividades, da mesma forma em que as pessoas. Ela consegue identificar imagens, reconhecer falas e processar dados.

Por fim, outra tecnologia que embasa o funcionamento da inteligência artificial é o processamento de linguagem natural. 

O objetivo é reproduzir processos de desenvolvimento que se relacionam ao funcionamento da linguagem humana.

Para funcionar, esse recurso precisa de softwares, programação e outros tipos de soluções. Com ele, a máquina compreende textos, extrai informações, faz resumos, dentre outras possibilidades.

Outra possibilidade é compor textos com base em informações obtidas em outros computadores, o que facilita o atendimento ao cliente e a produção de relatórios corporativos.

A inteligência artificial pode ser aplicada em um totem robô para evento, mas também estar presente em várias outras aplicações dentro das empresas.

Como a inteligência artificial pode ser aplicada?

A inteligência artificial pode ser aplicada de várias formas e para várias necessidades. E dentre as que mais se destacam estão:

Saúde

Os profissionais da saúde podem anexar sensores ao organismo de um paciente, de modo que o médico receba informações em tempo real sobre a saúde do indivíduo.

É possível saber mais sobre seus batimentos cardíacos, índice glicêmico, nível de stress, dentre outras informações. 

O dispositivo também oferece um quadro completo, que ajuda, dentre outras coisas:

  • Recomendar tratamentos;
  • Detectar doenças futuras;
  • Fazer alertas de medicamentos;
  • Antecipar diagnósticos.

Em outras palavras, a inteligência artificial está melhorando e evoluindo ainda mais a área da medicina, garantindo saúde e bem-estar para todos.

Financeiro

Ao contar com a IA, fabricantes de totens fotográficos terão acesso a uma ferramenta capaz de processar dados muito úteis na avaliação de indicadores e tomadas de decisão.

A tecnologia fornece sugestões e medidas que podem ser aplicadas, atuando diretamente nos processos gerenciais, de modo automatizar o cálculo de preços, como obter o melhor retorno sobre investimentos, dentre outras necessidades.

O recurso também ajuda a prevenir fraudes, uma vez que automatiza análise e concessão de seguros, créditos oferecidos por bancos e seus exponenciais riscos.

Em instituições financeiras, a ferramenta também ajuda a conciliar transações em massa e a obter uma compreensão maior sobre as demandas, desejos e expectativas dos consumidores.

Relacionamento com o consumidor

Abordar novos clientes ou até mesmo solucionar uma reclamação era algo que dependia exclusivamente do trabalho humano.

Hoje em dia, por meio dos chatbots, é perfeitamente possível fazer esse trabalho de maneira mais barata e garantir uma boa experiência ao consumidor.

O funcionamento é muito simples, os bots usados no atendimento ao cliente de um fabricante de relógio de ponto digital com comprovante aprendem as dúvidas mais frequentes dos consumidores e absorvem conhecimento constantemente.

A empresa pode integrar essa tecnologia com outras ferramentas que utiliza no seu dia a dia, como o Messenger. 

Além disso, também é possível usá-lo para outros serviços, como envio de campanhas e integrá-lo a modalidades de pagamento.

Recursos Humanos

A inteligência artificial também pode ser aplicada na rotina do RH, redirecionando os colaboradores para atividades de maior valor agregado.

A tecnologia vai atuar em operações que exigem menos raciocínio e análise. Além disso, pode ser aplicada em gerenciamento de processos longos e na ambientação de recém-contratados.

A aplicação no departamento de recursos humanos é tão promissora que uma nova profissão surgiu disso: o gerente de inteligência artificial.

O papel desse profissional é aprimorar a implementação e o gerenciamento desse recurso dentro da companhia.

Vendas

Empresas de infraestrutura de rede cabeada podem ir além do controle de dados e usar a inteligência artificial no processo de vendas.

Ela pode apresentar recomendações e direcionar as atividades empresariais, de modo a impulsionar as vendas e melhorar os resultados obtidos por diferentes canais.

Exemplos disso são os softwares especializados em comercialização, capazes de analisar o desejo do consumidor e o retorno que as ações trazem para a marca.

O recurso também pode ser usado para fazer indicações a respeito daquilo que o cliente procura, com uma precisão de cerca de 90%.

Marketing

Na área de marketing, a IA pode ser usada para mapear tendências, oportunidades e comportamentos do público, de modo a se antecipar às demandas.

O objetivo é melhorar o atendimento ao público, como no caso dos chatbots aplicados em caixas de mensagens nas redes sociais, aplicativos de mensagem instantânea, salas de atendimento, dentre outras possibilidades.

É a forma que um fabricante de cadeira elétrica para deficiente tem de interagir melhor com os consumidores em aumentar a capacidade de atendimento.

A inteligência artificial consegue responder aos questionamentos, levando em conta análises realizadas no conteúdo de diálogos anteriores.

A equipe de marketing também pode usar essa ferramenta para conhecer melhor o comportamento do usuário, uma vez que ajuda a analisar o conteúdo digital e aplica algoritmos para segmentar perfis, com base no hábito das pessoas.

Isso ajuda a recomendar produtos que os consumidores terão mais probabilidade de se interessar. 

Uma das estratégias de marketing mais usadas é o retargeting, e pelo fato de identificar hábitos de compra, a IA pode automatizar essa prática.

Neste caso, é feito envio de uma oferta com redução de preço de determinado item para consumidores que desistiram do processo de compras anteriormente.

Considerações finais

Sendo assim, a inteligência artificial pode ser aplicada na limpeza de dutos com robô, mas também de várias outras formas, como vimos ao longo deste artigo.

O objetivo da tecnologia é facilitar o dia a dia das companhias de muitas maneiras, além de aumentar a satisfação dos clientes com os produtos e serviços oferecidos e com a qualidade do atendimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.