Finalmente a Nasa conseguiu acessar as mostras histórica do asteroide Bennu

Os dois suportes na cabeça do amostrador mantiveram-se imóveis por quase quatro meses, desafiando os esforços dos técnicos da NASA

Quase quatro meses após capturar uma amostra histórica do asteroide Bennu, a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou que finalmente conseguiu remover os últimos suportes que impediam o acesso à mostra histórica da rocha espacial, coletada pela sonda OSIRIS-REx.

Os suportes na cabeça do amostrador mantiveram-se imóveis por quase quatro meses, impedindo que os técnicos da Nasa conseguissem abrir totalmente o recipiente sem alterar a pureza da amostra.

A equipe de pesquisadores da Nasa se viu com um grande desafio nas mãos quando dois dos 35 fixadores não puderam ser removidos com as ferramentas convencionais. Em trabalho conjunto, engenheiros e cientistas desenvolveram novas ferramentas feitas de um tipo específico de aço inoxidável cirúrgico não magnético, testado rigorosamente antes do uso no laboratório.

“A inovação e a dedicação desta equipe têm sido notáveis. Estamos todos entusiasmados em ver o tesouro restante que a OSIRIS-REx possui”, disse Eileen Stansbery, chefe da divisão ARES do Johnson Space Center da NASA, em entrevista ao portal Iflscience. Já a Dra. Nicole Lunning, curadora do OSIRIS-REx na Johnson, destacou o desafio de projetar ferramentas que atendessem às rigorosas restrições de material impostas pela curadoria, protegendo assim o valor científico da amostra do asteroide.

Cerca de 70,3 gramas de material do asteroide Bennu já foram coletados até o momento, superando as expectativas da missão. Uma parte dessa amostra já está disponível para o público, proporcionando uma visão única do asteroide que representa uma janela para os primórdios do Sistema Solar.

O estudo das propriedades físicas e químicas do asteroide Bennu pode ainda fornecer pistas cruciais sobre os processos de formação planetária ocorridos há 4,5 bilhões de anos. Para os pesquisadores, o sucesso na remoção dos fixadores é mais um passo em direção à compreensão profunda desses blocos de construção cósmicos.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.