Os telejornais são uma ferramenta essencial para a sociedade, é através deles que a população fica informada e entende todos os movimentos políticos, econômicos e sociais do país e do mundo. Entretanto, pouco se sabe sobre como funcionam as gravações de telejornal.
Esse espectro por trás das câmeras movimenta uma série de pessoas e recursos como instalações elétricas prediais para conseguir apresentar um resultado final adequado para o espectador, que precisa ter informações honestas, transparentes e reais em seu dia a dia.
O principal combustível de um telejornal são as notícias. É preciso que existam diversos acontecimentos ao longo do dia para colocar as informações em pauta e apresentar para o público final, o que pode variar de diversos aspectos como:
- Trânsito;
- Policial;
- Economia;
- Meteorologia.
Entre diversos outros aspectos, que se unem para deixar o consumidor mais preparado para entender o mundo ao seu redor. Esse tipo de busca por notícias gera toda uma movimentação de diversas equipes jornalísticas e parceiros para gerar resultados.
1 – Planejamento do telejornal
A primeira etapa para conseguir trabalhar com este formato é o planejamento. Aqui, a equipe de redação determina quais são as pautas mais relevantes para o momento e começam a organizar a edição usando ferramentas avançadas como cabeamento optico.
Existem notícias frias nesse processo, matérias que não têm a necessidade de ir ao ar imediatamente. Estas são muito importantes para conseguir compor adequadamente o telejornal e garantir seu tempo de exibição.
Ainda assim, matérias ao vivo e reportagens urgentes não são incomuns, principalmente quando há uma preparação envolvida nesse tipo de abordagem.
A não ser que algo seja muito importante ou de impacto nacional, as matérias acabam se acumulando para o horário do telejornal. No caso do primeiro tipo de notícias, é comum que se abra um plantão interrompendo a programação para conseguir informar a população.
A redação de um telejornal é muito similar a um estúdio de televisão. Há uma bancada e espaço para o âncora apresentar as notícias, além de câmeras e todos os equipamentos de gravação e uma instalação de sistema de segurança.
Além disso, as equipes de reportagem costumam ter mesas e bancadas para avaliar as notícias e identificar se tudo está seguindo conforme o combinado ou se alguma mudança deve ser realizada, enquanto o profissional que está apresentando permanece na frente das câmeras.
Junto dessa bancada, é comum que um painel de chroma-key complete o ambiente, permitindo que a edição insira gráficos, tabelas e até mesmo imagens relacionadas à notícia, para torná-la mais atrativa para os consumidores.
2 – Noticiando fatos
Existem diversos tipos de notícias que podem acontecer em uma edição de telejornal. Por isso, é importante um trabalho de escolha da edição para apresentar os elementos necessários para esse tipo de atividade acontecer.
As chamadas notícias quentes são aquelas que estão acontecendo a pouco tempo, e é possível tentar uma exclusiva ou pelo menos noticiar antes de outras emissoras. Para conseguir esse tipo de trabalho, muitos jornalistas acabam tendo contatos com a polícia, bombeiros e outros órgãos de proteção.
Assim, quando há uma chamada específica para este tipo de ação, o contato alerta a emissora que manda sua equipe de jornalismo para a rua, com uma equipe composta pelo repórter de campo, um cinegrafista, o motorista e um auxiliar.
O auxiliar fica responsável por cuidar do som e da iluminação, garantindo que o trabalho do cinegrafista fique adequado para que o repórter possa noticiar algo sobre um acidente envolvendo sacadas de vidro, por exemplo.
Desse modo, são, então, realizadas as entrevistas possíveis, passagens e outros elementos da reportagem.
No caso das notícias frias, apesar de serem do mesmo tipo de equipe, as coisas acontecem com um pouco mais de calma e preparação. Isso porque normalmente as notícias frias são agendadas, como lançamentos e matérias de comportamento.
Por exemplo, pode ser algo voltado ao lançamento de um bebedero de agua e suas vantagens para a população de uma cidade. Dessa maneira, o repórter vai até o local e entrevista os empresários e os usuários do item.
Neste caso, todos os envolvidos na reportagem já vão cientes do que está acontecendo, os responsáveis pela área relacionada à matéria já têm um preparo prévio e é possível preparar a situação com mais calma.
Todas as matérias, quentes ou frias, são enviadas diretamente para a redação, um elemento que era muito comum ser realizado em fitas, mas que hoje é mais rápido e preciso. A tecnologia evoluiu consideravelmente, e hoje a internet é uma grande aliada das redações.
Notícias do mundo inteiro podem chegar em questão de minutos, e até mesmo links ao vivo permitem que pessoas em diversos pontos se comuniquem em tempo real, criando um elemento muito mais efetivo para a comunicação.
3 – O trabalho de edição
Depois que as matérias são completadas e enviadas para a redação, é hora de começar um dos processos mais importantes do trabalho jornalístico: a edição do material.
Pois bem, podemos dizer que esse processo acontece em um ambiente próprio para isso, com equipamentos e um ar condicionado fancolete, conhecido como ilha de edição.
É ali que os editores de imagem e texto trabalham em conjunto para conseguir colocar as imagens filmadas pelo cinegrafista com as falas do jornalista, além de otimizar as gravações e até mesmo colocar trilha sonora, se for o caso.
Matérias de um telejornal costumam ter entre um minuto e um minuto e meio de duração, e essa padronização ajuda os editores a fazer a montagem das peças para deixar tudo pronto para quando o jornal for ao ar.
Esse tipo de ação é muito importante para verificar erros de gravação, de fala e outros pontos importantes que devem ser trabalhados durante a edição, para garantir que a matéria seja feita da melhor maneira possível.
A passagem também é decidida durante a edição, e os profissionais escolhem o melhor momento para inserir esse pedaço da reportagem sem prejudicar o conteúdo sobre serviços de limpeza e conservação, por exemplo, que está sendo apresentado.
4 – Decidindo a grade de notícias
Depois que todas as matérias estão editadas e prontas para ir ao ar, é o momento de definir quais delas chegarão à edição que está para iniciar. Nesse momento, o editor-chefe se junta com os editores executivos para montar um espelho.
O espelho do jornal é uma espécie de tabela, onde todas as matérias são colocadas com o tempo de duração. Aqui, os editores podem determinar a ordem correta em que cada matéria irá aparecer e quais ficarão de fora da edição.
Normalmente, o jornal inicia com as notícias de maior impacto, uma forma de atrair a atenção do público e cativá-lo para manter a audiência o máximo possível Ao todo, um telejornal costuma ter em média 35 minutos, além de comerciais.
Por isso, cabe aos editores fazer o melhor com esse tempo, apresentando uma série de notícias que atraiam a atenção do público e sejam relevantes com o momento em que estão sendo exibidas, para garantir assim a veracidade e qualidade do jornal.
O público atual, em particular, costuma ser bastante cobrativo com a qualidade do telejornal. Isso porque as pessoas buscam outros caminhos para se informar, e se o telejornal passa por algum assunto importante sem falar nada a respeito, pode perder credibilidade.
5 – Entrando no ar
Conforme o horário do telejornal vai se aproximando, é o momento dos profissionais começarem a se preparar. Os editores se juntam à figura do diretor de TV, que será o responsável pela boa execução da edição do jornal.
Estes profissionais ficam em uma sala específica conhecida como switcher. Ela tem esse nome por conta do termo switch, do inglês “troca”. Esse termo é usado porque é nessa sala que o diretor de TV define para qual câmera o apresentador irá se comunicar.
As câmeras no estúdio são equipadas com luzes de alerta, que dão sinais para que o âncora entenda o momento certo de virar para uma câmera em particular e continuar dando a notícia.
Nesta sala também é possível acompanhar os textos que serão utilizados no teleprompter, o equipamento que passa as informações para o âncora conseguir passar adequadamente as notícias para o público.
Os editores então acompanham a audiência o tempo todo, identificando o interesse do público para manter uma notícia sobre a câmera residencial no ar ou para cortá-la e passar para a próxima, garantindo que as pessoas permanecerão assistindo o telejornal.
Considerações finais
O universo do telejornal é repleto de profissionais e atividades que ficam por trás das câmeras, trabalhando para levar aos espectadores notícias de qualidade e informações relevantes para a sociedade como um todo.
Entender como essa engrenagem funciona não é simplesmente uma ação de conhecimento, mas sim uma forma de reconhecer o esforço que todos estes profissionais qualificados fazem para levar as informações a cada casa.
O compromisso com a verdade e com a informação são as bases do bom jornalismo, e entender como ele é realizado pode ser muito importante para uma compreensão maior de todo o esforço necessário para fazer notícias.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.