Atitudes que podem estragar a sua TV

O avanço tecnológico se mostra presente através dos mais diversos tipos de produtos presentes no nosso cotidiano, como por meio dos diferentes celulares, notebooks e aparelhos televisivos, assim como existe um empenho para não estragar sua TV.

Pois na mesma medida em que novos equipamentos chegam ao mercado, o preço dessas novas tecnologias não se mostram muito receptivos à população, ainda mais quando se trata de um modelo inovador, com novas ferramentas antes não disponíveis.

Um comportamento comum do mercado, que faz com que diversos equipamentos passem a contar com um valor mais acessível com o passar do tempo, de acordo como a popularização de tal modelo dentro das lojas, alcançando um certo barateamento.

O problema nisso tudo é que quem busca estar antenado às novas tecnologias precisa investir uma alta quantidade de dinheiro para se ter acesso a essas soluções de qualidade, como o uso de uma fechadura eletromagnética para otimizar a proteção do seu lar.

O mesmo vale para o ambiente empresarial, que precisa cuidar da manutenção dos seus equipamentos para garantir o seu funcionamento adequado de acordo com as aplicações prometidas pelo uso de tais dispositivos em relação às ações em uma companhia.

E cuidar da manutenção desses equipamentos pode se mostrar um investimento de destaque para esse perfil empresarial, aumentando a vida longa desses produtos sem que seja necessário consertá-los com frequência ou comprar uma linha inteira de instrumentos.

Uma ação que pode lidar com valores divergentes na medida da situação financeira de um mercado, o que faz com que um usuário pesquise por “armário de aço inox preço” e encontre um valor superior em relação ao mesmo objeto comprado meses antes.

Uma variação aplicada justamente para garantir a permanência dos índices de qualidade oferecidos por esse e por muitas outras linhas de produto. Isso sem contar com a renovação do mercado, por meio de novos lançamentos.

Conceito esse que está associado também ao uso do seu aparelho de TV em relação ao seu tempo de uso. Um dispositivo que acaba por ocupar uma posição de destaque entre os aparelhos eletrônicos a serem adquiridos para a sua casa.

O valor da TV com o passar do tempo

Com o desenvolvimento de certos aparelhos eletrônicos, eles conquistaram um grande espaço na sociedade, modificando até mesmo o comportamento social de uma maneira ampla, algo que ocorre hoje com os dispositivos celulares usados até mesmo como itens de trabalho.

Dentro desse impacto tecnológico, é importante citar a geladeira, responsável não só por gelar, mas também por ampliar o tempo de consumo de um alimento, já que ele demora mais para estragar se não estiver em contato com a temperatura ambiente.

O mesmo sendo válido também para o setor industrial, com uma empresa de capachos, por exemplo, podendo amplificar o seu ritmo de produção ao adotar o uso de máquinas dentro da sua linha de produção, aumentando assim o seu nível de confecção de peças.

Agora, quando se fala especificamente sobre o ambiente familiar, ou até mesmo individual, o aparelho eletrônico cujo funcionamento recebe um destaque em especial são os aparelhos de televisão, uma porta para diferentes mundos, tudo na sala da sua casa.

Dispositivo que modificou até mesmo a forma com que a população consome conteúdos em geral, retirando a exclusividade de ter que ir a um cinema para assistir um filme diante da possibilidade de ver tais produções diretamente do sofá de sua casa.

Aparelho que teve um grande impacto nos costumes sociais, e assim como avanço tecnológico modifica a sociedade, as mudanças são ainda mais visíveis acerca da concepção de certos equipamentos, tal como ocorreu com a televisão.

Equipamento esse que, com o passar dos anos, passou a apresentar modelos cada vez mais avançados e de maior qualidade de imagens, sendo possível destacar algumas fases específicas, como:

  • TV analógica;
  • TV analógica a cores;
  • TV digital;
  • TV Full HD;
  • TV 4K.

Existindo modelos hoje que podem ser ativados até mesmo por mecanismos de voz ou controlados pelo seu celular, assim como o controle das luzes, diante da adoção de um sistema de automação residencial de iluminação.

O único porém é que, com tantas funcionalidades, os aparelhos televisivos se encontram com um preço cada vez mais maior, sendo preciso contar com um certo investimento para se ter acesso a um aparelho de alta qualidade.

E ao se tratar de um dispositivo tão caro, é preciso ter um cuidado especial para garantir que ele tenha uma grande vida útil, ainda mais diante do conceito de obsolência programada, onde o funcionamento dos equipamentos são programados para durar menos.

Mesmo diante disso, o aparelho presente na sua sala de estar ou quarto pode sim ter um longo tempo de utilidade, sendo preciso ter atenção à sua manutenção, evitando uma série de comportamentos que podem prejudicar a sua durabilidade.

Ações prejudiciais à qualidade da sua TV

A TV funciona da mesma forma com que muitos dispositivos eletrônicos, sendo preciso ter cuidados diferenciados para garantir um melhor funcionamento desses equipamentos.

E da mesma forma em que pode ser adotado um serviço de uma empresa de manutenção elétrica predial para garantir um desempenho otimizado dos sistemas elétricos presentes em uma rede residencial, o mesmo tipo de cuidado pode ser tido com a sua televisão.

É preciso apenas evitar certas ações prejudiciais ao funcionamento do seu equipamento, entre elas:

Exposição direta ao sol

Assim como podemos ganhar diversas queimaduras ao passar horas embaixo do sol, uma situação similar pode acontecer com o seu aparelho de TV caso ele seja exposto por muitas horas aos raios solares.

Isso porque essa temperatura alta pode queimar alguma peça, como as lâmpadas internas do seu aparelho, causando aquelas famosas manchas pretas na sua televisão. A aplicação de insulfilm residencial pode ser a solução para esse tipo de problema.

Tela com alta pressão

Falando de peças queimadas, atitudes mais simples, porém igualmente diretas, como pressionar a tela da sua TV com força e frequência podem ser responsáveis pelos danos causados em seu equipamento.

Com uma forte pressão no display pode acabar quebrando as peças desse aparelho, um cuidado que precisa ser visto com atenção principalmente no momento de instalação de uma TV na sua sala ou quarto para não segurar muito forte a tela e danificá-la de cara.

Cabos dobrados

Como qualquer aparelho eletrônico, o funcionamento de um televisor depende de uma fonte alimentadora adequada, com qualquer tipo de danos nesse sistema podendo prejudicar o funcionamento desse dispositivo.

O que engloba a situação dos fios desse aparelho, sendo importante ter cuidados para não dobrá-los ou até mesmo esticá-los excessivamente, para não estragar esse equipamento.

Em certos casos, dependendo do tamanho da sua TV, recorrer a um fabricante de móveis de madeira para construir um modelo de suporte adaptado ao seu aparelho pode ser a solução adequada para se garantir uma organização correta desses fios.

Fonte de energia irregular

Além do fio dobrado, existe outra situação associada ao acesso à energia por parte desse equipamento que precisa ser visto com atenção, nesse caso estando relacionado a voltagem adequada de um aparelho, que costuma variar entre 110 e 220 volts.

Uma solução para evitar problemas de aparelhos conectados em uma rede inadequada é a opção por comprar somente equipamentos de tomada bivolt, ou seja, que se adaptam às duas voltagens.

Uso de produtos químicos

Além das manchas visíveis estragarem a experiência de assistir algo na TV, o excesso de poeira pode penetrar no equipamento, prejudicando o seu desempenho. Para se evitar isso, é preciso limpar de forma frequente seu aparelho, mas cuidado.

Trabalhe apenas com um pano seco, pois o uso de produtos químicos pode até limpar a tela, mas ao mesmo tempo pode queimar o seu aparelho de TV, com uma limpeza excessiva mostrando-se mais prejudicial do que benéfica.

Relação da TV com outros aparelhos

O uso de um televisor costuma estar associado a outros equipamentos, como um videogame ou um equipamento de home theater. No entanto, uma proximidade forte com a alta temperatura de outros aparelhos pode acabar prejudicando a sua TV.

Por isso é importante manter uma distância adequada entre esses dispositivos, além de outras combinações, como na instalação de uma moldura de madeira adequada ao seu televisor, evitando uma alta pressão capaz de danificar o seu aparelho.

TV ligada por muitas horas

O tempo de vida útil de um televisor é medido não pelos seus anos de funcionamento, mas sim pela quantidade de horas que ele passa ligado. Logo, é importante evitar deixar sua TV ligada quando ela não estiver de fato sendo usada.

Isso sem contar o uso contínuo do aparelho, que pode aumentar sua temperatura, prejudicando ainda mais o funcionamento de suas peças.

Evitar tais eventos pode garantir uma maior vida útil do seu aparelho, sendo preciso apenas contar com cuidados adicionais, como manter sua TV limpa e comprar um dispositivo adequado para sua casa, ações que podem expandir o tempo de uso da sua TV.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.