A Nasa encontrou apenas moléculas com alto teor de água e carbono em suas amostras do asteroide Bennu

Nasa seguirá com estudos da amostra do objeto espacial por mais dois anos, com cooperação de pesquisadores internacionais

 

Uma amostra de rocha e poeira retirada do asteroide Bennu contém moléculas com alto teor de água e carbono, componentes essenciais para a formação da vida como a conhecemos, afirmou o diretor da Nasa, Bill Nelson, nesta quarta-feira (11).

Eles são “exatamente os tipos de material que queríamos encontrar”, disse Nelson, acrescentando que a água estava na forma de argilominerais hidratados.

Amostra do asteroide Bennu será analisada pela Nasa por dois anos

Amostra do asteroide Bennu será analisada pela Nasa por dois anos

REPRODUÇÃO/NASA/ERIKA BLUMENFELD E JOSEPH AEBERSOLD – 11/10/2023

A divulgação faz parte de um estudo preliminar da agência, que coletou o material na missão Osiris-REx.

“É a maior amostra de asteroide rica em carbono já entregue à Terra, e ela ajudará os cientistas a investigar as origens da vida no nosso planeta nas próximas gerações”, afirmou Nelson.

Estudos da agência revelaram que o Bennu tem cerca de 4,5 bilhões de anos, e serão necessárias diversas novas pesquisas para definir a natureza dos compostos orgânicos da rocha.

A agência afirma que estudos mais completos da missão durarão dois anos, e 70% da amostra será preservada para futuras pesquisas. Isso inclui uma rodada de testes e estudos feitos por 200 cientistas de diversos países, como parte de um programa de cooperação internacional.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.