Motorização tem 130 cavalos de potência e conta com transmissão tipo CVT com sete marchas simuladas
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias
Fundada oficialmente no dia 16 de janeiro de 2021, a Stellantis no Brasil conseguiu potencializar as marcas Fiat e Jeep e, tão importante quanto, revigorou a marca Peugeot, ampliando suas vendas com novos produtos e versões, como aconteceu especificamente com a linha 208.
Antes da Stellantis, a Peugeot emplacou em 2020 13,5 mil veículos e foi a 14ª marca no ranking. Em 2021 já saltou para 29,5 mil emplacamentos e 12ª no ranking. Em 2022 mais um salto para 41,7 mil emplacamentos e 10ª no ranking. E em 2023, embora com uma queda para 34,7 mil emplacamentos, manteve-se na 10ª posição no ranking.
Sobre os produtos, destaque para o 208 e a decisão da Stellantis em ampliar a oferta de versões do modelo na linha 2024, que passa a contar com o motor turbo e o Times Brasília teve a oportunidade de conhecer e avaliar. Observação: esse motor é o mesmo que já equipe alguns modelos de outras marcas do Grupo.
Para voltar a crescer nos emplacamentos em 2024, a linha Peugeot 2028 agora é composta pelas versões Like 1.0 MT e Style 1.0 MT, equipadas com motor 1.0 Firefly com 75 cavalos e transmissão manual de cinco velocidades; Active 1.6 AT e Roadtrip 1.6 AT, equipadas com motor 1.6 com 120 cavalos e transmissão automática de seis velocidades; e Allure Turbo CVT, Style Turbo CVT, Griffe Turbo CVT, equipadas com motor Turbo 200 com 130 cavalos de potência e transmissão tipo CVT, com sete marchas simuladas.
No design, já na versão Like 1.0 MT o modelo conta com elementos do exterior em preto e rodas de aço aro 15 e DRL integrada aos faróis. No interior, o i-Cockpit é potencializado pelo volante Sport Drive.
De série vem com ar-condicionado digital, sistema de som com tela digital 5”, vidros elétricos dianteiros, quatro airbags, câmbio com aplicação em Black Piano, iluminação no porta-luvas, Hill Assist, para auxílio nas partidas em subidas, e Controles de Tração e Estabilidade.
Com o pacote opcional PACK TECH, o modelo fica mais tecnológico e conectado, incluindo itens como Central Multimídia Peugeot Connect 10,3” com conexão Wireless de Android Auto e Apple Car Play, retrovisores externos com comandos elétricos, vidros elétricos nas quatro portas, comandos de som no Volante Sport Drive, dois alto falantes traseiros, que se somam aos dois frontais, dois Twitters e duas entradas USB, com destaque para a entrada tipo C além da A.
O pacote ainda agrega um acabamento diferenciado com aplicação de Black Piano em todo o painel e volante, no exterior, as luzes diurnas em LED (DRL) aparecem no formato “Dente de Sabre”.
Já a versão Style tem a grade dianteira em Dark Chrome, o conjunto ótico em Full LED, as rodas de liga-leve de 16 polegadas, maçanetas das portas na cor da carroceria, retrovisores e faixa traseira em preto brilhante e teto panorâmico. O interior completamente escurecido se soma a soleira Peugeot e câmbio com acabamento em cinza acetinado.
Essa versão vem de série com carregador de smartphone por indução (wireless charger), Visiopark (sensor de estacionamento + câmera traseira 180°) e bancos com costura especial.
A Active passa a ser equipada com motorização 1.6 e transmissão automática de seis velocidades. A versão conta com sensor de ré e câmera traseira, piloto automático, limitador de velocidade e modo de condução ECO/SPORT. Por fora, a aplicação de elementos em preto fosco, os dentes de sabre em LED e as rodas de liga-leve de 16” pintadas.
A outra versão com motor 1.6 é a Roadtrip, que vem com detalhes exclusivos de design, i-Cockpit 3D, adesivos e emblema Roadtrip aplicados em diferentes pontos da carroceria, faróis Full LED, aerofólio em Black Piano, rodas Kanobi 16” Black Diamond, teto panorâmico, Visiopark 180°, Interior Dark (ambientação escura), bancos em couro, tecido e alcântara e volante Sport Drive revestido em couro, soleira Peugeot e tapete com bordado Roadtrip.
A novidade na linha Peugeot 208 2024: motorização turbo
A primeira versão com motor turbo é a Allure, que conta com todos os itens da versão Active 1.6 e ainda pode receber teto panorâmico, carregador por indução, iluminação interior traseira, revestimento em couro para volante, painel de porta, bancos e apoio de braço para o motorista com o pacote opcional EXCELLENCE.
O pacote também adiciona o PEUGEOT Entry n’ Go (ADML) entre os itens do veículo. O sistema possibilita travamento/destravamento do veículo por aproximação e partida/parada do motor com acionamento através do botão Start/Stop.
A segunda é a Style, que conta com o pacote completo da versão Allure + Pack EXCELLENCE e vem ainda com Visiopark 180º, ponteira cromada e as novas rodas Bronx aro 17 com acabamento dark grey diamond. Há ainda faróis full LED e teto panorâmico. A versão também possui detalhes únicos como os bancos Style em tecido, couro e alcantara, com interior escurecido, soleira Peugeot, pedais esportivos em alumínio e tapetes bordados.
Por fim, a linha Peugeot 208 2024 se completa com a versão Griffe Turbo CVT, que conta com todos os itens da versão Allure e adição de itens como seis airbags, sensor de chuva e luminosidade, visiopark 180°, i-Cockpit 3D, ponteira cromada e Peugeot Driver Assist, que consiste em auxílios a condução com: alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga, alerta e correção de permanência em faixa.
Confira um vídeo em https://youtu.be/9X81hqVuIwg.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Volkswagen do Brasil oferece mais de 80 vagas no “Programa de Estágio 2024”
A Volkswagen do Brasil está com inscrições abertas para o seu “Programa de Estágio 2024” com o tema “Inovação que conecta, diversidade que impulsiona” e as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro de 2024 pelo site: https://vw.academiadouniversitario.com.br/.
São mais de 80 vagas para estudantes de todo o Brasil atuarem nas fábricas de veículos Anchieta (em São Bernardo do Campo, SP), São José dos Pinhais (PR) e Taubaté (SP); na fábrica de motores de São Carlos (SP) e no Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo (SP). É preciso ter disponibilidade para trabalhar nessas localidades.
Financiamento de veículos cresce 10% no Brasil em 2023
As vendas financiadas de veículos em 2023 somaram 5,9 milhões de unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 10% na comparação 2022.
“O crescimento de 10% em 2023 mostra uma recuperação do mercado de financiamento de veículos após a queda registrada em 2022. Além da medida provisória do governo de incentivo ao setor automotivo, a ampliação da oferta de crédito, com os índices de inadimplência sob controle, e a redução das taxas de juros desempenharam papéis preponderantes nessa retomada”, comenta Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
Chevrolet confirma lançamento da nova Spin no primeiro trimestre de 2024
A Chevrolet confirma seis lançamentos de veículos ao longo de 2024, ano em que comemora 99 anos no Brasil e inicia a renovação de sua linha de produtos. A primeira estreia será o Novo Spin, referência do segmento de sete lugares no País e que ganhará evoluções de design, conteúdo e performance.
Além do Novo Spin, que chega às lojas até o fim do primeiro trimestre, outros lançamentos da marca serão divulgados oportunamente e você acompanha tudo em nosso site.
BMW Group Brasil abre inscrições para “Programa de Estágio”
O BMW Group Brasil começa o ano de 2024 com busca por reforços com o Programa de Estágio em São Paulo, iniciativa voltada para novos talentos das mais variadas áreas de conhecimento e com formação a partir de 2025.
O processo será todo realizado via plataforma Gupy, com acesso pelo site https://bmw.gupy.io/jobs/6459866 e é voltado para pessoas que desejam atuar em um ambiente dinâmico e de muito aprendizado.
Volvo Cars faz o melhor volume anual da sua história no Brasil
A Volvo Car do Brasil consolidou 2023 como o melhor ano da história da empresa sueca no Brasil. Foram mais de 8.600 novos veículos emplacados, que quando comparado com o ano de 2022 representa um crescimento de 65%.
“É com muito orgulho que assumo a presidência da Volvo Car Brasil, os resultados de vendas em 2023 comprovam o sucesso e destaque que estamos ganhando no setor automotivo. A Volvo tem crescido cada vez mais ano a ano e tenho certeza de que em 2024 não será diferente, temos grandes anúncios por vir”, afirma Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
DAF Caminhões amplia sua participação no mercado brasileiro
A DAF Caminhões apresentou resultados positivos em 2023 no mercado brasileiro de caminhões, com 8.344 unidades emplacadas.
“A nossa estratégia de antecipar, em 2020, a adaptação dos caminhões Euro 5 à tecnologia do Proconve P8/Euro 6, nos permitiu estar um passo à frente no final de 2022, apresentando caminhões Euro 6 prontos para comercialização, já testados e aprovados pelos nossos clientes”, comenta Luis Gambim, Diretor Comercial DAF Brasil.
Nissan avança uma posição no ranking nacional de marcas de veículos
A Nissan fechou 2023 com um desempenho de vendas muito superior ao do mercado automotivo nacional: crescimento de 35% quando comparado a 2022 e o triplo do registrado pelo setor no País, levando em consideração carros de passeio e veículos comerciais leves.
“Estamos evoluindo com consistência nos segmentos onde estamos presentes, posicionando nossos veículos como produtos competitivos e diferenciados para atender a demanda dos nossos clientes. O consumidor brasileiro é o nosso foco principal, desde a produção dos nossos automóveis aos serviços de pós-venda em nossas concessionárias, e é o reconhecimento e a satisfação deles que faz a Nissan avançar no Brasil”, afirma Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.
Ram teve em 2023 desempenho histórico no mercado brasileiro
A Ram finalizou o ano passado com aproximadamente 17 mil unidades comercializadas, o melhor ano da sua história no Brasil, um aumento de 236% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Destaque para a Rampage, que teve 8.638 unidades vendidas em 2023, o que fez com que a picape ficasse em 4º lugar entre as picapes compactas e médias mais vendidas do país em 2023, embora tenha iniciado seu emplacamento em setembro.
“O ano passado se tornou um marco histórico para a Ram. Crescemos o nosso portifólio, a nossa rede de concessionárias, o volume de vendas e, consequentemente, o número de apaixonados pelo carneiro. Estamos confiantes de que 2024 seguirá essa trajetória de sucesso, à medida que continuamos a inovar e fortalecer nossa presença no mercado”, destaca Juliano Machado, Vice-presidente da Marca Ram para a América do Sul.
Stellantis comemora desempenho da Citroën no Brasil 2023
O ano de 2023 consolidou a força da Citroën no Brasil, com investimentos em novos produtos para a região, consolidação de um amplo serviço de pós-venda e a chegada do novo C3 Aircross.
“Esses resultados consolidam a estratégia da Citroën no Brasil, com o investimento em produtos inteligentes, acessíveis e que entregam o que o consumidor procura, algo atestado também pelos diversos prêmios conquistados no período”, afirma Herlander Zola, Vice-Presidente Sênior de Operações Comerciais da Stellantis Brasil e Veículos Comerciais Leves para a América do Sul.