Agenciauto se reúne na sede do Detran para debater inconsistências nos serviços disponibilizados no Portal de Serviços.

 

 

Reunião aconteceu após inúmeras reclamações envolvendo o processo de transferência veicular

 

O presidente da Agenciauto e uma equipe de associados da entidade participaram de uma reunião com a direção do Detran nesta terça, 5 de março, às 17h, para discutir diversos problemas enfrentados por quem precisa utilizar os serviços do órgão. As inconsistências têm sido recorrentes, assim como as reclamações. Numa tentativa de viabilizar o diálogo entre as partes, José Rodrigues Neto solicitou uma nova reunião com o diretor geral do Detran-DF e convidou empresários interessados para participarem da discussão.

“Ultimamente, tenho observado um aumento significativo nas solicitações dos associados em relação à intervenção da Agenciauto para resolver as inconsistências do Detran”, afirmou Neto. “Por isso decidi chamar mais uma reunião com o órgão para reafirmar as cobranças que têm sido feitas em relação aos serviços oferecidos. Nas conversas anteriores, o departamento prometeu melhorias, porém os problemas persistem. Dessa vez esperamos que a presença de representantes da categoria tenha um peso maior na resolução definitiva dessas inconsistências”.

Os problemas relatados incluem erros nas transferências via TEI, em que o veículo aparece em nome do novo proprietário, mas o CRLVe permanece no nome do antigo, nesses casos é preciso abrir um chamado via e-mail para que haja uma atualização. Outra situação que exige a abertura de chamado é a solicitação de troca de placa através do aplicativo, já que o CRLVe também não é atualizado para a nova placa – um processo que deveria ser simples e automático acaba sendo burocratizado mesmo dispondo de ferramentas digitais.

Além das situações em que a transferência é concluída, mas o nome do proprietário anterior ainda consta no aplicativo no momento de emissão de documento, há outros problemas envolvendo esse processo. Foram relatados casos em que a transferência teve seu registro na base nacional, porém não houve registro na base local. No processo de pré-transferência para agências, o qual é realizado através do aplicativo, é exibida uma taxa de R$97,00, no entanto, ao emitir o boleto, essa taxa é majorada para R$197,00. Somam-se a esses problemas divergências observadas na BIN e a demora na triagem de processos enviados por despachantes – em alguns casos essa demora pode chegar a 15 dias.

De acordo com o presidente da Agenciauto, uma alternativa viável para acabar com os erros e as inconsistências do Detran é a adesão ao Renave – Registro Nacional de Veículos em Estoque. “O Renave é um sistema de registro de compra e venda de veículos novos e seminovos que se comunica com o Brasil inteiro. Hoje o Detran-DF encontra-se isolado das outras capitais, não há uma comunicação. Diversos estados já aderiram a esse sistema e ele tem se mostrado eficaz na hora de agilizar os processos. Por isso, eu sugeri à direção do Detran durante a reunião que

 

 

implantasse o Renave aqui no DF como medida prática para solucionar todos esses problemas”.

Com as insatisfações levadas à reunião junto à direção do Detran para haver uma cobrança direta, a presença em peso dos associados da Agenciauto fez os papéis de uma espécie de manifestação pacífica. “A presença dos empresários nessa reunião foi crucial, porque eles ajudaram a apontar com mais clareza os problemas e a pensar em soluções conjuntas”, disse Neto. “Esperamos que depois dessa conversa o Detran resolva definitivamente a questão dos serviços online para que haja menos erros e menos burocracia e que o DF finalmente faça parte do sistema Renave”, concluiu o presidente da Agenciauto.

 

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