Lisina é essencial para produção de anticorpos e reabsorção de cálcio em felinos

. Dieta à base de proteína garante a presença do aminoácido

. Suplementação evita deficiência nutricional

“Fornecer os nutrientes necessários para manutenção da saúde ideal dos animais de companhia é muito importante, mas nem sempre é possível. Um dos motivos é que muitos tutores não buscam pelo acompanhamento veterinário para a dieta dos cães e gatos”, ressalta o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal. “Em especial, os gatos tendem a sofrer com deficiências de aminoácidos importantes, como a lisina”.

A lisina compõe uma extensa lista de aminoácidos essenciais para os felinos e é um dos itens desse grupo com probabilidade de apresentar deficiência no organismo dos animais. “Ela é fundamental para o desenvolvimento e o fortalecimento do sistema de defesa natural dos gatos. Por isso, em caso de baixos níveis, o felino corre maior risco de desenvolver enfermidades”.

“Os tutores devem ficar atentos a sinais importantes que podem estar associados a falta da lisina no organismo, como alteração na reabsorção de cálcio, no desenvolvimento e nos reparos do tecido muscular, além de perda de peso e baixa defesa imunológica, aumentando o risco de desenvolver diferentes enfermidades. Por isso, é tão importante o acompanhamento médico-veterinário regularmente, pois algumas evidências só ficam claras perante os cuidados do profissional e por alguns exames que podem ser solicitados, além da avaliação da dieta”, pontua o especialista da Vetoquinol.

A lisina está presente em alimentos de origem animal, principalmente músculos. Levando isso em consideração, “uma dieta deficiente em proteína pode afetar diretamente o fornecimento do aminoácido para os gatos, que são, biologicamente, carnívoros. Além de comprometer a produção de anticorpos, a falta de lisina prejudica a reabsorção de cálcio, fortalecimento do sistema musculoesquelético do felino”.

Ciente da importância do fornecimento de lisina na dieta dos gatos, a Vetoquinol Saúde Animal desenvolveu Enisyl-F® – suplemento alimentar à base de L-lisina em pasta, altamente palatável com sabor peixe, que auxilia a manutenção das defesas naturais de gatos.

“Em diferentes doses, Enisyl-F® pode ser indicado tanto para adultos quanto filhotes. O mais importante é contar com acompanhamento de médico-veterinário para monitorar a saúde dos felinos”, completa Jaime Dias.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2023, o faturamento global foi de € 529 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.