Brinco-de-princesa é uma flor símbolo do Rio Grande do Sul

closeup of Fuchsia, hanging flower in purple pot.

Conheça a história desse ícone do Sul do país e saiba como tê-lo em seu jardim

As flores são conhecidas por sua beleza exuberante e seu cheiro agradável. Além disso, são muito requisitadas para presentear quem amamos e para tornarem o ambiente em que estão mais leve, bonito e decorado. No Sul do Brasil, por exemplo, elas enfeitam canteiros e avenidas, e, por isso, quando a primavera se aproxima, os gaúchos comemoram uma região mais colorida.

 

O Rio Grande do Sul aprecia muito as flores e as cultiva bastante no estado, por isso, nesse período, a produção aumenta bastante e aumentam as vendas do comércio. Uma das mais requisitadas é a flor brinco-de-princesa: considerada símbolo do Rio Grande do Sul, ela é resultado de melhoramentos genéticos de espécies sul-americanas e também conhecida pelos nomes agrado, fúcsia e lágrima.

 

A flor brinco-de-princesa possui pétalas e sépalas de cores e formas diferentes, características que atraem os beija-flores e os tornam seus principais polinizadores. Suas flores têm um formato de cálice virado para baixo, e as sementes são bem pequenas e aparecem em grande quantidade, o que favorece a polinização. Vistosas, as cores mais frequentemente encontradas são branco, rosa, azul, violeta e vermelho.

 

Outra curiosidade interessante é que seu nome significa “elegância, superioridade, elevação e nobreza”, o que explica sua exuberante beleza e o fato de ser a “queridinha” do Rio Grande do Sul e dos paisagistas. Além disso, são muito usadas na montagem de jardins.

 

E, para te ajudar a manter essa linda flor saudável e vistosa em casa, separamos algumas dicas:

 

  • São plantas que se adaptam melhor ao clima frio, por isso são mais frequentes no Sul do país.

  • Evite a incidência direta da luz solar; certifique-se de que ela fique em uma temperatura entre 10°C e 22°C.

  • Plante-a em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica; é importante que o solo esteja sempre drenado, para que suas raízes não fiquem encharcadas e apodreçam.

  • No verão, ela precisa de irrigação frequente, enquanto no inverno demanda adubação para impulsionar o florescimento.

 

A flor brinco-de-princesa, assim como tantas outras, como margaridas, rosas, orquídeas e girassóis, pode ser encontrada em floriculturas de Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul e outras cidades localizadas no Rio Grande do Sul.

 

Esperamos que tenha gostado de saber da história dessa famosa planta e que nossas recomendações colaborem para você manter um lindo jardim!

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.