O empreendimento imobiliário MUDA WF, localizado no Água Verde, garante o conforto térmico dos ambientes utilizando estratégias de climatização e ventilação naturais
Perspectiva do apartamento decorado MUDA WF
Conforme o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), o aquecimento global ainda deve aumentar a temperatura média global em 3,2 ºC até 2030. Com isso, o conforto térmico ganha ainda mais peso na hora de escolher um apartamento ou projetar uma casa.
Em 1973, o arquiteto húngaro Victor Olgyay definiu que conforto térmico é o “ponto em que a pessoa necessita consumir a menor quantidade de energia para se adaptar ao ambiente circunstante”. Ou seja, é sentir-se confortável com a temperatura interna, independente do clima externo, uma tarefa que não é simples em um país como o Brasil.
Além disso, com o aumento nos custos de energia, tanto o aquecimento quanto o resfriamento de residências por meio de aparelhos como ar condicionado e aquecedor vem se tornando cada vez mais caro.
Nesse cenário, investir em moradias que oferecem maior conforto térmico e lumínico, além de proporcionar bem-estar para os moradores, também terá grande impacto nas contas mensais. O projeto luminotécnico do Muda WF, por exemplo, oferece mais qualidade visual com 44,5% menos de consumo de energia.
Conforto térmico a partir da planta
O conforto térmico é um dos destaques do Muda WF, empreendimento imobiliário da incorporadora curitibana Weefor, localizado no Água Verde, que será entregue em 2023. Todos os apartamentos do edifício atendem no mínimo ao nível intermediário da NBR 15.575, Norma Nacional de Desempenho de Edificações Habitacionais. Com isso, você tem conforto térmico independentemente da face que escolher para morar.
“Antes de iniciarmos a construção, o MUDA passou por uma consultoria de eficiência, conforto e sustentabilidade com a empresa Bloco Base. Com o auxílio da consultoria, foi possível tomar decisões assertivas sobre diversos aspectos do empreendimento”, conta Maria Eugênia Fornea, Diretora Executiva da Weefor.
Segundo Iago de Oliveira, consultor de Sustentabilidade e sócio-fundador da Bloco Base, a consultoria é feita desde o projeto inicial para melhorar o padrão construtivo dos ambientes através de simulações para garantir conforto para moradores.
“Com as análises, conseguimos estudar o conforto térmico dos ambientes de cada apartamento do Muda WF em todos os períodos do dia e em todos os dias do ano. Para isso, consideramos todas as particularidades como bioclima, perfil de temperatura, direção prioritária de ventos, umidade, entre outros”, garante o consultor.
Estratégias de conforto térmico aplicadas no Muda WF
Iago explica que as análises realizadas para a construção do Muda WF permitem que o empreendimento atenda não somente às normas nacionais, mas também a normativas internacionais. “Com uma análise qualitativa aprofundada, conseguimos identificar o dia e hora do ano o morador vai passar frio ou calor nos ambientes e otimizar a construção para reduzir os pontos de desconforto.
O consultor fala que alterações nos parâmetros construtivos, como pé direito, espessura das paredes, tipo de vidro, entre outros, garantem o conforto passivo dos moradores.Isso significa que a própria estrutura do empreendimento já traz conforto para os usuários sem que seja necessário instalar medidas de climatização e conforto ativo, como um ar condicionado, por exemplo.
“Assim, os ambientes sofrem menos com as variações térmicas externas. Ou seja, se a temperatura muda rapidamente, esquentando ou esfriando, isso não é sentido dentro dos apartamentos”, garante Iago.
Outras técnicas de conforto térmico do Muda WF
- Seleção apurada de vidros, que, ao mesmo tempo, favorece a penetração de luz natural e ajuda no conforto térmico do usuário.
- Instalação de mantas térmicas em algumas paredes específicas para proteção térmica dos ambientes. Com os estudos, foram utilizadas apenas mantas térmicas onde é necessário, para dessa forma economizar recursos e conseguir manter o preço final ao consumidor.
- Pintura branca nas coberturas para mitigar o efeito ilha de calor.
Sobre o MUDA WF
O projeto vencedor do Primeiro Aberto Nacional de Arquitetura da Weefor é mais que um empreendimento residencial. É o resultado de um projeto inclusivo feito por pessoas e para pessoas.
Um empreendimento que integra o viver, o conviver, o trabalhar e o relaxar, baseado em um amplo conceito de comunidade.
A arquitetura proposta pelo escritório Nachtergaele Navarro Arquitetos Associados traz o design como aliado na construção de ambientes integrados que propiciam o convívio de forma leve e agradável.