Governo endurece regras e põe fim a ligações de até 3 segundos de telemarketing

Medida faz parte de pacote que revogou 44 resoluções para conter o telemarketing abusivo e as chamadas ‘robocalls’

 

 

Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou na terça-feira (21) a revogação de 44 resoluções para inibir o uso e o crescimento do telemarketing abusivo, em especial as ligações efetuadas por “robocalls”.

Com a determinação, que atende a 16% dos 280 regulamentos do órgão regulador vigentes, fica estabelecido o fim da gratuidade de ligações com menos de três segundos, que agora serão cobradas. A decisão foi tomada após sugestão do conselheiro Emmanoel Campelo.

Para Campelo, a prática de ligar para o telefone dos cidadãos e desligar imediatamente após o atendimento “deprecia o serviço de telecomunicação”. Ele afirma que é necessário haver “razoabilidade e cessar esses incômodos aos consumidores”.

Relator da matéria, o conselheiro Vicente Aquino afirmou que a guilhotina regulatória vai proporcionar simplificação, trazer transparência, desburocratizar o trabalho da agência e, no caso da medida contra os “robocalls”, inibir a prática do telemarketing abusivo.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, considera que o uso de robôs pelas operadoras de telemarketing é um “caos” que requer esforço da agência reguladora. “Não existe bala de prata, e por isso a Anatel precisa tomar várias medidas para combater o telemarketing abusivo. O Brasil está indo bem nessa direção e um dia pode se tornar referência para outros países”, afirma ele.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.