Conheça a história da culinária goiana

Veja qual a origem da culinária do estado e os principais pratos

Goiás é um dos estados mais amados do Brasil. Seja pela riqueza natural do cerrado, pelas imensas lagoas ou até mesmo pela cultura sertaneja tão particular da região, é definitivamente um ponto importante para quem deseja conhecer mais sobre a história do Brasil.

 

Além disso, quem visita o estado pode experienciar uma verdadeira viagem gastronômica, pois existem pratos da região que dão água na boca — literalmente. Quer conhecer um pouco mais sobre a origem da culinária goiana? Então está no artigo correto! Basta continuar a leitura até o final.

Qual a história da culinária goiana?

Antes de tudo, precisamos pontuar que Goiás fica situado na savana brasileira, o Cerrado. A sua flora particular faz com que algumas plantas se desenvolvam muito bem, outras não, principalmente por ser uma área mais seca e com árvores baixas.

 

E isso influenciou muito a culinária goiana. Podemos dizer que ela teve início lá no século XVIII. Nessa época, outras regiões do Brasil já eram bem populosas, como é o caso do Sudeste.

 

Quando iniciou um desbravamento maior da região, foram trazidas as culinárias que já eram referência em estados como São Paulo e Minas Gerais. No entanto, nem todos os ingredientes eram encontrados ou poderiam ser facilmente plantados. Um dos casos mais famosos é a batata, que, para substituir nas receitas, utilizavam mandioca.

Quais são os principais pratos da região de Goiás?

Confira abaixo uma lista com os principais:

Pamonha goiana

A pamonha é um prato tradicional brasileiro com milho fresco. A massa, ou, mais precisamente, a pasta, é feita de milho ralado e espremido. É bem embrulhado em palha de milho fresco e cozido em água fervente. Dependendo dos ingredientes, as pamonhas podem ser doces ou salgadas.

 

As variedades salgadas são geralmente preparadas simples ou feitas com carne picada, com salsichas ou com queijo. A versão doce das pamonhas, geralmente, é feita com leite de coco ou polpa de coco na massa.

 

As pamonhas são tradicionalmente consumidas durante todo o ano no Brasil, mas, usualmente, são associadas à Festa Junina.

Galinhada

Galinhada é um guisado brasileiro feito com arroz e com frango. É um prato popular em todo o Brasil, principalmente nos estados de Goiás e de Minas Gerais, em ocasiões especiais e em festividades.

 

Embora a galinhada possa ser encontrada em vários restaurantes e em lanchonetes, também é amplamente preparada nas casas, e quase todas as famílias têm uma receita secreta que é passada de geração a geração. Recomenda-se servir o prato com molho picante e guarnecer com cebolinha finamente picada.

Feijão-tropeiro

Tal como o arroz a carreteiro, o feijão-tropeiro também era um prato dos “nômades”, pois era consumido pelos tropeiros durante os séculos XVIII e XX.

 

Os principais ingredientes da receita do feijão-tropeiro são feijão, carne seca (carne seca), bacon, farinha de mandioca ou milho e sal, ingredientes fáceis de serem levados pelos viajantes em suas longas jornadas. O feijão-tropeiro é muito popular nos estados de São Paulo, de Minas Gerais e de Goiás.

Arroz com pequi

Arroz com pequi é um prato tradicional vindo dos estados de Goiás e de Minas Gerais. Seu ingrediente chave é o pequi, uma pequena fruta da estação com um sabor forte de queijo. Assim como o tomate, é uma fruta mais tratada como um vegetal e é usada em pratos salgados.

 

O arroz com pequi é feito cozinhando o pequi com arroz e outros ingredientes, como alho, cebola, caldo de galinha, óleo vegetal e temperos. Depois que o arroz absorve todo o líquido e fica macio, as cebolas verdes picadas são frequentemente misturadas no prato antes de servir.

 

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.