Conheça dieta que vai contribuir para o seu fígado funcionar melhor

Para controlar inflamações ou irritações no órgão, é preciso apostar em uma alimentação sem gordura e fugir do álcool

 

Responsável por funções essenciais para o organismo, como sintetizar o colesterol, desintoxicar o organismo, emulsificar gorduras e armazenar vitaminas, o fígado é um órgão que precisa estar com o funcionamento sempre em dia. Dor abdominal do lado direito, barriga inchada, urina escura (de cor amarela forte) e cor amarelada na pele e nos olhos são sinais de que o órgão não anda bem. Nessas horas, é preciso garantir uma dieta com pouca gordura e proteínas de fácil digestão — além de, claro, ficar longe das bebidas alcoólicas.

De modo geral, peixes magros, como a pescada, e já congelados, são proteínas de digestão rápida e fácil, ideais para ajudar o fígado a se recuperar. Outras carnes magras e brancas, como peru ou galinha, também são boas opções por terem menos gorduras que as carnes vermelhas.

Com relação aos laticínios, prefira leites desnatados e queijos magros, como a ricota e o cottage, também pela baixa quantidade de gordura. Alimentos integrais têm mais fibras e diminuem a absorção de gorduras. Por isso, escolha sempre a versão mais saudável de pães, massas e cereais.

Fuja de alimentos fritos e/ou muito condimentados, evite óleos e gorduras e nada de álcool. Se estiver com diarreia, coma a menor quantidade possível de fibras cruas, para controlar a irritação do intestino e também evite frutas com casca, assim como cereais oleaginosos, como amendoins e outras sementes.

(Com informações do portal Tua Saúde)

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.