Público infantil é o que mais lê no Brasil

A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revelou que 31% dos brasileiros nunca compraram um livro e quase metade da população não tem o hábito de ler. Contudo, esse cenário poderá ser diferente no futuro através da formação de novos leitores, principalmente crianças, o público que atualmente é o mais assíduo quanto à prática. Por isso, em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil, 2 de abril, é importante lembrar do impacto positivo do incentivo à leitura logo após a primeira infância.

Segundo o último levantamento realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL) em parceria com a Abrelivros, a Câmara Brasileira de Livros (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a faixa etária dos 5 a 10 anos de idade é o perfil com maior frequência de consumo de livros de literatura, independentemente do suporte. Essas crianças representam 23% da população geral e costumam ler diariamente ou quase todos os dias por vontade própria.

Além disso, o gosto pela leitura é a principal motivação de 48% dos pequenos e outros 13% afirmaram que leem para aprender algo novo ou desenvolver alguma habilidade. Por isso, estimular essas crianças a manterem ou criarem esse hábito é extremamente importante, a fim de que no futuro esse interesse continue, mesmo com o aumento das distrações do digital.

“Em casa, sempre lemos juntos, cada um o seu livro e o que mais gosta”, conta Miguel Croitor, leitor assíduo de apenas 5 anos de idade. Ele acrescenta dizendo que a mãe mantém uma rotina de leitura no período da noite, quando todos estão disponíveis, tanto ele quanto o irmão mais velho, de 11 anos. “Eu jogo, assisto TV e brinco muito, mas amo ler e percebo que estou ficando melhor nisso”, expressa o pequeno.

Neste cenário, a Adotando a Leitura, editora voltada a publicações infantis, compartilha dicas essenciais para incentivar os pequenos a terem sempre um livro à mão. A primeira delas é que os pais devem ser o exemplo positivo no lar, pois 24% das pessoas são influenciadas pela mãe, pai ou parentes próximos em seu gosto pela leitura, de acordo com o IPL. Já o segundo fator determinante é a compra do livro. Ao presentear uma criança, deve-se sempre levar em conta que 29% delas são cativadas no primeiro contato com a obra, por isso a capa bem desenvolvida, colorida e com mensagem clara é a escolha mais assertiva. Por último: manter o equilíbrio. Afinal, os pequenos vivem em uma era tecnológica, então é preciso administrar o tempo entre jogos, filmes e programas, para que a leitura seja integrada à rotina diária.

Para conhecer mais sobre a editora ou ter acesso às publicações, basta acessar o site oficial: www.adotandoaleitura.com.br ou entrar em contato pelas mídias sociais no @adotandoaleitura.

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