Metrô-DF: 11 empresas selecionadas para fazer estudo de privatização

Metrô

Secretaria de Transporte publicou no DODF termo para que grupos interessados apresentem projeto de viabilidade operacional do modal

 

O Governo do Distrito federal (GDF) deu mais um passo rumo à privatização da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). O Diário Oficial (DODF) desta segunda-feira (22/07/2019) traz autorização formal para que se iniciem estudos de viabilidade para concessão de gestão, operação e manutenção do modal. O termo é assinado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade e, nessa fase, 11 empresas participam das análises preliminares da possível parceria público-privada (PPP).

A partir de agora, todas as empresas credenciadas têm o prazo de 120 dias para a elaboração e apresentação dos estudos, podendo ser prorrogado pelo GDF. Contudo, nos próximos 15 dias, devem apresentar plano de trabalho e cronograma detalhado com a “descrição das atividades previstas para elaboração dos estudos de viabilidade, devendo prever a apresentação de resultados parciais, respeitado o cumprimento do prazo indicado, além de indicação de valor do ressarcimento pretendido, detalhando os itens de custos inerentes a cada produto dos estudos de viabilidade, considerando margem de lucro compatível com a natureza do serviço e riscos envolvidos, e ainda, observado o valor máximo nominal de ressarcimento”, registra o termo.

As 11 empresas são parte dos 13 grupos que entregaram a documentação para participar do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI)para transformar a gestão do Metrô-DF em uma PPP. A estimativa é que uma licitação seja lançada até o fim de 2020.

“A deliberação de privatização do metrô do Distrito Federal não estava prevista no plano inicial de governo. Mas, ao assumirmos e analisarmos com responsabilidade a situação, constatamos que não há recursos para recuperá-lo e entregá-lo como a população merece”, afirmou o governador Ibaneis Rocha (MDB) durante o encontro com representantes das empresas interessadas.

Pelas contas do GDF, a Companhia do Metropolitano precisa de R$ 2 bilhões para manutenção e prestação de serviços de qualidade. Segundo Ibaneis, a cifra é uma das justificativas para a privatização da estatal. O emedebista lançou, nesta segunda-feira (22/07/2019), os estudos para a concessão e criticou o Sindicato dos Metroviários pelas falhas na operação do sistema após o fim da última greve.

“Infelizmente, o sindicato não tem compreendido que esse governo veio para mudar. Está trabalhando contra o Metrô e seus próprios empregados. Porque ele [o sindicato] sabe muito bem que não existe capacidade de investimento. E se não buscar isso na iniciativa privada, a empresa realmente quebra e todos vão ficar desempregados”, frisou Ibaneis.

Relação das empresas interessadas:

1. CCR S.A
2. América Assessoria Empresarial LTDA
3. RNGD – Consultoria De Negócios LTDA/Magna Engenharia LTDA
4. ATP Engenharia LTDA/Headwayx Engenharia LTDA
5. Benvenuto Engenharia S/S LTDA
6. Toller Serviços de Engenharia LTDA/China Railway Nº10 Engineerig Construtora Do Brasil LTDA/CRRC Brasil Equipamentos Ferroviários LTDA/Planex S/A
7. Consórcio HP-Ita- Urbi Mobilidade Urbana/Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)
8. MPE Engenharia e Serviços S.A/ Egis Engenharia e Consultoria LTDA/Sacyr Concessões e Participações do Brasil LTDA
9. Quanta Consultoria LTDA/Tecnifer Engenharia de Sistemas LTDA/RMS Engenharia LTDA/SMF – Serviços Metroferroviários LTDA/Techne Engenheiros Consultores LTDA
10. Siscon Engenharia e Consultoria LTDA/STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A
11. Contécnica Consultoria Técnica S.A/Enecon S.A – Engenheiros e Economistas Consultores

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