Esquecer de tomar o remédio no horário certo prejudica o tratamento?

Gastroenterologista Raphael Dantonio esclarece que a efetividade do tratamento depende das precauções médicas serem seguidas corretamente

 

Quando você vai tomar um remédio, você lê a bula? Lá tem instruções de segurança, validade e ainda recomendações sobre a melhor forma de ingerir o medicamento. Será que os horários ou a alimentação fazem diferença na eficácia do tratamento?

Segundo o gastroenterologista Raphael Dantonio, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, cada droga tem um tempo de ação distinto e, por isso, é importante seguir corretamente os horários estabelecidos na prescrição médica. Além disso, é importante estar atento as indicações em relação às refeições e seus horários. “Algumas medicações devem ser ingeridas em jejum, como por exemplo os chamados “protetores gástricos” ou os remédios para tratamento de hipotireoidismo. Se utilizadas junto com as refeições, esses medicamentos podem não apresentar o efeito esperado”, afirma o especialista.

Remédios a base de paracetamol são muito utilizados para dores de cabeça, febre, entre outros tratamentos. Nesses casos, o recomendado é evitar comer alimentos com pectina, a fibra encontrada na maça, ameixa, goiaba e tangerina. Às vezes a pectina, é usada de forma industrializada também como espessante. A substância pode atrasar a absorção do remédio.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.