Quem comprar os bilhetes terá a oportunidade de participar de uma programação paralela ao evento, além de outras atividades
De maneira inédita, a Semana de Moda de Londres (LFW) será aberta ao público – uma parte dela, pelo menos. Na segunda-feira (15/07/2019), o Conselho de Moda Britânico (British Fashion Council, ou BFC) anunciou que, a partir de setembro, a LFW será a primeira dos quatro principais eventos de moda globais – que incluem Nova York, Paris e Milão – a oferecer uma experiência ao público em geral.
Tradicionalmente, as fashion weeks são plataformas comerciais, voltadas para convidados, compradores e imprensa. A partir de agora, a semana londrina terá atividades dedicadas aos públicos de comércio (trade) e ao geral em um único cronograma. O LFW atrai profissionais do setor fashionde mais de 50 países, segundo o BFC.
O novo formato não mudou muito para o público de trade, que continuará participando dos desfiles oficiais ao longo de cinco dias, entre 13 e 17 de setembro. Já o público consumidor poderá comprar ingressos para participar do London Fashion Week Hub, que ocorrerá separadamente, nos dias 14 e 15 do mesmo mês.
No calendário de setembro, o público do Hub terá acesso a seis desfiles de estilistas selecionados, cujos nomes ainda não foram anunciados. A programação inclui ainda instalações criativas, bate-papos, exposição de designers e outras atividades.
As experiências do LFW não ficarão só no Hub. A cidade inteira terá eventos e atrações organizados em parceria com varejistas, marcas e instituições culturais, com objetivo de engajar novos públicos e envolver as comunidades da capital inglesa.
Os ingressos para o público em geral já estão disponíveis no site, mas não são baratos. A categoria Standard, com acesso aos desfiles e às atividades, além de uma tote bag como brinde, custa 135 libras. Na Frow, com lugar na primeira fila, VIP lounge e outros mimos, o valor é 245 libras. Os dois dias do LFW Hub estão divididos em três horários. Com um bilhete, o participante poderá conferir o desfile referente ao horário específico.
Graças à internet (como as exibições on-line em plataformas de streaming), as semanas de moda se aproximaram do público e deixaram de ser algo exclusivo para celebridades e insiders. Pela transmissão dos desfiles ao vivo, por exemplo, é possível acompanhar a movimentação em tempo real, mas a experiência presencial ainda era uma barreira.
Em 2017, a companhia de gerenciamento IMG lançou o programa NYFW: Experience, abrindo oportunidade para consumidores de alto nível participarem de atividades na semana de moda nova-iorquina. Inclusive, assistirem na primeira fila aos desfiles de algumas marcas patrocinadas pela empresa. O novo formato da Semana de Moda de Londres promete ser mais um passo nesse sentido. Será que a novidade vai pegar entre as outras fashion weeks?