Dicas para fazer boas compras na Black Friday 2020

As empresas usam diversas estratégias de marketing para atrair a atenção do consumidor durante o mês de novembro. Algumas fazem ações diárias, outras semanais e uma parcela durante a semana da Black Friday, que acontece em 27 de novembro deste ano. Acontece que nem todas as ações são reais e o cliente precisa ficar atento.

Diversas promoções falsas nos últimos anos levaram, inclusive, a criação de uma marca negativa para a Black Friday brasileira. Os consumidores classificaram as promoções realizadas no evento como tudo pela metade do dobro.

Essa constatação aconteceu depois que milhares de consumidores compartilharam nas redes sociais o abuso dos lojistas em aumentar o preço semanas antes e depois reajustar o valor dos itens, com descontos forjados. Hoje essa prática ainda acontece, mas em menor escala, e é monitorada de perto pelos órgãos de proteção ao consumidor.

“A internet permite ao consumidor monitorar os itens que deseja comprar e a não cair em falsas ofertas”, destaca Neide Santos, gerente de marketing da SEO Corporate (https://seocorporate.com.br).

Para que o consumidor não entre em uma roubada nesta Black Friday, abaixo seguem alguns cuidados básicos que precisa tomar antes de fazer o cadastro e concluir seus pedidos.

Planeje suas compras

A primeira coisa a ser feita é planilhar os itens que deseja comprar. Cuidado com promoções vantajosas de itens que não são necessários.

Ao analisar qual é a sua necessidade, faça uma breve pesquisa de preços para ter uma noção do custo médio de cada item durante o ano. Este levantamento vai te ajudá-lo a saber, na Black Friday, se a promoção realmente é relevante ou não.

Esta atitude também vai evitar que o indivíduo faça compras aleatórias, esquecendo dos produtos que são relevantes.

Verifique se o site é seguro

Existem milhares de lojas virtuais e algumas são criminosas. É isso mesmo que você leu. Bandidos replicam a identidade visual de lojas famosas para provocar a confusão no leitor, iludido por ofertas fora do comum.

A orientação do Procon é para que avalie o CNPJ e endereço do lojista, assim como a sua reputação em redes sociais. Isso vai evitar que o consumidor forneça os dados pessoais e de crédito em sites suspeitos.

Aproveite também para pegar o item que está com uma oferta sensacional e avalie ele na concorrência. Em caso de suspeita, não faça sua compra. Proteja seus dados!

Leia com atenção o descritivo da oferta

Existem várias pegadinhas escondidas nas ofertas sensacionais da Black Friday e o consumidor só percebe se tiver muita atenção ao descritivo.

Por isso, tenha calma e leia tudo que tem de informação sobre o produto. Por exemplo, pode ser um eletrônico que só funcione em 110v ou 220v e na sua região seja o oposto. Pode ser item de mostruário com leves defeitos, pode ainda ser uma oferta que esteja condicionada ao uso às segundas, etc.

É importante saber que toda compra realizada online dá ao consumidor o direito de arrependimento em até 7 dias.

Guarde todo o material promocional e também nota fiscal

Se o consumidor soube da oferta por uma rede social, por e-mail ou material impresso, ele deve registrar a promoção, mesmo que seja por uma fotografia. Isso vai ajudar a comprovar e exigir que a condição seja cumprida em caso de divergência lá na frente.

É importante guardar também todos os e-mails transacionais de aprovação da compra e nota fiscal, estes documentos serão pedidos pelo Procon se alguma medida jurídica for necessária.

Black Friday é a data comercial mais relevante para os negócios e gera boas oportunidades para o consumidor. Por isso, é importante adotar algumas medidas para aproveitar e economizar.

Copyright © 2020 Coesão, Todos os direitos reservados.
You are receiving this email because you opted in via our website.
anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.