A nova realidade do Passe Estudantil no DF: simples e sem filas

GDF acerta ao passar ao BRB a gestão do Sistema de Bilhetagem Automática. O resultado, segundo usuários, é burocracia menor e serviço melhor

 

Os alunos de todo o Distrito Federal iniciaram o ano letivo de 2020 com um cenário diferente do que estavam acostumados na hora de carregar os cartões do passe estudantil no transporte público. Após décadas de falhas na prestação do serviço – que incluíam desde longas filas nos postos de atendimento a desvios milionários investigados pela polícia –, os usuários ficaram surpresos e elogiaram as mudanças.

Segundo o BRB, dos 460 mil estudantes da rede pública de ensino que voltaram às aulas na última segunda-feira (10/02/2020), cerca de 200 mil vinculados a instituições públicas do Distrito Federal estão registrados para utilizar o Cartão +Estudante, conhecido como Passe Livre.

Amanda Silva, 16 anos, utiliza o benefício há quatro anos. Ela estuda no 3º ano do Centro de Ensino Médio Setor Leste, na Asa Sul, e disse que, em anos anteriores, já teve uma série de problemas relacionados ao recadastramento do benefício.

“Esta vez foi a mais tranquila. Na segunda-feira, quando retornei ao colégio, passei o cartão no validador e ele leu de primeira. Fiquei contente, porque nos anos passados nunca sabíamos como seria o primeiro dia de uso. Era uma dor de cabeça para continuar usando”, destacou a adolescente.

Amigo de Amanda, Felipe Augusto, 17, que também estuda no Setor Leste, também elogiou o sistema. “No meu caso, perdi o cartão e precisei pedir outro. Fiz todo o processo pela internet e aguardei a chegada ao posto de atendimento para ir buscá-lo. Eles me deram um prazo de 15 dias, que foi cumprido. Em anos anteriores, já esperei cerca de dois meses para receber uma segunda via. Na minha opinião, já é notória a melhoria no atendimento aos usuários. Esperamos que continue bom assim”, enfatizou.

Até quem enfrentou dificuldades ficou surpreso com a forma como o contratempo foi sanado. “Fui ao posto de atendimento e rapidamente resolveram a minha questão. A atendente pediu para eu ver, em 24 horas, se já estava passando normalmente. Foi rapidinho, nem acreditei”, elogiou Karen Neres Cardoso (foto em destaque), 18, que faz faculdade em Taguatinga.

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