
Mais de 140 pessoas entre alunos, ex-alunos, professores e técnicos participaram nesta terça (11) do I Encontro de Gerações do Vôlei do Colégio Católica Brasília. O evento foi marcado por reencontros emocionantes, abraços calorosos, descontração, homenagens e muito bate-bola do esporte que é tradicional na instituição e que já revelou grandes nomes do esporte.
Idealizado pelo professor Luciano Mello, técnico da equipe de vôlei do colégio há 16 anos, o evento foi uma das atividades comemorativas aos 40 anos do Colégio, celebrados em 2025. Durante a tarde, duas quadras – uma masculina e uma feminina – receberam partidas amistosas que misturaram atletas de diferentes épocas. “Me chamou atenção que em ambas as quadras as gerações se misturaram nos times para jogar. Foi muito legal. Era muito sorriso, abraço, brincadeiras”, contou Luciano.
A presença do primeiro técnico de vôlei do colégio, Giovani Antônio Dias, foi bastante exaltada pelos ex-alunos e pelo professor. “Foram momentos de emoção que jamais esquecerei. Foi um evento acolhedor, alegre e muito significativo, que reuniu gerações de alunos e profissionais”, agradeceu.
Participaram ainda ex-atletas que seguiram carreira no esporte, como Lucca Beltrão, que integrou a equipe do colégio em 2013 e 2014 e já defendeu a Seleção Brasileira Sub-19 e Sub-21. E também Artur Vinícius, da turma de 2019, que hoje joga pelo Brasília Vôlei. Outro destaque foi a homenagem ao ex-aluno Matheus Gonçalves Silva, o Matheus Brasília, atual levantador da Seleção Brasileira de Vôlei e jogador do Sada Cruzeiro, que enviou um vídeo ao público presente.
“Comecei minha jornada no vôlei também pelo Católica, nas competições escolares do Distrito Federal. Aproveito para mandar um abraço pra todos vocês e parabenizar o professor Luciano pela iniciativa. É sempre muito importante reencontrar amigos e todos aqueles que participaram da nossa trajetória. Não consegui estar presente hoje, mas espero participar em uma próxima oportunidade”, afirmou o atleta.
Além das partidas amistosas, houve homenagens, entrega de certificados e registros fotográficos de ex-atletas e professores que marcaram a trajetória da modalidade. Para Luciano, o evento cumpriu seu papel de integrar e emocionar. “Foram horas de reencontros, lembranças e reconhecimento. O voleibol sempre foi uma marca forte da Católica e esse encontro mostrou o quanto o esporte pode unir pessoas e histórias”, destacou.
Voleibol Católica – Com cerca de 130 atletas ativos atualmente, entre 10 e 17 anos, o voleibol é uma das modalidades mais tradicionais do colégio, reconhecida por revelar talentos que seguiram no esporte em competições regionais e nacionais, integrando equipes fortes no DF e em clubes pelo Brasil. Nomes como Artur Vinicius de Souza Aguiar, Eduardo Ferreira Baptista Pires, Ian Ferreira da Silva Lopes, Lucca Beltrão Moyses Guimarães Vieira, Matheus Gonçalves Silva (Matheus Brasília) e Miguel Pereira Matos.
Fotos de : Davidson Courlan




